domingo, novembro 24, 2024
18.6 C
Belo Horizonte

Automação afetará 50% dos trabalhadores

Para McKinsey, um quarto do trabalho de executivos será automatizado

Um estudo da consultoria McKinsey indica que automação não vai extinguir os empregos como se pensa mas, no entanto, mudará a vida de mais da metade dos trabalhadores em todo o mundo.

O uso de automação para melhorar a produtividade das empresas é já uma realidade mas, segundo a McKinsey, cerca de metade das atividades hoje realizadas por humanos será automatizada até 2055. Isso equivale a 16 trilhões de dólares em salários.

No entanto, a consultora diz que a relação entre homens e máquinas não será de conflito porque menos de 5% das atividades humanas podem ser totalmente automatizadas. Cerca de 60% de todas as ocupações têm ao menos 30% de atividades que podem ser feitas por máquinas. Assim, a previsão é para que exista uma alteração nas profissões em vez de uma extinção generalizada dos empregos.

A verdade é que o uso de robôs em algumas tarefas melhora a performance dos negócios ao reduzir erros e elevar a produtividade, atingindo patamares que a capacidade humana não seria capaz de alcançar. O estudo estima que a automação tenha potencial para elevar anualmente o PIB global entre 0,8% e 1,4%.

Os efeitos da automação também não ficarão restritos ao chão de fábrica. Segundo a McKinsey, até os CEOs terão seu trabalho afetado, como por exemplo na análise de relatórios e dados para tomar decisões que podem passar a ser feitas por algorítimos. Ao todo, um quarto do trabalho dos CEOs poderá ser automatizado.

O levantamento aponta ainda é necessário mudar a educação para que a os jovens ganhem competências nas áreas que vão gerar emprego no futuro, como é o caso da programação e da robótica.

O cenário brasileiro segue a tendência global, a McKinsey estima que o potencial de automação no país seja de 50%, o que afeta 53 milhões de empregados. Os setores industrial e varejista são os que têm o maior número de processos que poderão ser modificados pelo uso de softwares ou máquinas inteligentes. No total, o estudo prevê que serão atingidos mais de 20 milhões de postos de trabalho.

Fonte: Bit Magazine

Edições anteriores

Um dia no futuro: a neurotecnologia cria boas notícias

Arnoldo, nascido em 2010, com uma doença neurológica debilitante,...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

Futuro da odontologia: nova abordagem torna os enxertos ósseos melhores

Pesquisadores estão tendo sucesso em seus esforços para construir...

Eventos extremos: entidades criam sistema de monitoramento

Plataforma da Fiocruz e do Observatório do Clima mapeia...

Relatório da WWF denuncia redução de 73% da população de vida selvagem

Populações de vida selvagem diminuem 73%, diz relatório da...
Verified by MonsterInsights