Maior evento de desenvolvimento de software de Minas Gerais, DevDay, terá palestras sobre carreira e futuro, microsserviços, acessibilidade, metodologias e boas práticas

O palco será o Centro de Convenções Actuall Hotel, em Contagem. No próximo dia 24, profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) terão acesso a conteúdos de capacitação sobre especificidades da área, que impactam no dia a dia das pessoas e do próprio mercado.

No escopo, além de amparar representatividade, inclusão e diversidade na TI, o evento trará relevantes soluções, como:

  • Microsserviços: tipo de abordagem de arquitetura para criação de aplicações. Em um projeto, cada processo representa um serviço, que pode ser criado e implantado de forma independente. Aplicativos das empresas Nubank e Netflix, por exemplo, foram criados desta forma.

No DevDay 2019, quatro palestras irão abordar o assunto. O destaque é para “Testando APIs do futuro com Stacker”, com Guilherme Moraes (iFood). O desenvolvedor irá falar sobre como testar mensagens assíncronas, garantindo elasticidade e resiliência de um sistema.

  • Acessibilidade: uma pauta de grande representatividade no evento (três palestras) e que trará soluções e ideias de como tornar sistemas mais acessíveis a todos. Os palestrantes Luciano de Sá Borges e Jackson Smith (ThoughtWorks) irão apresentar a “What They Say”, uma ferramenta que gera transcrição de áudio para pessoas surdas.
  • Metodologias e boas práticas: três palestras serão sobre como reestruturar projetos legados ou mal estruturados e como isso pode ajudar a desenvolver soluções funcionais e escaláveis para projetos futuros. Em “A Divina Comédia de um código legado”, Juliana Helena (ThoughtWorks) vai falar sobre sua experiência com a linguagem de programação Elixir para reestruturação de projetos legados, que precisam de qualidade e fácil manutenção para se permanecerem no presente e no futuro.
  • Arquitetura: um dos temas destaque do evento diante da atual realidade de crescimento constante e em escala dos sistemas utilizados atualmente. A ideia é que uma boa arquitetura torne os sistemas mais resistentes a falhas perante o uso de milhões de usuários ao mesmo tempo. Alexandre Freire (Nubank) vai palestrar sobre “Sobrevivendo à escala: padrões para evoluir sistemas distribuídos resilientes a falhas”, onde o objetivo é mostrar técnicas para lidar com erros imprevistos e como evitá-las.
  • Carreira e futuro: nem tudo na TI é só lidar com códigos e construir sistemas. Profissionais da área precisam se preocupar com posicionamento no mercado, boas práticas, relacionamento com colegas e gestores, além de várias questões não técnicas do cotidiano. Em “Uma conversa sobre trabalho, tecnologia, diversidade e o futuro que estamos projetando”, Suelen Marcolino (LinkedIn) vai apresentar ideias sobre a necessidade da evolução do trabalho e das profissões. Outros pontos importantes da palestra são a importância da comunicação e do relacionamento em um mundo tão diverso como que o que vivemos atualmente.

O DevDay é direcionado a desenvolvedoras e desenvolvedores, estudantes e entusiastas de tecnologia, empresas de desenvolvimento, universidades e instituições de ensino e veículos de comunicação focados em tecnologia. O evento (com expectativa de público de 850 pessoas) ainda conta com um Espaço Infantil, com aulas de robótica e recreação. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site https://devday.devisland.com/.

A DevIsland

Definida como uma “comunidade de desenvolvimento plural”, a DevIsland foi formada com o escopo de criar um rico espaço de trocas e crescimento para desenvolvedores e do ecossistema de desenvolvimento em Belo Horizonte. O nome se justifica pela ideia de criar ilhas de desenvolvimento com ambiente amistoso, plural e colaborativo. A DevIsland também é organizadora de outros eventos da área, como dojos de programação.

Serviço DevDay 2019

  • Dia 24 de agosto, das 08h30 às 18h.
  • Local: Centro de Convenções Actuall Hotel (Rodovia Fernão Dias, 4334 – Jardim Riacho das Pedras, Contagem)
  • Informações: devday.devisland.com

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.