terça-feira, maio 13, 2025
23 C
Belo Horizonte

Perdemos o senso de espontaneidade?

Jovens perderam o senso de espontaneidade? Nova pesquisa da Desperados revela que menos de um em cada 10 faz planos com menos de 24 horas de antecedência

O desejo da Geração Z por espontaneidade está lutando para sobreviver em uma cultura cada vez maior de planejamento e reflexão excessivos. A constatação integra os dados de uma nova pesquisa global, encomendada pela Desperados, fabricante de cervejas. O estudo revela que quase metade da Geração Z (42%) gostaria de ser mais espontânea. No entanto, um terço afirma que pensar demais (33%) os impede de viver instintivamente, e aqueles entre 25 e 34 anos são os que mais pensam demais, com 4 em cada 10 (38%) citando isso como um obstáculo.

Mais da metade (52%) da Geração Z e dos Millennials não foram a um show, evento ou mesmo a uma saída à noite com menos de 24 horas de antecedência nos últimos seis meses. Mas mesmo isso é demais para alguns, já que 14% dos entrevistados admitem nunca ter dito sim a um evento planejado com menos de 24 horas de antecedência.

Limitações

Sete em cada 10 (68%) da Geração Z costumam fazer planos com mais de uma semana de antecedência, com mais de um terço (36%) optando por fazer planos com pelo menos duas semanas de antecedência.

Provando que o desejo de viver o momento pode ser reprimido por aqueles ao seu redor, mais de um terço (36%) da Geração Z afirma que ter um círculo social mais espontâneo tornaria mais fácil para eles próprios serem mais espontâneos.

Além disso, esse público continua a procurar lugares nas redes sociais em vez de fazer isso espontaneamente. 52% da Geração Z afirmam confiar nas redes sociais para fazer planos, e quase um quarto (23%) dizem que gostariam de fazer isso menos.

A pesquisa global revela que os britânicos são a nação menos espontânea, já que quase um terço da população (32%) admitiu que raramente ou nunca são espontâneos. Dois em cada 10 britânicos (19%) fazem a maioria dos seus planos com mais de um mês de antecedência.

A pesquisa dá continuidade à nova campanha global da Desperados; The Beer with Latin Vibe , lançada no início deste ano, liderada por uma parceria com o artista musical colombiano mundialmente renomado e vencedor do Grammy Latino, OVY ON THE DRUMS, como diretor criativo.

Em sua primeira incursão no novo papel, OVY colaborou com o rapper venezuelano MICRO TDH para lançar “GUAO GUAO” – uma nova faixa que celebra a vibração, energia e espontaneidade da cultura latina e sua capacidade de trazer momentos de alta energia aos cenários mais improváveis.

Ligia Patrocinio, Diretora Global da Desperados, afirmou: “A pesquisa mostra claramente que há uma real falta de espontaneidade entre as gerações mais jovens. O impulso existe, mas as restrições do dia a dia – sejam elas o trabalho, as redes sociais ou a reflexão excessiva – impedem a Geração Z de viver a vida com mais liberdade. Com o espírito latino como parte integrante da identidade da nossa marca na Desperados, queremos nos inspirar nessa cultura vibrante – e em tudo o que ela representa – para incentivar esse público a se libertar das restrições e viver uma vida mais espontânea e divertida, criando ótimas memórias.”

Campanha

Esta campanha marca o início da Avenida Desperados; uma série de eventos que tomam conta das ruas de diversas cidades europeias para transformá-las em zonas de festa na América Latina. A iniciativa foi iniciada com o Superlatino em Madri, uma experiência de supermercado pop-up com uma apresentação surpresa de OVY ON THE DRUMS e MICRO TDH, além de mais de 100 criadores para dar vida à iniciativa.

Para eventos futuros, varandas, vitrines e até becos fornecerão o cenário para experiências espontâneas que sequestram e elevam momentos cotidianos em uma celebração da cultura latina e tudo o que ela tem a oferecer, enquanto a marca constantemente encontra novas maneiras de envolver e entreter a comunidade Desperados.

Importante


Pesquisa conduzida pela One Poll entre 25 de março e 2 de abril de 2025, com 10.000 entrevistados nacionais no Reino Unido, Holanda, Polônia, Espanha e Alemanha

FONTE: GLOBE NEWSWIRE

Em resumo


Descubra mais sobre Radar do futuro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Edições anteriores

Impactos da IA generativa: pessoas mais produtivas e menos motivadas

Estudo da Universidade Zhejiang, da China, revela o lado...

Conversas sobre o futuro: saúde mental & qualidade de vida – 1 de maio

Como será a saúde mental no futuro? Cientistas avaliam...

IA acelera mudanças no mercado de trabalho e exige reinvenção profissional, alerta especialista

Habilidades humanas serão o principal diferencial diante da era...

Conversas sobre o futuro: saúde mental & qualidade de vida – 1 de maio

Como será a saúde mental no futuro? Cientistas avaliam...

Adolescentes e redes sociais: Estados Unidos vivem uma crise nacional de saúde mental

Pesquisa do Pew Research Center revela adolescentes preocupados com...