sexta-feira, março 29, 2024
21.9 C
Belo Horizonte

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram...

Notas de Conjuntura: 15 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para personagens...

Notas de Conjuntura: 8 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para novos...

Docente da UFSCar lança coletânea sobre ecologias dissidentes e antropologia modal

foto de prateleira de livros

Evento de lançamento, aberto às pessoas interessadas, será transmitido virtualmente no dia 14 de agosto

Os antropólogos Jorge Mattar Villela, docente do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Suzane de Alencar Vieira, docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), lançaram, em formato e-book de livre acesso, a coletânea intitulada “Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal”, publicada pela Editora da UFG.

A obra apresenta, por meio de relatos etnográficos, algumas possibilidades de modos de vida alternativos aos existentes na atualidade, para tentar contornar intervenções sociais e ambientais que foram realizadas ao longo das décadas no mundo. “A ideia das insurgências, associadas às dissidências das ecologias em que vivem as pessoas relatadas em cada capítulo, é a demonstração de que é possível, para além de ser urgente, que transformemos os nossos modos de vida para, se não evitarmos, ao menos adiarmos a catástrofe que já nos atinge”, relata Villela.

De acordo com o professor, trata-se de um livro de Antropologia, mas que se destina também ao público em geral. “Ele deve despertar as pessoas preocupadas com o modo como as condições de vida têm sido destruídas em nome da extração ilimitada de energias com fins de comercialização”, afirma.
Ao longo dos capítulos, há relatos de pesquisadores que envolvem temáticas culturais e povos diversos, com a reflexão sobre a necessidade de se criar novos modos de vida. Entre os temas abordados nos capítulos estão força e firmeza como princípios políticos entre quilombolas mineiros; repensando o genocídio a partir das terras e das lutas indígenas; enfrentamentos cotidianos ao racismo religioso; a arte, a luta e suas irradiações; família na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça; entre outros.

Evento de lançamento

O lançamento do livro acontecerá no dia 14 de agosto, a partir das 17 horas, e será aberto a todas as pessoas interessadas. O evento, que contará com a participação dos organizadores da obra, bem como dos autores dos capítulos, será transmitido via Google Meet, pelo link https://meet.google.com/nsq-jwio-uca.

A coletânea “Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal” está disponível para download gratuito em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/insurgencias.pdf.

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro