sábado, novembro 23, 2024
19.7 C
Belo Horizonte

Ambiente negativo valoriza os filtros de informações

Reforçar capacidade de análise é vital, diz especialista

Ainda há mais consumidores dispostos a manter ou aumentar os padrões de compra de produtos de alto valor, do que os forçados a cortar o consumo dos mesmos produtos. Quem encontra otimistas na praça é o Índice Nacional de Expectativas do Consumidor (Inec). São conclusões extraídas da  pesquisa mensal feita pelo Ibope, sob o patrocínio da insuspeita Confederação Nacional da Indústria. A informação parece surpreendente no momento em que todos os sinais da economia convergem para a contaminação do ambiente com previsões negativas sobre o desempenho futuro da economia brasileira.

Na contabilidade das expectativas, aumento da inflação e do desemprego e a situação de endividamento são os principais fatores de preocupação entre os consumidores. Na ponta do mercado, incluindo empresas e sistema financeiro, especialistas e lideranças denunciam os efeitos de desequilíbrios de contas públicas, baixo crescimento e excesso de intervenção do governo na economia. Números e análises conflitantes ampliam os desafios enfrentados dos gestores para a compreensão dos rumos do mercado de consumo.

Criados com o objetivo de colaborar com o entendimento de empresários e consumidores sobre o momento atual e ajudar a antecipar tendências futuras, os índices de expectativas, como o Inec, da CNI, reforçam a função estratégica das informações. Mas requerem o máximo de atenção na leitura e avaliação de variáveis disponíveis, no contexto marcado por alta complexidade de comportamentos e interesses. Os estudos de monitoramento de vários tipos contribuem para a avaliação do estado de espírito de comerciantes, prestadores de serviços, industriais, agronegócios e consumidores, entre outros segmentos. Os indicadores conquistam notoriedade, mas nem sempre são interpretados com o equilíbrio possível, já que o ideal é impossível.  

A importância da extração de dados do momento propicia a convergência entre projeções de Flávio Janones, professor de marketing do Centro Universitário Una, e o economista Leonardo Guerra, membro do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Para ambos, um representante do setor produtivo e outro da área pública, a economia apresenta números e perspectivas melhores do que os destacados atualmente pelo mercado interno.

Vinculado ao setor produtivo, Flávio Janones reforça a visão otimista quanto ao futuro. “Temos boas perspectivas para os próximos meses”, avalia. Mais que um otimismo momentâneo, o professor acredita em continuidade das oportunidades nos próximos anos.

Revisão – Para Flávio Janones, o momento é adequado para uma revisão de modelos de gestão das empresas, com o reforço das ações de análise de mercado. “O cenário induz as empresas a produzir análises de qualidade para a identificação das ameaças e oportunidades dos mercados“, assinala.” O monitoramento de mercado é complementar ao planejamento e ajuda a identificar sinais de ruptura, acontecimentos ou evoluções com potencial de criar impacto positivo ou negativo mais para frente”, assinala o especialista, para quem o cenário favorece o investimento em inteligência competitiva ou inteligência de marketing, para dar suporte ao cumprimento de metas comerciais. “O mercado brasileiro precisa se reinventar para que o país continue competitivo e mantenha o foco em produtos que serão utilizados para bens de consumo final”, assinala.

Edições anteriores

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

Por que a demissão de gerentes e diretores de empresas acelerou?

Cortes em grandes quantidades de empregos de profissionais de...

Por que as buscas por “O Conto da Aia” estão crescendo

Pesquisas sobre livros distópicos, como "O Conto da Aia"...
Verified by MonsterInsights