terça-feira, maio 20, 2025
16.9 C
Belo Horizonte

Em 2019, a humanidade já esgotou a cota de recursos naturais

Modelo de consumo, que exige uma quantidade maior de recursos do que a natureza é capaz de oferecer, antecipa a degradação do planeta.

Agência Brasil

A partir desta segunda-feira, 29 de julho, a conta da humanidade passa a ficar em débito com a Terra. É que a partir desta data passaremos a consumir mais recursos do que o planeta consegue regenerar. A informação é do Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa responsável pelo cálculo do Dia da Sobrecarga da Terra, que mede a chamada Pegada Ecológica das atividades humanas no mundo.

Esse cálculo mede a área terrestre e marinha necessária para produzir todos os recursos consumidos por uma população ao ponto em que o planeta ainda consiga se regenerar.

“O motivo deste processo de degradação do planeta é nosso atual padrão de consumo, que exige uma quantidade maior de recursos que a natureza consegue oferecer”, aponta a Global Footprint Network.

De acordo com os cálculos da organização, se a humanidade mantiver o ritmo atual de consumo teremos consumido 1,7 planeta Terra, até o final de 2019. A Global disse ainda que neste ano, o limite bateu um recorde: nunca havia acontecido tão cedo desde que o planeta entrou em déficit ecológico no início dos anos 1970. “Há 20 anos, essa data caiu em 29 de setembro; dez anos atrás, em 18 de agosto”, diz nota da instituição.

A organização informou ainda que projeções moderadas das Nações Unidas para o aumento da população e do consumo indicam que em 2030 precisaríamos da capacidade de duas Terras para acompanhar nosso nível de demanda por recursos naturais.


Descubra mais sobre Radar do futuro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Edições anteriores

Juiz nos EUA critica advogados por informação falsa gerada por IA

Um juiz da Califórnia multou dois escritórios de advocacia...

Como o humor contribui para a construção do futuro da sociedade

Cultivar o humor no dia a dia não é...

Radar da IA. 16 de maio de 2025

Heraldo Leite Radar da IA. Coluna semanal sobre curiosidades, reflexões e...

Horizonte Hub: a medicina do futuro ganha aceleração e força

Sistema de inovação da Unimed-BH ganha espaço para o...

Estudo aponta caminhos para o desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia

Governança experimentalista, que aprende com a própria prática, e...