quinta-feira, novembro 21, 2024
23 C
Belo Horizonte

Plataforma promove compartilhamento de energia

Startup dos estudantes Roger Mathews e Gustavo Soares facilita o acesso à energia solar
Startup dos estudantes Roger Mathews e Gustavo Soares facilita o acesso à energia solar

Radar do Futuro

Se depender dos estudantes mineiros Roger Mathews Arruda Santos, de Sistemas da Informação, e Gustavo Soares Eleutério, de engenharia elétrica, de Montes Claros, a energia solar será cada vez mais acessível à população nos próximos anos. Segundo eles mesmos, esta é uma missão,  assumida desde o momento em que, ao estudar com profundidade o mercado, perceberam que o principal problema que torna a energia solar menos atrativa é o alto investimento inicial. E, levando em conta os altos custos de energia elétrica, identificaram uma boa oportunidade de negócios, com foco em energia solar e financiamento pulverizado.

Eles investiram no aproveitamento de negócios inovadores com a criação da startup Envesty, uma plataforma destinada ao investimento na fonte de energia. E começam a colher resultados promissores. O mercado tende a sair ganhando. Um reconhecimento de peso é, agora, o apoio do projeto Academic Working Capital (AWC), do Instituto TIM, que foca em diversos segmentos de negócio, com cases de sustentabilidade e meio ambiente.

Participantes da edição de 2018 do AWC, o programa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM, estão desenvolvendo startups com foco em sustentabilidade e meio ambiente, com o objetivo de mostrar ao mercado que, trabalhar com a sustentabilidade, é um processo de mudança de cultura e precisa ser pensado a longo prazo. O programa contribuiu para o nascimento da Envesty, destinada a oferecer uma nova forma de financiamento para projetos de energia solar, menos burocrática e com juros menores, utilizando o modelo de P2P lending — modelo de empréstimo coletivo — e também outras fontes de financiamento”.

Oportunidades da sustentabilidade

Ainda pouco explorados, investimentos em iniciativas sustentáveis têm se apresentado como ótima oportunidade para o empreendedorismo. Novos modelos de negócios podem oferecer conceitos modernos de sustentabilidade, importantes para gerar resultados positivos dentro de pequenas e médias empresas. Em pesquisa realizada em 2017 pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), a maior parte dos respondentes reconheceu que a sustentabilidade é um tema inserido nas universidades através das disciplinas, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Porém, apenas três dos oito respondentes afirmaram que a universidade onde atuam faz parte da plataforma global das Nações Unidas de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior (PMRE) e metade dos respondentes não soube afirmar.

A sustentabilidade é um fator importante para que empresas sejam mais competitivas e lucrativas, capazes de proporcionar impactos positivos para a sociedade. O conhecimento e bagagem universitária são extremamente importantes para esse processo cultural. O grande desafio é tornar esse nicho mais transversal em termos de negócios e criar uma cultura de sustentabilidade em diversos setores do mercado.

Busca por resultados

“Aquela história de realizar campanhas de sustentabilidade apenas com o intuito de valorizar a marca em uma situação pontual funciona apenas para nichos e contextos muito específicos e pode não ter um efeito duradouro. Um discurso que reforce as melhorias a longo prazo com certeza é mais efetivo. A sustentabilidade por si só não é tão valorizada no Brasil, por isso sempre reforço com os alunos do projeto, a importância ao desenvolver negócios desse segmento. É difícil transmitir o valor disso para as pessoas, investir em algo que não vai ter um resultado instantâneo, é desafiador”, explica André Dib, Coach de Aceleração do AWC, responsável pelos nichos de Sustentabilidade e meio Ambiente.

O Academic Working Capital é voltado aos estudantes em fase final de graduação que possuem seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com soluções tecnológicas ou de inovação. Os universitários recebem acompanhamento, orientação de negócios e recursos financeiros para transformar sua ideia em um produto ou negócio. Em suas três primeiras edições, o AWC já apoiou o desenvolvimento de cerca de 80 projetos. Este ano, o AWC conta com 32 grupos, sendo 86 alunos de faculdades de oito estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Bahia).

O Instituto TIM

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (da educação infantil à graduação); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e mais de 60 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o país, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 400 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

Em resumo

Edições anteriores

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

Por que a demissão de gerentes e diretores de empresas acelerou?

Cortes em grandes quantidades de empregos de profissionais de...

Por que as buscas por “O Conto da Aia” estão crescendo

Pesquisas sobre livros distópicos, como "O Conto da Aia"...
Verified by MonsterInsights