Pensamento crítico

    0
    15

    O pensamento crítico é uma competência intelectual demonstrada por seres humanos, especialistas ou não, que possibilita tomar uma decisão ou forma uma opinião a partir da ponderação de múltiplas variáveis. Requer a análise de fatos, acontecimentos, ideias ou afirmações com visão abrangente, explorando a relevância, o peso e a consistência das informações envolvidas.

    De outra forma, é a análise de informações, confrontadas com conhecimentos tácitos ou explícitos, para gerar argumentos capazes de confirmar, contestar ou ampliar um processo de debate. A avaliação pode ser feita por meio da observação, da experiência, do raciocínio ou do método científico . O pensamento crítico exige clareza, precisão, justiça e evidência, pois tenta evitar impressões particulares. Nesse sentido, está relacionado ao ceticismo, à detecção de falácias e à negação do senso comum.

    Por meio do processo de pensamento crítico, o conhecimento e a inteligência são usados para chegar a uma posição razoável e justificada sobre uma questão.

    A tendência

    O pensamento crítico é identificado como uma das principais tendências que os trabalhadores precisam desenvolver nos próximos anos. A importância da habilidade é reiterada por instituições como o Fórum Econômico Mundial.

    Como alcançar o pensamento crítico

    • É necessário, assumir uma postura adequada: antes de oferecer respostas, fazer perguntas
    • analisar os argumentos
    • identificar variáveis que se relacionam com as informações a analisar
    • identificar e caracterizar argumentos
    • avaliar as fontes de informação
    • reconhecer e evitar vieses cognitivos

    Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.