sexta-feira, novembro 22, 2024
22.5 C
Belo Horizonte

TIM lança primeiro laboratório 5G do Nordeste

Em parceria com a Nokia e o VIRTUS/UFCG, operadora ativa rede experimental 5G no campus da universidade, em Campina Grande, para desenvolver soluções aplicadas nas áreas de software e automação. Foto: Divulgação
Em parceria com a Nokia e o Virtus/UFCG, operadora ativa rede experimental 5G no campus da universidade, em Campina Grande, para desenvolver soluções aplicadas nas áreas de software e automação. Foto: Divulgação

A TIM fechou parceria com o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Virtus) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia para a ativação do primeiro primeiro laboratório 5G do Nordeste. O TIM 5G Living Lab é um projeto que utiliza a nova tecnologia em rede real da operadora, conforme licença específica da Anatel.

A cidade de Campina Grande (PB) foi a escolhida para abrigar o novo laboratório, o terceiro no Brasil, que tem como foco a criação de soluções e inovação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software e automação. “Com a ativação do terceiro projeto TIM 5G Living Lab, a operadora reitera seu compromisso com o Brasil para o desenvolvimento de aplicações, produtos e serviços de forma a promover desde já a tecnologia e novos modelos de negócios que melhorem a vida das pessoas e impulsionem o desenvolvimento do país frente ao cenário internacional”, afirma Janilson Bezerra, Head de Innovation & Business Development da TIM Brasil.

Para liderar um ecossistema favorável ao 5G no Brasil, a TIM optou por atuar no engajamento de empresas de tecnologias, fundações e instituições de pesquisas e ambientes empreendedores para o desenvolvimento de aplicações, produtos e soluções. As aplicações em rede de quinta geração dependerão de tecnologias especificas, como o Mobile Edge Computing (MEC), para viabilizar as altas taxas de transmissão de dados e a baixa latência.

E, para isso, as competências na área de programação desenvolvidas no ambiente universitário serão cada vez mais relevantes na formação dos profissionais.
O Virtus e o ecossistema de PD&I junto ao Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG vêm desenvolvendo parcerias com empresas de diferentes setores há mais de 15 anos.

A missão do Virtus é criar novas opções de futuro por meio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica com parceiros da indústria, nas mais diversas áreas de tecnologia da informação, comunicação e automação. Em parceria com a Nokia, o Virtus vem atuando em soluções na área de computação na borda e IoT, com foco em diferentes domínios de aplicação, como educação e segurança. A partir dessa experiência, o próximo passo natural foi a integração com redes de alta velocidade através do TIM 5G Living Lab.

“A implantação do 5G Living Lab aqui em Campina Grande destaca novamente o pioneirismo da UFCG no desenvolvimento tecnológico regional. Com toda a experiência adquirida em projetos de PD&I no Virtus com diferentes parceiros da indústria, esperamos que esse novo lab se torne um vetor de soluções inovadoras, além de potencializar o desenvolvimento científico e tecnológico regional, com impacto nacional e internacional”, Danilo F. S. Santos, Presidente do Conselho Deliberativo do Virtus/UFCG.

“A tecnologia 5G trará casos de uso inovadores tanto em aplicações para indústrias quanto para consumidores finais. Ao aliar ultrabaixa latência, velocidade e alta capacidade, o 5G possibilitará uma série de benefícios para diferentes mercados respondendo a desafios de produtividade, segurança e disponibilidade de rede. A parceria TIM, Núcleo Virtus e Nokia vem para liderar essa implementação no Nordeste e reforçar o compromisso das empresas na rápida adoção desta tecnologia”, reforça Wilson Cardoso, Chief Solutions Officer da Nokia para a América Latina.

Apresentação

No dia 18 de outubro, a comunidade teve acesso a inovações possibilitadas pelo avanços tecnológicos, no espaço no campus da UFCG. Confira o que foi destaque:

Construção Civil: No estande da CASE Construction Equipment, uma das marcas da CNH Industrial, o público conheceu a primeira retroescavadeira da América Latina conectada à rede 5G: A inovadora retroescavadeira conceito 580N Wireless da CASE, que chegará ao mercado em breve, possui tecnologia que permite que todos os comandos da máquina sejam feitos por um tablet que pode ser posicionado no local anteriormente ocupado pelo painel de controle, ou próximo ao para-brisa para maior ergonomia em condições de deslocamento da máquina, ou, ainda, ser posicionado na coluna traseira para maior interação quando da operação da escavadeira, além de poder ser retirado e comandado pelo operador da máquina à distância.

Somada a todas essas possibilidades, a tecnologia elimina 50% dos chicotes elétrico, que têm alto custo de desenvolvimento e alterações, além de maior dificuldade de gerenciamento diário. Na 580N Wireless, todos os atuais comandos exibidos no painel de controle da máquina foram transferidos para acesso via tablet: ignição do motor, rotações do motor, horímetro, velocidade em km/h, nível de óleo, nível de combustível, pressão de óleo, luzes de trabalho, ar-condicionado, buzina, pisca-alerta, rádio, limpador de para-brisa, entre outros.

“O tablet comanda a máquina ao mesmo tempo que se conecta a todos os serviços CASE e todos os dispositivos ao redor. Em se tratando de automação, servitização, digitalização e eletrificação, a CNH Industrial está sempre a frente”, afirma Felipe Moreira, gerente de desenvolvimento de produto da CASE Construction Equipment. Em um futuro próximo, a máquina conectada vai desempenhar diversas atividades de forma remota, telecomandada e autônoma.

Saúde: demonstração do VR Fisioterapia. A aplicação em Realidade Virtual foi desenvolvida em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e tem por objetivo auxiliar pacientes com limitações físicas e neurológicas. Com a solução, o fisioterapeuta tem acesso a uma interface que possibilita a criação de exercícios personalizados, podendo ser ajustados em amplitude, velocidade, objetivo e duração, de acordo com a necessidade de cada um. Para o paciente, o benefício está na possibilidade de realizar exercícios repetitivos de maneira gamificada, tornando a atividade mais motivadora. Parceria com o instituto Sidia.

Educação: aplicação da realidade aumentada em um contexto de educação com foco no compartilhamento de conteúdo multimídia em grandes volumes através da tecnologia MEC (Multi-Access Edge Computing). Parceria com o Virtus/UFCG.

Indústria: demonstração de inspeções e levantamentos remotos por drone, primeiro da América Latina conectado à rede 5G, com transmissão em tempo real de dados e imagens em 4K. A capacidade de disponibilizar imagens com alta resolução e detalhamento em tempo real para qualquer local, capturadas com segurança e praticidade através de drones, vai contribuir significativamente em situações de emergência nos segmentos da Indústria e Meio Ambiente, em que se exige informação precisa e ágil para rápida resposta. Parceria Neo Vision.

Casa Conectada: exibição sobre como o 5G irá ampliar de forma exponencial o Acesso Fixo sem Fio (FWA), que é outro grande avanço que a nova tecnologia irá permitir ao potencializar a ampliação da cobertura, via rede móvel. Também foram feitas demonstrações de vídeos em 4k e Cloud Gaming. Parceria com Microsoft e Nokia.

Agronegócio: Com o objetivo de levar a transformação digital ao campo e, assim, alavancar a produtividade e competitividade do setor, a Logicalis mostrou algumas de suas soluções para o segmento. Foram demonstradas as soluções de detecção de pragas por análise de imagens e detecção de uso de EPIs, ambas baseadas em video analytics.

Outro destaque foi uma aplicação de internet das coisas no campo, por meio de uma estação meteorológica que conta com sensoriamento detalhado com foco na coleta de dados massiva sobre o microclima das propriedades rurais. A tecnologia mostra como a realidade aumentada e os vídeos em alta definição ajudarão o agronegócio. Parceria Logicalis.

Em resumo

Edições anteriores

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

Por que a demissão de gerentes e diretores de empresas acelerou?

Cortes em grandes quantidades de empregos de profissionais de...

Por que as buscas por “O Conto da Aia” estão crescendo

Pesquisas sobre livros distópicos, como "O Conto da Aia"...
Verified by MonsterInsights