O mercado global de VoIP já cresce 3% ano desde 2020 e a expectativa é que haja uma constante no crescimento até 2025

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash
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*Leandro Campos

Acompanhando a rápida evolução da tecnologia, a forma com o que comunicamos está cada vez mais eficiente, fácil e prática. O que, há 20 anos, pudesse parecer impossível, hoje é comum: conseguimos falar com qualquer parte do mundo em poucos segundos. Consequentemente, a comunicação das empresas também surfa nessa “onda de evolução”. Com a necessidade de canais ágeis, eficientes e seguros, o VoIP – Voz sobre Protocolo de Internet – se tornou uma alternativa importante para o relacionamento de empresas e seus clientes. A tecnologia que transforma a voz analógica em dados digitais e os transmite por meio da internet mudou diretamente a jornada do cliente no que diz respeito ao atendimento.

Assim como a evolução de diversas ferramentas tecnológicas com o passar do tempo, o VoIP não é algo novo. Nascido em 1995, cresceu de forma rápida, e em 2003, o número de chamadas VoIP saltou significativamente de 1% para 25% de todas as chamadas de voz, somente nos Estados Unidos. A disponibilidade de internet banda larga melhorou significativamente a qualidade das chamadas, colocando hoje o VoIP como uma ferramenta eficiente e de baixo custo para diversas empresas. Trazendo para o cenário, a adesão de muitas pessoas ao trabalho remoto fortaleceu ainda mais o uso da tecnologia.

De acordo com o estudo feito pelo Precision Reports, o mercado global de VoIP já cresce 3% ano desde 2020 e a expectativa é que haja uma constante no crescimento até 2025. A previsão é que o faturamento do setor salte para US$ 95,490 milhões em 2025, contra os US$ 84,950 milhões faturados em 2019. A tecnologia tem consistente aderência no mundo corporativo pela baixa instabilidade de conexão, maior qualidade da comunicação, segurança e praticidade atrelado a um custo de ligação baixa comparado a um sistema de telefonia convencional.

A tecnologia VoIP ganhou tanto apreço durante a pandemia, que aparece em diversos setores, já que o trabalho remoto se tornou uma realidade e muitas empresas pretendem permanecer assim por um bom tempo. Centrais de atendimento telefônico, empresas que adotaram o homeoffice, e-commerces, empresas com múltiplas filiais, provedores de internet e Startups são algumas das principais frentes que reconhecem o VoIP como uma solução prática, segura e mais barata do que a telefonia convencional.

Por mais que as tecnologias já estivessem em ascensão antes da pandemia, ganharam ainda mais notoriedade com a crise que refletiu em mundo organizacional muito mais digital, mas que ainda precisa se manter em constante contato com o cliente. Com a chegada do 5G, a tecnologia que já era eficiente, vai ganhar ainda mais força no setor de telecomunicação.


*Leandro Campos é CEO e cofundador da Nvoip, startup de telecomunicações que oferece ao mercado uma plataforma de comunicação de voz, SMS e API para pequenas, médias e grandes empresas.

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