quarta-feira, abril 24, 2024
19.3 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da...

O futuro da psicologia: otimismo na era do desalento

Nos próximos anos, o futuro da psicologia...

Como empresas de TI podem colaborar com a sustentabilidade

ball ball shaped blur color
Empresas como a Microsoft e Facebook definem metas de atuação para contribuir com os esforços contra os danos ao meio ambiente.

Grandes empresas de tecnologia colocam na pauta de prioridades as campanhas de apoio ao controle da poluição

Vivaldo José Breternitz

As grandes companhias da área de tecnologia da informação vêm se esforçando para melhorar sua imagem, desenvolvendo e tornando públicos esforços para combater a poluição do ar.

No início deste ano, a Microsoft anunciou que será carbon negative em 2030, ou seja, passará a retirar da natureza mais CO2 do que produz – isso será feito por meio da utilização de energia eólica e solar ao invés da gerada a partir de combustíveis fósseis.

Agora, a empresa disse que também até 2030 será water positive, ou seja, devolverá à natureza mais água do que consome. Para atingir esse objetivo, pretende restaurar nascentes e retirar asfalto de áreas próximas a lagos e cursos de água localizados principalmente nas proximidades de suas instalações.

A racionalização e a redução do consumo de água também estão nos planos da empresa; em suas novas instalações no Silicon Valley, 100% da água não potável virá do reuso e da coleta da água da chuva. Nas instalações mais antigas, a empresa pretende que água reciclada seja usada para jardinagem e refrigeração. Esse conjunto de medidas pretende economizar mais de 16 milhões de litros de água potável por ano.

A empresa pretende fazer campanhas de esclarecimento acerca do uso racional da água, dirigidas a pessoas e governos. Também pretende trabalhar em parcerias com ONGs buscando levar água potável a comunidades onde esse recurso não está disponível.

Em meados deste ano, o Facebook disse tomar medidas no mesmo sentido, especialmente melhorando os sistemas de refrigeração de seus data centers, pretendendo reusar cerca de 206 milhões de litros de água ao ano.

Esperemos que essas preocupações se espalhem entre empresas e a população, pois se nada for feito, aumentarão muito os graves problemas de abastecimento de água, que já ocorrem em alguns lugares do mundo.


  • Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Edições anteriores

Adulteração de áudios e vídeos com uso de IA e o risco para o mundo empresarial

O eleitor é enganado, acreditando ser o candidato o...

Quais são as tendências do varejo para 2024?

Indústria e varejo devem caminhar cada vez mais juntos...

Manchetes sobre desmatamento encobrem parte importante do problema

Jornalista, ativista ambiental, Heverton Lacerda mostra que os enfoques...

Calor excessivo e chuvas intensas atestam mudanças no comportamento do clima

“Nós temos ferramentas para avaliar como o clima tem...