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Com uso inteligente de dados, App da Doctoralia viabiliza agendamentos de consultas presenciais e online de pacientes, além de outras funcionalidades

Não é de hoje que a população recorre a aplicativos quando o assunto é lazer, gastronomia ou compras. Mas, desde o início da pandemia, foi registrado um crescimento acelerado no download e uso de aplicativos móveis, segundo levantamento do App Annie Intelligence, que aponta aumento de 35% no tempo de uso de Apps nos quatro primeiros meses de 2021, quando comparado ao mesmo período de 2019. No quesito saúde e bem-estar, o cenário é parecido, uma vez que as pessoas vêm buscando alternativas para se cuidarem mesmo dentro de casa.

A prova disso está em outro dado da pesquisa, que mostrou um crescimento de 75% no número de downloads da categoria “saúde” neste período. “Mesmo que a pandemia tenha mantido as pessoas em casa, muitos não deixaram de procurar por profissionais qualificados e marcar consultas presenciais, quando necessário, ou até mesmo virtuais, com o auxílio da telemedicina, que vem sendo uma grande aliada desde o ano passado”, pontua Cadu Lopes, CEO da Doctoralia, maior plataforma de agendamentos do mundo.

Porém, com o aumento da usabilidade, a exigência dos usuários também cresceu. Além de navegação descomplicada, quem procura por saúde, busca por facilidades e economia de tempo. Isso acontece porque o novo perfil do paciente 4.0, mais bem informado, autônomo e exigente, espera ter em saúde a mesma experiência ágil e prática que já recebe em outros negócios, como hotelaria, transporte urbano ou delivery de alimentos. Por esse motivo, tornar a experiência incrível, através da automatização, é um caminho sem volta. E, com o uso inteligente dos dados fornecidos pelo usuário, a tecnologia é capaz de otimizar questões simples, mantendo o toque de humanização.

Expansão de serviços

A Doctoralia está expandindo os seus serviços com a criação da versão móvel da plataforma, disponível nos sistemas iOS e Android, em que está posicionada entre os aplicativos mais bem avaliados da categoria “saúde”, com notas 4,9/5 e 4,8/5 respectivamente. Para o CEO da companhia, a ferramenta fortalece ainda mais o propósito global da empresa: encurtar o tempo de dor do paciente e tê-lo no centro do cuidado. “O App, que é uma extensão do site, conta hoje com 16 milhões de usuários únicos por mês. A novidade facilita os cuidados com a saúde e permite que ele faça suas escolhas com autonomia e segurança.”

No aplicativo da Doctoralia, a navegação é simples e garante rápido acesso aos melhores especialistas do país. Logo na primeira visita do usuário, é possível personalizar suas informações e preferências, que ficam salvas para próximos acessos, melhorando a experiência e a busca por profissionais, baseados no perfil daquele paciente. O filtro por planos de saúde, por exemplo, é uma das features mais utilizadas, segundo Gustavo Comitre, Product Manager da Doctoralia.

“Essa é uma das personalizações mais aplicadas, considerando que grande parte da população dá preferência a profissionais credenciados a seus convênios. Além disso, no App, o paciente tem a facilidade de filtrar por plano de saúde e automaticamente já ter acesso à agenda daquele especialista, uma funcionalidade raramente disponível nos aplicativos dos próprios convênios. Isso faz com que o usuário possa agendar sua consulta a qualquer momento e de qualquer lugar, por meio de alguns cliques rápidos”, detalha.

Entre as demais funções mais exploradas, encontra-se possibilidade de registrar um especialista como favorito, abrir o mapa para conferir a localização e, principalmente, deixar avaliações de profissionais já consultados previamente. A telemedicina não fica para trás e vem conquistando o coração dos brasileiros: desde o início da pandemia, o número de atendimentos remotos aumenta consideravelmente. Somente no mês de abril/2021, mais de 400 mil consultas remotas foram agendadas (site e aplicativo), somando mais de 1 milhão de agendamentos em um ano.

“Nós ajudamos milhões de pacientes a encontrar especialistas da saúde e, com isso, aprendemos que eles buscam não apenas por uma consulta, mas por uma experiência diferenciada, incrível e humanizada. Na telemedicina, por exemplo, queremos acabar com esse tabu de se tratar de algo impessoal, devido a distância. Nós facilitamos sua vida com alguns cliques e, ao mesmo tempo, garantimos um serviço de qualidade, independente da esfera, ao selecionarmos especialistas escolhidos a dedo e muito bem avaliados por outros pacientes. Tudo isso, na palma da mão”, pontua Comitre.

Consolidação de procedimentos

A telemedicina saltou de uma ferramenta pouco conhecida no passado, que apareceu como solução para o futuro ao ser autorizada no país em caráter emergencial. Foi durante o isolamento social, provocado pela Covid-19, que a tecnologia provou ser uma grande aliada na gestão da saúde e agora, pouco mais de um ano depois, falamos de um caminho sem volta, ao constatar que o futuro da saúde está atrelado à telemedicina.

Com a adesão à tecnologia, pacientes e profissionais de saúde puderam dar continuidade aos cuidados, mesmo que a distância. Enquanto no primeiro período de medidas restritivas da pandemia, em 2020, houve uma queda de 50% nas consultas, no segundo lockdown, agora em 2021, a redução foi menor que 1%. É o que aponta levantamento da Doctoralia, revelando que a telemedicina foi muito bem aceita entre os brasileiros e que chegou para ficar.

O resultado positivo pode ser medido em números. Entre os brasileiros que já utilizaram a telemedicina, 85% consideram a experiência boa (52%) ou ótima (33%). E olha que a quantidade de consultas remotas não foi pequena. Para se ter uma ideia, em um ano, só na Doctoralia, 1 milhão de consultas remotas já foram agendadas e mais de 16 mil profissionais de saúde passaram a utilizar a ferramenta no Brasil.

O setor de saúde costuma estar entre um dos mais promissores quando se fala em futuro no mercado de trabalho. Neste cenário otimista, também encontram-se as healthtechs, startups que trazem soluções tecnológicas inovadoras para a área, como é o caso da Doctoralia. Completando 4 anos de operação local no Brasil, a maior plataforma de agendamentos de consultas do mundo contempla 440 colaboradores no país, presentes em 22 estados, de 8 nacionalidades diferentes e idades entre 15 e 59 anos.

A operação no Brasil iniciou remotamente em 2012, com colaboradores da Espanha. Mas ao testar o mercado brasileiro, logo notou-se o potencial de expansão comercial em todo território e, em 2017, a Doctoralia chegou no país, inaugurando as atividades com 37 contratações. No ano seguinte, esse número quadruplicou e mais 166 colaboradores foram admitidos. Em 2019, a empresa contratou 387 novos “Guerreiros”, como são carinhosamente chamados. “Isso prova como a Doctoralia vem crescendo exponencialmente, o que acreditamos ser resultado de um trabalho intenso de aproximação do paciente, para compreender suas necessidades quando o assunto é saúde”, pontua Cadu Lopes, CEO da empresa, que também lidera as operações do Chile e Peru.

Além disso, para ele, o aumento nas contratações representa o sucesso de projetos voltados para diversidade e inovação, com foco no colaborador. “Embora a remuneração e a segurança no emprego estejam sempre em mente para os Guerreiroscolaboradores, priorizando a saúde, a satisfação e a tranquilidade dos mesmos, pois acreditamos ser possível exercer suas funções com êxito, num ambiente que, acima de tudo, respeita cada indivíduo”, completa. Além disso, a empresa preza pela evolução e desenvolvimento dos colaboradores, abrindo portas para , vemos a cultura da empresa e o senso de comunidade se tornarem uma forte prioridade. Por isso, a Doctoralia faz questão de se posicionar sempre a favor do bem-estar de nossos novas oportunidades em diferentes cargos e posições.

Diversidade e inclusão

Apesar da grande participação de mulheres em cargos de gerência, as empresas brasileiras investem menos em paridade de gênero do que a média global, de acordo com pesquisa realizada pela International Business Report da Grant Thornton. E a Doctoralia, como uma healthtech de cultura inovadora, que acompanha o mercado e as necessidades não só do cliente, mas também do colaborador, entende a importância de investir na diversidade e equidade de gênero.

De seus 440 funcionários, 57,7% são mulheres. Entre os cargos de liderança, 55,4% são ocupados pelo sexo feminino. Para Rodolfo Fiorderize, Head de People Experience da Doctoralia, chegar a esse número é resultado de uma série de ações que têm como propósito criar um ambiente de trabalho efetivamente igualitário para homens e mulheres. “A alta liderança precisa estar engajada em construir um ambiente realmente igualitário e, quando falamos disso, devemos considerar equidade de sexo, mas também etnia, gênero, formação escolar e muito mais.”

Com isso em mente, outra ação recente da Doctoralia é a parceria com a ONG TransEmpregos, que visa a contratação de profissionais transsexuais. O processo está sendo implementado para dar início à geração de empregos a população Transgênera, no intuito de confrontar a discriminação e o preconceito – causadores da grande dificuldade de acesso a empregos para este grupo.

Saúde na palma da mão

Nos negócios, o período inicial da pandemia apresentou necessidades urgentes que se tornaram um verdadeiro campo minado para boa parte dos empresários e empreendedores: transformação digital, adaptação a um novo sistema de trabalho, investimento em logística e relacionamento com o cliente. Empresas que já entendiam a relevância desses pontos saíram à frente e mantiveram-se fortes mesmo em meio à crise, como a Doctoralia.

Em 2020, a plataforma que já demonstrava ser a revolução na saúde, provou que há, sim, como garantir saúde humanizada através do uso de tecnologias. Comparado ao ano anterior, o número de consultas agendadas subiu para 50%, atingindo a marca de 6 milhões de agendamentos. Dessas, 1 milhão foram realizadas de forma virtual, com mais de 17 mil profissionais que passaram a atender na modalidade, por meio do software de telemedicina desenvolvido pela companhia.

  • Com informações da empresa

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