Como deixar sua casa mais econômica e sustentável

0
613
A aplicação de tecnologias possibilita não só reduzir drasticamente as despesas. Foto por Vivint Solar em <a href="https://www.pexels.com/photo/black-solar-panels-on-brown-roof-2850347/" rel="nofollow">Pexels.com</a>
A aplicação de tecnologias possibilita não só reduzir drasticamente as despesas. Foto por Vivint Solar em Pexels.com

Ruy Fontes
Agência #movidos

Arcar com as despesas de uma casa não é tarefa fácil e a cada ano fica mais difícil com os novos aumentos nas contas básicas, como luz e água.

Hoje, no entanto, já existem tecnologias que permitem a você não só reduzir drasticamente essas faturas, como também tornar o seu consumo e o de sua família muito mais sustentável.

Conheça abaixo as 3 tecnologias para reduzir as contas de sua casa:

#1 Sistemas Fotovoltaicos

Os sistemas de energia solar fotovoltaica são relativamente novos no Brasil, começaram em 2012, mas hoje já estão nas casas e empresas de mais de 118 mil brasileiros em todo o país.

O motivo para isso? Economia de até 95% na conta de luz e imunidade contra a inflação energética!

Utilizando apenas a luz do sol, um sistema fotovoltaico pode gerar toda a energia que você consome em sua casa, te proteger das bandeiras tarifárias e, o melhor, dura mais de 25 anos.

A popularização da tecnologia também trouxe forte queda dos custos dos sistemas no Brasil, que hoje estão mais acessíveis e contam ainda com linhas de financiamento próprias.

Os projetos dos sistemas são feitos exclusivamente para cada residência e para que você saiba o valor do seu sistema é preciso acessar um simulador de energia solar. 

#2 Aquecedor Solar

Outra tecnologia que utiliza a luz do sol, mas que já está a muito mais tempo difundida no Brasil, é a dos aquecedores solares térmicos.

A função aqui é o aquecimento da água para substituir o uso do chuveiro elétrico, grande vilão da conta de luz.

Embora não chegue a 95%, a redução da conta de luz pode ser atrativa com o uso desta tecnologia, especialmente em famílias onde o consumo da água do chuveiro é alto.

Os custos da tecnologia também são menores e ela ainda pode ser usada em conjunto com os sistemas fotovoltaicos para aumentar sua rentabilidade.

#3 Cisterna

Por último, uma cisterna pode não só reduzir os custos de sua casa, como também ajudar para o consumo sustentável de um de nossos recursos mais escassos: a água.

A tecnologia é antiga, mas novos modelos estão popularizando o uso residencial de cisternas por não necessitarem obras para a sua instalação.

Compactos e feitos de fibra ou plástico, eles permitem captar a água da chuva diretamente do telhado, com proteção contra o acúmulo de sujeira ou contaminação pelo mosquito da dengue.

A água captada pode ser utilizada em uma variedade de tarefas, como lavagem de calçadas ou quintais, lavagem de carro, regar plantas ou mesmo para a descarga de privadas.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.