quinta-feira, novembro 21, 2024
25.3 C
Belo Horizonte

Estudo mede maturidade digital das 30 maiores emissoras de cartão de crédito

person using a macbook and holding a credit card
cartao de crédito
Photo by Karolina Grabowska on Pexels.com

QI Digital é uma metodologia criada pela Math Marketing onde analisou as propriedades digitais de cada emissora sob os seis pilares do sistema

O estudo “O Marketing Digital das 30 maiores emissoras de cartão de crédito” produzido pela Math Marketing , consultoria de DataScience Marketing que transforma estratégias em números por meio da ciência de dados, analisou as emissoras associadas à Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) e registrou que as tendências do mercado de buscas mostram que os bancos digitais e fintechs ganham mais força no interesse dos usuários. Porém, ao analisar a maturidade digital das maiores credenciadoras do país, ainda existe muito espaço para evolução, inclusive entre fintechs.

Além disso, o estudo registrou que foram realizadas 10,9 bilhões de transações por cartões na modalidade crédito em 2020, sendo que esse segmento movimentou R﹩ 1.2 trilhão e foi responsável por 16% de todo o PIB nacional no mesmo período. Mesmo com expressiva retração econômica no ano passado por conta da pandemia, o total transacionado teve aumento de 2,6% em relação ao ano anterior (2019).

De acordo com o Head de Marketing da Math Marketing, Juliano Araújo, o crescimento pode ter acontecido por conta do avanço em transações digitais, e da queda em relação às taxas cobradas. “O uso da tecnologia vem avançando muito desde o início da pandemia e no setor financeiro não é diferente. As pessoas passaram a consumir remotamente devido à pandemia e isso vem mudando o perfil de compra e a forma de pagamento por crédito, explica.

A metodologia usada para a pesquisa foi o QI Digital, um sistema próprio e automatizado da Math Marketing que permite verificar a maturidade digital de sites, domínios e plataformas. Por essa razão, a pesquisa analisou as propriedades digitais de cada uma das emissoras de cartões sob os 6 pilares da metodologia: conteúdo, técnico, automação de marketing, analytics, ads/mídia e experiência de busca.

“Os pilares utilizados no QI Digital não são aleatórios, uma vez que eles combinam o impacto direto na percepção do cliente sobre a marca, como os clientes a encontra (Ads e Conteúdo) e também como ela se relaciona com eles (Automação); pilares que olham para o site como um canal estruturado visando facilitar a busca de produtos e serviços (Experiência e Técnico); e o pilar de Analytics que possibilita conectar diversos insights e fornecer uma visão global da jornada do cliente através de todo processo de compra”, destaca Juliano.

Além disso, o levantamento também traz uma análise realizada pelo Banco Central do Brasil, que revela a quantidade de cartões de crédito ativos no Brasil em 2019, um total de 123 milhões. Uma alta de 18% em relação a 2018. A partir dos relatórios da ABECS por ramos de atividade (com dados das credenciadoras) foi possível observar que o segmento com maior número de transações é o ramo varejista com 2,10 bilhões de transações em 2019 e um ticket médio de R﹩ 180,91 – o segundo maior observado.

Sobre o QI Digital

O QI Digital foi desenvolvido para analisar o Quociente de Inteligência do Marketing Digital das marcas, com objetivo de mapear oportunidades de melhorias e apoiar estratégias de otimização do engajamento e conversão. A análise é realizada sustentada em 6 pilares: Ads, Conteúdo, Automação, Busca, Técnica e Analytics. A análise é realizada de forma automatizada e os resultados são consolidados e interpretados pelo time de consultoria.

Sobre a Math Marketing

A Math Marketing é uma consultoria de Data Science Marketing que transforma estratégias em números por meio da ciência de dados. Com objetivo de otimizar negócios e resultados, a empresa realiza toda operação com apoio de três pilares: Data Driven Strategy, Business Analytics e Omnichannel e garante a mensuração de resultados tangíveis vindos de qualquer canal.

Saiba mais: https://math.marketing/

Em resumo

Edições anteriores

Relatório da WWF denuncia redução de 73% da população de vida selvagem

Populações de vida selvagem diminuem 73%, diz relatório da...

População do país vai parar de crescer em 2041

IBGE As primeiras Projeções de População do IBGE com dados...

Futuro do mercado de trabalho: Oxfam atesta crescimento da desigualdade

Entre 2020 e 2023, os pagamentos totais de dividendos...

IBGE identifica endereços existentes no Brasil

Os dados em grau máximo de detalhamento são fontes...

Quase um terço da população dos EUA é sem religião

Cerca de 28% dos adultos norte-americanos não têm filiação...
Verified by MonsterInsights