Cinco minutos com apenas 5 litros de água, contra a média de 50 litros

Redação
Radar do Futuro

Ok. Você acaba de receber uma missão. Desenvolver um chuveiro para tempos de escassez absoluta de água. O mais econômico de todos. A quem recorrer? Onde encontrar uma solução? A Nasa, a empresa de voos espaciais dos Estados Unidos, é, certamente, a fonte de conhecimentos e projetos para quem deseja gerar as respostas para as oportunidades que as perguntas já estão gerando. Afinal, a agência norte-americana está envolvida em preparativos para a realização de voos tripulados de longo alcance. Marte está no radar. 

Foi o que fez uma empresa sueca, a Orbital Systems, que se define como empresa de tecnologia, não como indústria de produtos de consumo. Ela desenvolveu um produto destinado à economia que reutiliza e reduz o consumo de água em 90% e de energia em 80%. O “Chuveiro do Futuro”, que custa 4,4 mil dólares, é um sistema de circuito fechado que possibilita ao usuário tomar um banho de cinco minutos com apenas 5 litros de água. Para comparação, os chuveiros atuais, convencionais, gastam 50 litros, em média, no mesmo período. 

Um chuveiro mal projetado pode usar até 70 litros de água em cinco minutos. A higiene pessoal, na verdade, constitui a maior parte do consumo de água dos europeus. Dos 160 litros de água que o europeu médio usa todos os dias, 35% são destinados à higiene pessoa. Beber e cozinhar representam apenas 5%.

O desafio está posto, na realidade, para a humanidade. À medida que o mundo continua o processo de urbanização, sem uma expansão da adequada da consciência das populações, os rituais de uso do líquido essencial irão apresentar um grande desafio da sustentabilidade. A experiência de Mehrdad Mahdjoubi, executivo-chefe e co-fundador da Orbital Systems possibilitou chegar ao produto. Ele teve  passagem pelo centro espacial da Nasa em Houston, no projeto de missão a Marte da agência espacial.

Marte – A viagem para o planeta vermelho leva entre 150-300 dias. Como não há água, uma pequena quantidade precisa, obrigatoriamene, ser reutilizada várias vezes. “Nós já transferimos a tecnologia do espaço para a Terra”, diz Mahdjoubi. A Orbital Systems é líder no mercado de soluções de chuveiros”, diz Esben Alslund-Lanthén, analista de pesquisa da thinktank sustentabilidade Sustainia.

“Isso não quer dizer que não existem outras inovações lá fora, mas a genialidade dessa solução é que ela reutiliza a água em vez de apenas reduzir o uso da água como outros produtos similares.”

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.