A pandemia da COVID-19 despertou uma série de preocupações e inseguranças em todo o mundo. No Brasil, assuntos como a desigualdade social e as consequências do cenário para as classes mais baixas vieram à tona, junto a uma série de questionamentos como: os moradores das favelas do país vão ser mais afetados? Os abalos financeiros serão mais drásticos para essa parcela da população? Como os pequenos negócios vão sobreviver neste contexto?
De acordo com uma pesquisa liderada pelo Outdoor Social Inteligência, uma das soluções encontradas pelos empreendedores das maiores comunidades do país para manterem as portas abertas é a venda online, que já é realidade ou está nos planos de 53% dos entrevistados. Entre os mais jovens, chamados geração Y, o número sobe para 58%. E para os empreendedores com menos de 5 anos de atuação, esse número é de 65%.
O Outdoor Social – negócio que atua no mercado brasileiro de publicidade instalando painéis publicitários para a comunicação nas periferias e no desenvolvimento de pesquisas de opinião e consumo com este público – ainda ressalta que mais da metade dos empreendedores estão na faixa etária que vai dos 36 aos 55 anos (54%). A geração Y (20 a 35 anos) fica em segundo lugar (38%) e os Baby Boomers, com mais de 56 anos, são minoria (11%).
“Vimos a necessidade de compreender as consequências do cenário atual para os empreendedores das periferias e como eles reagiram à crise. Para eles, a reabertura dos comércios era uma necessidade urgente, mas eles também se reinventaram e estão usando muito a tecnologia a favor deles, com as vendas online”, explica Emília Rabello, fundadora do Outdoor Social.
Pesquisa de opinião pública Periferia G10 – Ampliado Negócios e o Covid 19
Realização: Outdoor Social Inteligência
Metodologia: Pesquisa telefônica, realizada no mês de junho, quantitativa por amostragem, tendo como base empresários com negócios na área do G10. Foram realizadas o equivalente a 400 entrevistas, sob o cálculo de uma margem de erro média de 5%, com 95% de nível de confiança.
Comunidades pesquisadas: Cidade de Deus (AM), Pirambú (CE), Sol Nascente (DF), Coroadinho (MA), Aglomerado da Serra (MG), Baixada da Estrada Nova Jurunas (PA), Baixada da Condor (PA), Casa Amarela (PE), Rocinha (RJ), Complexo do Alemão (RJ), Complexo Maré (RJ), Rio das Pedras (RJ), Paraisópolis (SP) e Heliópolis (SP).
Sobre o Outdoor Social
Criado em 2012, o Outdoor Social® é um negócio de impacto que atua no mercado brasileiro de publicidade como uma mídia OOH para a comunicação com a periferia e no desenvolvimento de pesquisas de opinião e consumo com este público. Presente em 6.200 comunidades em todo o país, a empresa conta com 150 agentes comunitários, responsáveis pela análise do local, cadastramento e contato junto a moradores de comunidades que cedem seus muros para a colação de painéis publicitários, grafites ou promoções, de forma remunerada. Com uma economia circular e gerando renda dentro das favelas, o sistema já beneficiou mais de 30 mil famílias.
Para mais informações: www.outdoorsocial.com.br ou pelo Instagram @outdoorsocial
Em resumo