quinta-feira, março 28, 2024
26.4 C
Belo Horizonte

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram...

Notas de Conjuntura: 15 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para personagens...

Notas de Conjuntura: 8 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para novos...

Cinco litros de água para o banho

Cinco minutos com apenas 5 litros de água, contra a média de 50 litros

Redação
Radar do Futuro

Ok. Você acaba de receber uma missão. Desenvolver um chuveiro para tempos de escassez absoluta de água. O mais econômico de todos. A quem recorrer? Onde encontrar uma solução? A Nasa, a empresa de voos espaciais dos Estados Unidos, é, certamente, a fonte de conhecimentos e projetos para quem deseja gerar as respostas para as oportunidades que as perguntas já estão gerando. Afinal, a agência norte-americana está envolvida em preparativos para a realização de voos tripulados de longo alcance. Marte está no radar. 

Foi o que fez uma empresa sueca, a Orbital Systems, que se define como empresa de tecnologia, não como indústria de produtos de consumo. Ela desenvolveu um produto destinado à economia que reutiliza e reduz o consumo de água em 90% e de energia em 80%. O “Chuveiro do Futuro”, que custa 4,4 mil dólares, é um sistema de circuito fechado que possibilita ao usuário tomar um banho de cinco minutos com apenas 5 litros de água. Para comparação, os chuveiros atuais, convencionais, gastam 50 litros, em média, no mesmo período. 

Um chuveiro mal projetado pode usar até 70 litros de água em cinco minutos. A higiene pessoal, na verdade, constitui a maior parte do consumo de água dos europeus. Dos 160 litros de água que o europeu médio usa todos os dias, 35% são destinados à higiene pessoa. Beber e cozinhar representam apenas 5%.

O desafio está posto, na realidade, para a humanidade. À medida que o mundo continua o processo de urbanização, sem uma expansão da adequada da consciência das populações, os rituais de uso do líquido essencial irão apresentar um grande desafio da sustentabilidade. A experiência de Mehrdad Mahdjoubi, executivo-chefe e co-fundador da Orbital Systems possibilitou chegar ao produto. Ele teve  passagem pelo centro espacial da Nasa em Houston, no projeto de missão a Marte da agência espacial.

Marte – A viagem para o planeta vermelho leva entre 150-300 dias. Como não há água, uma pequena quantidade precisa, obrigatoriamene, ser reutilizada várias vezes. “Nós já transferimos a tecnologia do espaço para a Terra”, diz Mahdjoubi. A Orbital Systems é líder no mercado de soluções de chuveiros”, diz Esben Alslund-Lanthén, analista de pesquisa da thinktank sustentabilidade Sustainia.

“Isso não quer dizer que não existem outras inovações lá fora, mas a genialidade dessa solução é que ela reutiliza a água em vez de apenas reduzir o uso da água como outros produtos similares.”

Edições anteriores

IBGE identifica endereços existentes no Brasil

Os dados em grau máximo de detalhamento são fontes...

“As gerações futuras talvez não nos perdoem”, alerta diretor-geral da OMS sobre pandemias

Diretor da Organização Mundial de Saúde Tedros Adhanom Ghebreyesus...

COP28 termina com apelo à “transição” dos combustíveis fósseis

Secretário-geral da ONU diz que eliminação progressiva do principal...

Falência da WeWork: os espaços de coworking estão com os dias contados?

Matéria da BBC avalia as dúvidas em torno do...

Uma nova forma de pensar a relação entre sociedades e ecossistemas

Precisamos construir capacidades de visualizar para onde queremos ir...