sábado, abril 20, 2024
19.1 C
Belo Horizonte

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da...

O futuro da psicologia: otimismo na era do desalento

Nos próximos anos, o futuro da psicologia...

Notas de Conjuntura: 12 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o...

CEFAST AeroSpace participará de nova competição em julho

A equipe CEFAST AeroSpace, parte do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (GEDAI), participará da competição CubeDesign focada no desenvolvimento de satélites didáticos. A competição será realizada de 24 a 27 de julho, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, São Paulo.

O CubeDesign foi idealizado pensando nos pontos em que as atividades espaciais no Brasil deixam a desejar, cumprindo aspectos importantes como despertar o interesse, engajar a sociedade para as atividades espaciais, desenvolver as áreas de recursos humanos que compõe um programa espacial buscar por soluções para problemas com propostas criativas. O objetivo da competição é que todas as tarefas estejam alinhadas a desafios estratégicos para as atividades espaciais.

As atividades da competição estão divididas em três categorias, a CubeSat, destinada aos alunos de graduação e pós-graduação, a categoria CanSat, destinada a alunos de ensino médio e graduação e a Mockup direcionada a crianças de 11 a 14 anos. As equipes do CEFAST AeroSpace do CEFET campus Belo Horizonte e Araxá participarão das categorias CanSat e Cube Sat.

Últimas participações

No início do mês de maio, as equipes CEFAST AeroSpace do campus Belo Horizonte e a SPACEFET de Araxá  participaram do Global Space Balloon Challenge (GSBC), projeto que tem como objetivo unir pessoas ao redor do mundo para lançar balões de alta altitude.

As equipes lançaram satélites didáticos em Araxá, em um local conhecido com Horizonte Perdido, utilizado pelos amantes de voo livre por possuir uma rampa para decolagens. O lançamento dos satélites didáticos foi realizado via balão estratosférico, permitindo aos satélites atingirem uma altitude entre 15 e 20 quilômetros. Os satélites didáticos lançados foram desenvolvidos com sensores ambientais e câmeras que fotografaram e filmaram a subida e a queda dos satélites.

Alunos do CEFET-MG do campus Leopoldina interessados em desenvolver projetos na área espacial também, participaram do evento de lançamento dos satélites. O lançamento teve cobertura da TV Sintonia responsável pela Rede Minas em Araxá e pode ser visto no site da emissora.

De acordo com o professor Geraldo Magela coordenador da equipe CEFAST AeroSpace, “a expectativa é que em 2020 tenhamos equipes de Belo Horizonte, Araxá e Leopoldina participando do Global Space Balloon Challenge e da competição CubeDesign”.


Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro