Como a tecnologia favorece home office e a retomada parcial do trabalho

0
1084
A IT’S Informov passou por um processo de transformação completo, que incluiu investimentos em armazenamento em nuvem e segurança
A pesquisa e a escolha cuidadosa das tecnologias empregadas anteriormente se mostram decisivas para o trabalho remoto e a volta aos escritórios.

A necessidade de realizar trabalho remoto devido ao isolamento demonstrou a relevância dos investimentos em tecnologia nas empresas. A volta incerta aos escritórios e a possibilidade de o home office ser uma realidade cada vez mais permanente na maioria das empresas torna ainda mais urgente a obrigação das companhias se atualizarem e fazerem as mudanças em suas infraestruturas.

Os negócios que não haviam se preparado, apostado em opções como armazenamento em nuvem e programas para realização de conferências e chamadas à distância tiveram sérias dificuldades para se adaptar ao home office. Esta, no entanto, não foi a realidade do escritório de arquitetura, engenharia e design IT’S Informov. A empresa já havia passado por um processo de transformação que se mostrou fundamental neste momento de incertezas e que irá ajudar na volta ao escritório.

As mudanças na infraestrutura da IT’S Informov começaram entre os anos de 2016 e 2017. Em 2018, a empresa mudou de escritório, ocasião em que várias questões foram revistas, inclusive de TI, conforme conta Cecílio Perez, diretor de TI da IT’S Informov: “Nós percebemos que precisávamos de uma plataforma de negócios mais robusta. A empresa vinha crescendo no mercado brasileiro e nos últimos anos viu a necessidade de dar um salto tecnológico. A infraestrutura física do novo escritório foi pensada para ser uma das mais avançadas do cenário brasileiro”.

Em termos de sistema, após analisar diversos aspectos, a solução escolhida pela empresa foi a da TOTVS. “Para nós era importante ter controle do que poderíamos realizar para otimizar os processos, sendo assim, era necessário termos escalabilidade e flexibilidade. É fundamental que a empresa sempre faça questionamento sobre os processos necessários para o seu funcionamento e que forma a tecnologia deve acompanhá-lo”, explica Perez.

Um dos principais pontos para a decisão era a extração e análise de informações do banco de dados, o BI (business intelligence) da companhia. O processo todo tinha que ser simples, para ajudar na tomada de decisões. Por meio do licenciamento em nuvem da TOTVS foi criado um sistema que evita o desperdício de informação. Os dados são complementados, não há necessidade de reinserir informações no sistema, evitando retrabalho.

“Nosso sistema foi inteiramente feito em formato nuvem, possibilitando o acesso dos envolvidos em diferentes localizações. Precisávamos ter um conjunto de soluções que permitissem a extração total dos benefícios deste tipo de sistema” afirma o diretor. Isso foi feito porque a nuvem traz uma série de vantagens como segurança e disponibilidade de acesso. Tais benefícios se mostram ainda mais fundamentais diante da realidade do trabalho remoto e da volta aos escritórios, já que as informações, documentos e projetos estão armazenados em um único local que pode ser acessado independente de onde o colaborador estiver. Não será necessário transferir arquivos para uma rede na sede da empresa.

A segurança é outra questão fundamental quando se fala em tecnologia. A conexão dos usuários da IT’S Informov nesse ambiente em nuvem é realizada por meio de uma VPN que é fornecida pelo firewall de borda da empresa, incluindo toda camada de segurança e aplicação de regras determinadas pela organização. De acordo com Perez, a empresa sofre, em média, 9.500 tentativas de ataques por mês, vindo de diversos lugares do mundo.

A empresa utiliza o antivírus da Trend Micro e o firewall da Palo Alto. Estas soluções permitem controlar o que está sendo trafegado dentro da estrutura da empresa. “Nós conseguimos bloquear o que não faz parte do nosso negócio central, como streamings de vídeos e séries, servidores de e-mails particulares, sites maliciosos, entre outros. Além da segurança do sistema, este controle permitiu reduzir muito nosso consumo de banda larga”, explica o especialista.

A IT’S Informov também utiliza o permissionamento de pastas como medida de segurança. São criados grupos específicos, permitindo que os colaboradores tenham fácil acesso ao que necessitam e bloqueando acessos indesejados. Esse conjunto de soluções permite a proteção do sistema. “Temos consciência que não existem ambientes 100% seguros, por isso trabalhamos nas melhores práticas de TI para que não ocorram incidentes em nossa infraestrutura. Somos tão fortes quanto nossos elos mais fracos”, resume Perez.

Mais uma escolha que foi fundamental para o home office são as soluções para chamadas de voz e vídeo. Devido à necessidade de integração de sistemas, foi implementado o Microsoft Teams em 2018, já que a empresa utiliza o Microsoft 365. Para telefonia foi escolhida também uma solução de PBX virtual, o que foi fundamental neste momento. O diretor de TI esclarece: “Disponibilizamos a todos os usuários da IT’S um softphone – tanto em seus desktops quanto em seus celulares. Isto foi primordial para que pudéssemos continuar de forma ininterrupta a comunicação com nossos fornecedores e parceiros”.

Perez acredita que este momento de isolamento e quarentena foi decisivo para ver a importância e a assertividade das decisões tomadas anteriormente. “Embora as plataformas estivessem adaptadas para essa nova realidade, agora foi a ocasião para validar e testar as tecnologias que escolhemos. O planejamento antecipado, a pesquisa cuidadosa das ferramentas disponíveis no mercado e a tomada de decisões de forma consciente foram fundamentais para garantir o funcionamento e a efetividade do home office, que não sabemos quanto tempo irá durar”, conclui Cecílio Perez.

Sobre a IT’S Informov

A IT’S Informov é referência em arquitetura, engenharia e design para o mercado corporativo. Pioneira no Brasil em construções turnkey, desenvolveu o Informov Turnkey System, que entrega desde o conceito de arquitetura e design até a execução da obra, oferecendo a solução completa em um único contrato. Com um amplo portfólio, atua em diversas frentes, como escritórios corporativos, coworking, hospitais, escolas e universidades, espaços culturais, hotéis, restaurantes e também construção civil; por meio de retrofit de prédios existentes ou de projetos e obras em novos edifícios.

A IT’S Informov dá vida a projetos arquitetônicos disruptivos e autênticos com agilidade, cuidado e compromisso. Contando com equipe própria de arquitetura, engenharia e implantação; que trabalha com sincronismo e integração.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.