Carlos Teixeira
Radar do Futuro
Em tempos de transformações de modelos de negócios, novos materiais, desenvolvidos a partir de descobertas ou processamento em laboratórios, são parte de destaque das colunas de oportunidades. Matérias-primas embrionárias vão gerar produtos inovadores e fazer a economia girar. Exemplo da tendência é revelado por uma matéria produzida por Jesus Diaz, colaborador do site Fast Company, sobre o lançamento de uma jaqueta produzida com grafeno pela Vollebak.
A empresa fundada pelos irmãos gêmeos e atletas de aventura Nick e Steve Tidball, se propõe a usar a ciência e a tecnologia para fazer os equipamentos esportivos mais avançados que qualquer consumidor — e esportista — já tenha usado ou imaginado. Nos primeiros dois anos de existência, a empresa produziu capuzes indestrutíveis, feitos inteiramente de kevlar, um polímero resistente ao calor e cinco vezes mais forte que o aço. Também criou um sistema de roupas com a mesma tecnologia de cerâmica usada em motores a jato e ônibus espaciais.
“As roupas são projetadas para ambientes radicais, como selvas, montanhas, desertos e cidades da Terra”, dizem os criadores no site institucional. Como camisas com golas anti-mosquito, saídas de ar escondidas que funcionam como ar-condicionado, bolsos ocultos, alternativas para objetos pessoais, costura reforçada com solda e botões inquebráveis feitas de nozes mais difíceis do mundo. Em 2018, mensalmente, a Vollebak planeja lançar conceitos de roupas que nunca foram vistos ou tentados antes.
O preço da inovação
A inovação associada à criatividade tem um custo alto. São 695 dólares. “Se até a metade do que seus criadores prometem for verdadeira, pode valer cada centavo”, avalia Jesus Diaz, o autor da matéria da Fast Company. Segundo ela, a jaqueta compartilha muitas das propriedades mágicas do calor absorvente do grafeno e, em seguida, o aquece ao longo do tempo, conduzindo eletricidade, repelindo as bactérias e dissipando a umidade excessiva de seu corpo. É a primeira jaqueta do mundo fabricada com material notoriamente difícil de fabricar.
O grafeno é a forma mais fina possível de grafite, encontrável no seu lápis cotidiano. É puramente bidimensional, uma única camada de átomos de carbono que possui propriedades inacreditáveis que um dia irão revolucionar tudo, da engenharia aeroespacial à medicina. Seus usos diversos são aparentemente infinitos: ele pode parar uma bala se você adicionar camadas suficientes.
Jesus Diaz destaca que o material pode mudar a cor do seu cabelo sem efeitos adversos. Pode transformar as paredes da sua casa em um detector de incêndios. Segundo o marketing da Vollebak, “o material é tão forte e tão elástico que as fibras de uma teia de aranha revestida de grafeno poderiam pegar um avião em queda”.
Apesar de sua imensa promessa, o grafeno ainda não é usado amplamente em produtos de consumo. É o resultado do fato fato de que é difícil manipular e fabricar em quantidades industriais. O processo de desenvolvimento da jaqueta do Vollebak, de acordo com os fundadores Steve e Nick Tidball, levou anos de pesquisa intensiva, durante a qual a empresa trabalhou com o mesmo material que construiu o maiô de Speedo de 2008 da Michael Phelps. A roupa de competição foi banida por desequilibrar as disputas.
“Definitivamente, o graphene continua sendo extremamente difícil de se trabalhar, incrivelmente caro para produzir e muito difícil de ser produzido em grandes quantidades, então o processo não tem sido fácil”, diz Steve Tidball por e-mail ao colaborador da Fast Company. “E até dois anos atrás, essa jaqueta teria sido impossível de fazer em sua forma atual.”
Na era do carbono
Para Tidball, projetar e produzir a jaqueta de US $ 695 foi apenas parte do desafio. “A segunda etapa do processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D), e possivelmente ainda mais interessante, é a que estamos começando agora”, disse o empresário a Jesus Diaz. “Ao lançar os casacos de grafeno para o mundo como protótipos experimentais, nosso objetivo é abrir nosso processo de P&D e acelerar a descoberta, finalmente tirando o grafeno dos laboratórios de pesquisa e chegando ao campo”.
A esperança é que, uma vez que as pessoas peguem suas mãos na jaqueta, elas comecem a experimentá-las – como os beta testers do produto e os pesquisadores para novas aplicações. “Estamos procurando aproveitar o poder coletivo dos primeiros adeptos como um grupo de teste para fazer isso”, diz Tidball. “Acreditamos que entre eles provavelmente descobrirão coisas que simplesmente não sabemos. Traz escala maciça à nossa capacidade de experimentar o material para ver o que ele pode fazer ”.
Por exemplo, alguém pode hackear o material condutor para fazer com que o casaco possa carregar um telefone simplesmente colocando-o no bolso. Outros novos recursos também podem aproveitar as propriedades dos materiais. A empresa espera aprender mais sobre seu novo potencial material através da experimentação de seus usuários – e depois voltar à mesa de desenho para lançar uma nova versão.
Tendência exponencial
“Nossa visão é que a tecnologia vestível ficará cada vez mais invisível nos próximos 10 a 20 anos”, explica Tidball. “Em vez de usá-lo sobre seus olhos ou em seu pulso, ele será incorporado à medida que a roupa e a tecnologia simplesmente se fundem. Acreditamos que a capacidade do grafeno de conduzir calor e energia e resistir a forças insanas, acrescentando massa zero, deve torná-lo central para a história. E quando a roupa pode começar a conduzir calor e eletricidade, todos os tipos de coisas legais podem começar a acontecer. Isso significa que, na próxima década, suas roupas podem começar a se tornar uma plataforma para outras inovações. E é disso que estamos interessados. ”
É revelador que o Vollebak tenha se inspirado no primeiro computador da Apple – uma placa-mãe que os entusiastas do computador tinham de colocar em um gabinete e se conectar a um monitor por conta própria. “O fato de agora se parecer com um artefato do século 19 mostra que toda a tecnologia precisa começar em algum lugar”, diz Tidball. “Em tecnologia, você pode chegar cedo ou atrasado. Decidimos chegar cedo.
Fonte:
Jesus Diaz fundou o novo Sploid para a Gawker Media após sete anos trabalhando no Gizmodo, onde dirigiu a história do iPhone 4 perdida em um bar. Ele é diretor de criação, roteirista e produtor do The Magic Sauce e escritor colaborador da Fast Company.
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