Lançada no Clube de Autores, a obra “Ecossistema das iniciativas sociais no Brasil” traz um menu cheio de possibilidades para aqueles que já atuam ou querem se aproximar desta agenda social
Nos últimos anos, a agenda socioambiental tem crescido, ganhado cada vez mais relevância e adquirido maior complexidade por meio de novas ferramentas, abordagens e narrativas. E é sobre este cenário que Maria Cecília Prates reflete em seu novo livro “Ecossistema das Iniciativas Sociais no Brasil”, publicado no Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina. A obra traz uma discussão sobre as ações e projetos sociais do terceiro setor e das empresas, e como essas iniciativas podem gerar impacto mais abrangente.
A área social sempre foi o foco do trabalho da autora. Primeiro, durante os 17 anos em que atuou como pesquisadora na FGV / Ebape e, depois, quando seguiu com os seus trabalhos de consultoria, monitorias, aulas e pesquisas. O seu Manual, em parceria com a FDC, de planejamento e avaliação de projetos sociais em organizações sociais vem sendo bastante utilizado.
“Busco pensar maneiras sobre como tornar essas ações sociais mais efetivas, e não apenas processos de compliance. Em meu site tenho publicado diversos artigos sobre questões polêmicas e mutantes relacionadas a impacto social e ambiental, terceiro setor, avaliação de resultados, filantropia e ESG. Decidi então sistematizar algumas dessas reflexões que vinha fazendo e transformar em um livro, de modo a contribuir no amadurecimento desses temas, fortalecer as boas iniciativas sociais e redirecionar as pouco eficientes”, conta Maria Cecília.
O livro já está disponível no site do Clube de Autores no link: https://clubedeautores.com.br/livro/ecossistema-das-iniciativas-sociais-no-brasil
Sobre autora
Maria Cecília Prates Rodrigues é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV, e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.
Sobre o Clube de Autores
O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand, representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura. A empresa, comandada por Ricardo Almeida, fechou o primeiro semestre de 2020 com uma rentabilidade 35% maior que no mesmo período do ano anterior. Além disso, registrou aumento de 40% em suas vendas.