quinta-feira, novembro 21, 2024
22.4 C
Belo Horizonte

Pandemia: êxodo urbano impulsiona franquias no interior e litoral

Divulgação

Com a migração de pessoas trabalhando em home office e aumento de locações por meio do Airbnb: cresce público fora dos grandes centros

A procura por cidades do interior e litorâneas para abrir uma franquia já vinha crescendo nos últimos anos. Com a pandemia, isolamento social e as novas práticas de trabalho como o Home Office, permitiram que mais famílias buscassem os municípios menores para viverem. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), são cerca de 90 milhões de pessoas que representam o imenso potencial do interior e litoral para expansão de franquias. De cada 10 cidades interioranas, o franchising está presente em quatro, segundo a Associação Brasileira de Franchising(ABF).

Além de representar 40% do consumo nacional, as cidades menores também têm atrativos que vão além dos benefícios econômicos, segundo o IBGE. Um clima mais ameno e um ritmo de vida menos intenso do que as metrópoles atrai cada vez mais novos franqueados para o interior.

Segundo dados do Grupo Zap, especializado em aluguéis de imóveis, nos cinco primeiros meses de 2021, a procura por imóveis nas cidades com mais de 100 quilômetros de distância de São Paulo capital subiu 340% na comparação entre janeiro e maio antes da pandemia.

O movimento também abrange locações temporárias. No Airbnb, o destaque é a procura por destinos classificados pelo site como “hiperlocais” – a até 300 quilômetros dos centros urbanos. Entre os que mais cresceram nos rankings, estão Sorocaba (SP), Capão da Canoa (RS), Domingos Martins (ES), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Juquehy (SP).

Com esse público que busca a moradia em lugares menores, e os turistas que buscam esse turismo de isolamento, as franquias, desde 2020 estão com o movimento de lançarem modelos mais enxutos e investindo na qualificação de franqueados que queiram mudar de vida para estes municípios. Foi o caso do CEBRAC que lançou em Abril de 2021, o modelo S-Edtech de 90 Mil reais e que possibilita ganho bruto de até 100 mil e faturamento de 20% deste valor. No CEBRAC, a revolução tecnológica possibilitou que o sistema Pronline, presencial e online levasse a tecnologia às aulas, diminuindo os espaços físicos, e com isso, possibilitando a criação do novo modelo de negócio.

“Antes, os moradores precisavam se deslocar até as grandes cidades para terem uma formação melhor, agora, todos(a) têm a possibilidade de terem a mesma formação em cidades menores. Abre um campo vasto para a geração de renda naquele lugar e o franqueado fatura bem investindo um capital mais baixo”, explica Rogério Silva, CEO do CEBRAC.

Para Ruy Barros, consultor de negócios do Sebrae-SP, investir em franquias em cidades do interior traz algumas vantagens, como: concorrência menor, aluguel de imóveis mais baratos e facilidade na fidelização de clientes.

“Com o isolamento social, vimos muitas de nossas unidades do interior conseguirem negociar pontos e conseguir lugares mais estratégicos para operar. Nós da franqueadora, fazemos um estudo das localidades mais promissoras, com geolocalização e auxiliamos na implantação das operações”, explica Rogério Silva, CEO do CEBRAC.

Outra rede que foca em cidades do interior é a Maria Brasileira, rede de franquias que realiza a intermediação no serviço de diaristas. No final do ano passado a rede fechou com um crescimento de 110%. “O valor inicial de investimento na Mary Help é mais baixo em cidades menores, pois há menos custos na montagem do escritório. O franqueado pode optar por trabalhar para sempre em home based ou caso ele futuramente opte por abrir uma unidade física, ele também pode”, explica José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help. Em cidades de 30 a 70 mil habitantes com o investimento inicial de 32 mil reais.

Outro modelo ideal para o interior é a Odonto Special que lançou neste ano o modelo de microfranquia com investimento até 90 mil reais, para cidades com até 70 mil habitantes. A ação visa converter clínicas já existentes e realizar uma modernização do espaço com as características da rede de franquias. “Com isso, nosso objetivo é levar a rede para pequenos municípios em todo o país, já que a conversão para a microfranquia terá um custo mais acessível e com um modelo de negócio pronto, seguro e rápido”, explica Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes e sócio da marca.

De acordo com Felipe Abreu, mestre em Odontologia e sócio da rede, esta também é uma opção para que o profissional que já tem sua clientela, não perca a referência na cidade. “Com a conversão da clínica, o dentista fará um upgrade no seu consultório com uma marca que conta com um nome de peso, como o da Sabrina Sato, e ainda terá todo o suporte nos negócios oferecido por uma rede de franquias”, finaliza.

Veja mais sobre o modelo mais enxuto CEBRAC:

Raio -x (Ficha Técnica)

Modelo de franquia: Cebrac S-Edtech

Investimento inicial (Valor da taxa de franquia e capital inicial inclusas neste valor): de R﹩100 mil

  • Taxa de franquia: R﹩30 mil
  • Capital de giro: R﹩95 mil Royalties: 10%
  • Taxa de publicidade: 0% (Base de Cálculo: Faturamento bruto)
  • Faturamento médio bruto mensal:100 mil reais
  • Lucro médio mensal: De 20%
  • Prazo médio de retorno do investimento: 24 meses
  • Funcionários: A partir de 08 funcionários
  • Metragem média:200 m²
  • Contato para expansão: Thiago Busignani
  • E-mail para expansão: expansao@cebrac.com.br
  • Telefone para expansão: (43) 3026-8989

SOBRE O CEBRAC

O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes.

Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse: https://www.cebrac.com.br

  • Informações da Assessoria de Comunicação

Em resumo

Edições anteriores

Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial pretendem impulsionar aplicações da tecnologia no país

Localizadas em diferentes regiões do Brasil, unidades serão voltadas...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

Por que a demissão de gerentes e diretores de empresas acelerou?

Cortes em grandes quantidades de empregos de profissionais de...

Por que as buscas por “O Conto da Aia” estão crescendo

Pesquisas sobre livros distópicos, como "O Conto da Aia"...
Verified by MonsterInsights