quinta-feira, novembro 21, 2024
23.2 C
Belo Horizonte

Estradas terão caminhões que dispensam os motoristas

Transporte de carga absorve inovações de direção de veículos

Redação
Radar do Futuro

A polêmica que atualmente envolve motoristas particulares, vinculados ao aplicativo Uber, e motoristas de taxis, vai chegar ao segmento de transporte de cargas em pouco tempo. Os projetos de “carros-que-dirigem-sozinhos” estão prestes a ser realizados com as experiências, já avançadas, do Google e do Uber, entre outros. Mas é no transporte pesado, com caminhões, que os veículos autonômos podem ganhar as ruas e estradas mais rapidamente.

Nos Estados Unidos, caminhões com capacidade de carga de 80 toneladas são guiados por mapas em três dimensões, câmeras, sensores e radares que leem as faixas das estrada e fazem “escaneamento” das condições topográficas das rodovias. As informações são lidas e processadas por um computador, que comanda os movimentos dos veículos, mantendo a trajetória dentro da pista.

É como se fosse um piloto automático dos aviões, no qual é necessária a presença humana, para atuar quando necessário. No entanto, com o dispositivo os motoristas se cansam menos. O cansaço é, no final das contas, a principal causa de falhas, que levam aos acidentes.

Máquinas não cansam, não se distraem nem dormem ao volante, dizem os especialistas envolvidos nos projetos. Nas minas da Austrália também já operam, de forma autonôma, gigantescos caminhões fora de estrada, fabricados pela japonesa Komatsu. Também por questões de segurança e produtividade, não apenas para o conforto dos motoristas e operadores.

 

 

 

 

 

Edições anteriores

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

Por que a demissão de gerentes e diretores de empresas acelerou?

Cortes em grandes quantidades de empregos de profissionais de...

Por que as buscas por “O Conto da Aia” estão crescendo

Pesquisas sobre livros distópicos, como "O Conto da Aia"...
Verified by MonsterInsights