terça-feira, dezembro 3, 2024
24 C
Belo Horizonte

Descomplique a organização de ideias. Fortaleça a imaginação

Com o Curso de Como Escrever Histórias Sobre Futuros, aprenda a estruturar textos sobre tendências que impactarão o futuro, desde artigos até documentários para televisão. Utilize templates para preencher atividades, desenvolva habilidades de escrita e identifique tendências que impactarão o futuro das pessoas, da sociedade e do planeta....

Uma em duas pessoas será obesa em 2025, segundo FAO

A obesidade atingia 672 milhões de adultos, 124 milhões de crianças e adolescentes (de 5 a 19 anos) e 40 milhões de crianças com menos de 5 anos. Foto: Pixabay
A obesidade atingia 672 milhões de adultos, 124 milhões de crianças e adolescentes (de 5 a 19 anos) e 40 milhões de crianças com menos de 5 anos. Foto: Pixabay

ONU

A obesidade e outras formas de desnutrição afetam uma em cada três pessoas no mundo. As projeções indicam que essa proporção será de uma em cada duas em 2025, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O relatório mais recente da FAO mostrou que a fome afetava 821 milhões de pessoas no mundo em 2017. Já a obesidade atingia 672 milhões de adultos, 124 milhões de crianças e adolescentes (de 5 a 19 anos) e 40 milhões de crianças com menos de 5 anos, segundo dados referentes a 2016.

No Brasil, enquanto a fome atinge menos de 2,5% da população, a obesidade já afeta quase 20% dos brasileiros. Em algumas regiões, como o Nordeste, outras facetas da má nutrição persistem — a desnutrição infantil, por exemplo, segue acima dos 5%.

O alerta é feito no Dia Mundial da Alimentação, lembrado no dia 16 de outubro. A data tem como objetivo renovar a urgência com o compromisso com a Agenda 2030
e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente a erradicação da pobreza e da fome.

O Dia Mundial da Alimentação deste ano também marca o aniversário de 74 anos da FAO. Este ano, a campanha tem como tema: “Nossas ações representam o nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”.

Obesidade no mundo e no Brasil

Durante o evento do Dia Mundial da Alimentação 2019, a procuradora-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Barreto, manifestou preocupação com o aumento dos índices de sobrepeso e obesidade no Brasil. “É necessário o desenvolvimento de políticas públicas efetivas”, declarou.

Para Ruy Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), as taxas de sobrepeso e obesidade no Brasil são alarmantes. “É um tema que merece uma aproximação não somente agrícola, mas do ponto de vista de saúde pública.”

Welligton Coimbra, secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, disse que o Dia Mundial da Alimentação reafirma o “compromisso com sistemas de alimentação saudáveis, com a segurança alimentar e nutricional e com o direito à alimentação adequada”. Segundo ele, o Brasil saiu do mapa da fome, mas é preciso seguir com os esforços de combate a esse flagelo.

O presidente em exercício da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Cleber Soares, ressaltou a relevância da produção de alimentos para abastecer a população.

Já o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Jorge Seif Junior, falou sobre o papel do Brasil como um dos grandes produtores mundiais de alimentos e sobre a importância da agricultura familiar.

Edições anteriores

Relatório da WWF denuncia redução de 73% da população de vida selvagem

Populações de vida selvagem diminuem 73%, diz relatório da...

Futuro da engenharia civil: a profissão em 2025

As transformações da sociedade, inclusive com a introdução de novos modelos de negócios, criam oportunidades para os profissionais de engenharia civil

População do país vai parar de crescer em 2041

IBGE As primeiras Projeções de População do IBGE com dados...

Futuro do mercado de trabalho: Oxfam atesta crescimento da desigualdade

Entre 2020 e 2023, os pagamentos totais de dividendos...

Pesquisa investiga ativismo de jovens nas direitas radicais do Brasil e da Alemanha

A psicóloga Beatriz Besen analisa a complexa paisagem de...
Verified by MonsterInsights