Com a migração de pessoas trabalhando em home office e aumento de locações por meio do Airbnb: cresce público fora dos grandes centros
A procura por cidades do interior e litorâneas para abrir uma franquia já vinha crescendo nos últimos anos. Com a pandemia, isolamento social e as novas práticas de trabalho como o Home Office, permitiram que mais famílias buscassem os municípios menores para viverem. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), são cerca de 90 milhões de pessoas que representam o imenso potencial do interior e litoral para expansão de franquias. De cada 10 cidades interioranas, o franchising está presente em quatro, segundo a Associação Brasileira de Franchising(ABF).
Além de representar 40% do consumo nacional, as cidades menores também têm atrativos que vão além dos benefícios econômicos, segundo o IBGE. Um clima mais ameno e um ritmo de vida menos intenso do que as metrópoles atrai cada vez mais novos franqueados para o interior.
Segundo dados do Grupo Zap, especializado em aluguéis de imóveis, nos cinco primeiros meses de 2021, a procura por imóveis nas cidades com mais de 100 quilômetros de distância de São Paulo capital subiu 340% na comparação entre janeiro e maio antes da pandemia.
O movimento também abrange locações temporárias. No Airbnb, o destaque é a procura por destinos classificados pelo site como “hiperlocais” – a até 300 quilômetros dos centros urbanos. Entre os que mais cresceram nos rankings, estão Sorocaba (SP), Capão da Canoa (RS), Domingos Martins (ES), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Juquehy (SP).
Com esse público que busca a moradia em lugares menores, e os turistas que buscam esse turismo de isolamento, as franquias, desde 2020 estão com o movimento de lançarem modelos mais enxutos e investindo na qualificação de franqueados que queiram mudar de vida para estes municípios. Foi o caso do CEBRAC que lançou em Abril de 2021, o modelo S-Edtech de 90 Mil reais e que possibilita ganho bruto de até 100 mil e faturamento de 20% deste valor. No CEBRAC, a revolução tecnológica possibilitou que o sistema Pronline, presencial e online levasse a tecnologia às aulas, diminuindo os espaços físicos, e com isso, possibilitando a criação do novo modelo de negócio.
“Antes, os moradores precisavam se deslocar até as grandes cidades para terem uma formação melhor, agora, todos(a) têm a possibilidade de terem a mesma formação em cidades menores. Abre um campo vasto para a geração de renda naquele lugar e o franqueado fatura bem investindo um capital mais baixo”, explica Rogério Silva, CEO do CEBRAC.
Para Ruy Barros, consultor de negócios do Sebrae-SP, investir em franquias em cidades do interior traz algumas vantagens, como: concorrência menor, aluguel de imóveis mais baratos e facilidade na fidelização de clientes.
“Com o isolamento social, vimos muitas de nossas unidades do interior conseguirem negociar pontos e conseguir lugares mais estratégicos para operar. Nós da franqueadora, fazemos um estudo das localidades mais promissoras, com geolocalização e auxiliamos na implantação das operações”, explica Rogério Silva, CEO do CEBRAC.
Outra rede que foca em cidades do interior é a Maria Brasileira, rede de franquias que realiza a intermediação no serviço de diaristas. No final do ano passado a rede fechou com um crescimento de 110%. “O valor inicial de investimento na Mary Help é mais baixo em cidades menores, pois há menos custos na montagem do escritório. O franqueado pode optar por trabalhar para sempre em home based ou caso ele futuramente opte por abrir uma unidade física, ele também pode”, explica José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help. Em cidades de 30 a 70 mil habitantes com o investimento inicial de 32 mil reais.
Outro modelo ideal para o interior é a Odonto Special que lançou neste ano o modelo de microfranquia com investimento até 90 mil reais, para cidades com até 70 mil habitantes. A ação visa converter clínicas já existentes e realizar uma modernização do espaço com as características da rede de franquias. “Com isso, nosso objetivo é levar a rede para pequenos municípios em todo o país, já que a conversão para a microfranquia terá um custo mais acessível e com um modelo de negócio pronto, seguro e rápido”, explica Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes e sócio da marca.
De acordo com Felipe Abreu, mestre em Odontologia e sócio da rede, esta também é uma opção para que o profissional que já tem sua clientela, não perca a referência na cidade. “Com a conversão da clínica, o dentista fará um upgrade no seu consultório com uma marca que conta com um nome de peso, como o da Sabrina Sato, e ainda terá todo o suporte nos negócios oferecido por uma rede de franquias”, finaliza.
Veja mais sobre o modelo mais enxuto CEBRAC:
Raio -x (Ficha Técnica)
Modelo de franquia: Cebrac S-Edtech
Investimento inicial (Valor da taxa de franquia e capital inicial inclusas neste valor): de R﹩100 mil
- Taxa de franquia: R﹩30 mil
- Capital de giro: R﹩95 mil Royalties: 10%
- Taxa de publicidade: 0% (Base de Cálculo: Faturamento bruto)
- Faturamento médio bruto mensal:100 mil reais
- Lucro médio mensal: De 20%
- Prazo médio de retorno do investimento: 24 meses
- Funcionários: A partir de 08 funcionários
- Metragem média:200 m²
- Contato para expansão: Thiago Busignani
- E-mail para expansão: expansao@cebrac.com.br
- Telefone para expansão: (43) 3026-8989
SOBRE O CEBRAC
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes.
Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse: https://www.cebrac.com.br
- Informações da Assessoria de Comunicação
Em resumo