quinta-feira, novembro 21, 2024
22.4 C
Belo Horizonte

Conversas sobre o futuro: sinais sobre tendências da saúde

Saúde mental é tema de destaque entre as tendências da saúde, como resultado das preocupações com os efeitos da crise climática. Leia mais nas conversas sobre o futuro

CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro

A tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul tende a deixar traumas físicos e emocionais profundos na população, inclusive entre a população não foi atingida diretamente pelas inundações. Serão novas vítimas da “ansiedade climática”. É, segundo a Associação Americana de Psicologia, o medo crônico de sofrer um cataclismo, que ocorre ao observar o impacto das mudanças climáticas gerando uma preocupação associada ao futuro de si mesmo e das gerações futuras”.

Para ajudar a população a enfrentar esta situação, diversos órgãos promovem ações relacionadas aos cuidados da população.

“Catástrofes são situações semelhantes às guerras”, assinala, em entrevista ao site Fórum, o psicólogo de Porto Alegre, Fábio Dal Molin. A ansiedade em si é uma reação natural do corpo frente a situações de perigo iminente.

Saúde mental

Publicado no site científico Nature, o relatório “Coleção sobre Envelhecimento Cognitivo” reúne pesquisas de ponta sobre o tema, usando uma variedade de métodos e de diversas perspectivas disciplinares, com exemplos de tópicos que incluem estratégias cognitivas, fatores de risco genéticos e regulação emocional.

A prática regular de exercícios aeróbicos e de musculação pode ser benéfica para a saúde cerebral das pessoas mais velhas. A informação foi divulgada em estudo publicado na revista científica GeroScience.

Um novo estudo, publicado no Jama Network Open, aponta que adicionar o treinamento de força ao exercício aeróbico pode ser a chave para viver mais e melhor – juntar as duas modalidades de treino pode reduzir em 30% o risco de morrer por todas as causas.

Inteligência artificial em saúde mental

O Cedars-Sinai Medical Center, de Los Angeles, nos Estados Unidos, médicos-cientistas desenvolvem um programa inédito que utiliza realidade virtual e IA generativa para fornecer apoio à saúde mental, o eXtended-Reality Artificially Intelligent Ally , ou XAIA. O programa oferece aos usuários uma sessão de terapia imersiva liderada por um avatar digital treinado.

No Centro de Decodificação de Saúde Mental do Hospital Infantil de Cincinnati, também nos EUA, cientistas estudam o uso da IA para identificar o risco de ansiedade, depressão e suicídio em crianças e adolescentes.

TDAH: retrato da desinformação

Pesquisa realizada pelo The Canadian Journal of Psychiatry registra que, nos 100 vídeos mais vistos no mundo sobre TDAH no Tik Tok, pelo menos 50% deles continham informações falsas ou enganosas. Apenas 21% dos conteúdos analisados apresentavam informações cientificamente comprovadas.

De acordo com levantamento do Google, as pesquisas pelo termo TDAH tiveram altas superiores a 100% ao ano, nos últimos anos, no Brasil. Enquanto a média mundial ficou na casa dos 60%.

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de York, em Toronto, descobriu que mulheres jovens que ficaram fora das redes sociais por uma semana relataram maior satisfação corporal e autoestima.

Medicina

Estudo avalia mortalidade de câncer entre mulheres negras

A Sociedade Americana do Câncer (ACS, da sigla em inglês) anunciou o lançamento do maior estudo sobre disparidade racial na incidência e mortalidade de câncer para entender por que mulheres negras são as que mais morrem e que têm menor sobrevida pela doença, embora tenha números próximos de diagnóstico das brancas.

Para tumores de estômago, por exemplo, mulheres negras têm duas vezes mais chance de receber um diagnóstico e de morrer por ele do que as brancas

Impactos da apneia do sono

Pessoas que sofrem de apneia do sono, um distúrbio que pode causar uma parada da respiração, podem ter mais risco de perda de memória e problemas cognitivos, sugere um estudo recém-apresentado no encontro da Academia Americana de Neurologia, que aconteceu em abril em Denver (Estados Unidos). Segundo os autores, o resultado reforça a importância de diagnosticar corretamente a doença.

Nutrição

Ultraprocessados são ligados ao aumento no risco de sintomas depressivos, mostra novo estudo da USP

Amplamente ofertados e parte significativa do cardápio da população brasileira e do mundo, os ultraprocessados foram ligados a um risco 42% maior de sintomas depressivos em novo estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens / USP). O trabalho foi publicado na revista científica Clinical Nutrition e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard T. H. Chan (HSPH) sugeriu que a ingestão diária de azeite pode estar correlacionada com um menor risco de morte por demência. Os resultados foram descritos em um artigo publicado no periódico JAMA Network Open.


Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard T. H. Chan (HSPH) sugeriu que a ingestão diária de azeite pode estar correlacionada com um menor risco de morte por demência. Os resultados foram descritos em um artigo publicado no periódico JAMA Network Open nesta segunda-feira (6).

Odontologia

Pesquisa relaciona diabetes com saúde bucal

Uma pesquisa científica realizada no Departamento de Odontologia da Universidade de Brasília (ODT/FS/UnB) tem se destacado pela abordagem inovadora na análise da relação entre diabetes mellitus tipo 2 e saúde bucal. Premiado internacionalmente pela International Association for Dental Research (IADR, da sigla em inglês), o estudo é um desdobramento do projeto de iniciação científica (Pibic) da graduanda Letícia Reis.


A saúde bucal afeta o estado nutricional e o bem-estar geral dos idosos, confirma um novo estudo japonês, conduzido por cientistas da Universidade Okayama. Os pesquisadores ressaltam que uma boca saudável não significa apenas que ela esteja livre de doenças, mas que cause impacto também na saúde física e emocional dos mais velhos.

MERCADOS

Canabióides: mercado de bilhões de dólares

O mercado latino-americano de cannabis para fins comerciais atinge cerca de 9,8 bilhões de dólares, com o Brasil despontando como um dos principais consumidores, movimentando aproximadamente 2,4 bilhões de dólares, segundo dados da New Frontier Data.

Empresas do segmento estimam que a receita proveniente do consumo de espécies de cannabis para fins medicinais, no Brasil, possa alcançar 4,7 bilhões de reais nos próximos três anos, com mais de 3,9 milhões de pacientes potenciais.

O tamanho da saúde corporativa

As corporações da saúde privada são o terceiro grupo empresarial mais poderoso no Brasil. Essa é uma das constatações principais da pesquisa de pós-doutorado de Eduardo Magalhães, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Centro de Estudos em Saúde Coletiva (Cesco) do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Foi esse o tema principal de entrevista que ele concedeu ao site do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), ligado ao Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, reproduzida abaixo.

Governo e especialistas apoiam futura lei sobre o prontuário eletrônico único

Setor da saúde é o terceiro mais atacado em 2024 pelo cibercrime no Brasil

levantamento da Kaspersky registrou mais de 800 bloqueios de ataques de ransomware por dia em 2024, que totalizam mais de 106 mil tentativas de golpe desde janeiro. As estatísticas trazem o setor da saúde como o terceiro mais atacado no ano, com 6,5 mil tentativas, atrás apenas dos setores de serviço e governamental. Em apenas quatro meses, a área da saúde saltou de 7º para 3º lugar no foco do cibercrime em comparação com o ano de 2023.


Tendências em saúde: Fontes de informações

Medicina S/A, Nature, Saude Business, O Globo, UOL, Medical Futurist

Em resumo

Edições anteriores

IA generativa exige novas habilidades de 80% dos engenheiros até 2027

A Ascensão das Máquinas: A História de João e...

Um dia no futuro: a neurotecnologia cria boas notícias

Arnoldo, nascido em 2010, com uma doença neurológica debilitante,...

Futuro do trabalho: como a IA muda a procura por oportunidades

Inteligência Artificial muda, profundamente, o mercado de trabalho Uma das...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

TikTok substitui trabalhadores por moderação com IA

Plataforma de vídeos cortará centenas de empregos em todo...
Verified by MonsterInsights