sexta-feira, novembro 22, 2024
22 C
Belo Horizonte

O que vem por aí: 5 de maio de 2025

Em “O que vem por aí”, o Radar do Futuro apresenta a análise de conjuntura sobre acontecimentos do cenário global

CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro


Imagine como deve ser chato viver em um país civilizado, onde um dia parece sempre igual ao anterior e ao próximo. Bom mesmo é o Brasil, onde muita coisa sempre está acontecendo ou vai acontecer pela frente. A semana, que começou com representantes dos agronegócios reforçando os seus laços com o ex-presidente Bolsonaro, terminou com más notícias para o líder da extrema-direita. Há um cerco se fechando em torno da família e dos grupos de apoiadores.

O noticiário sobre joias das arábias foi substituído por novas descobertas, reveladoras do modo de ação de “elementos” que imaginaram ter a garantia de impunidade. Os novos fatos envolvem falsificação de certificados de vacinas, prisão de auxiliares diretos e a descoberta de conversas sobre a articulação do golpe de Estado dentro do Palácio do Planalto, que pretendia barrar a posse de Lula e manter o “Partido Militar” no poder, com Bolsonaro à frente.

O que vem por aí

O ambiente político segue com a expectativa de que as iniciativas contra os grupos mais próximos de Jair Bolsonaro sejam intensificadas. Condenações dos terroristas presos em 8 de janeiro, ações judiciais contra financiadores e pressões por denúncias dos auxiliares diretos fazem parte da pauta prevista.

A prisão do “Rei da Rachadinha” da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, é a notícia mais esperada pela imprensa independente. O ex-presidente tem recebido informações sobre o progresso de investigações que o Ministério Público do Rio conduz sobre o filho 02, vereador do Partido Republicanos.

CPMI de 8 de janeiro – O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), rejeitou questões de ordem apresentadas pela oposição e abriu caminho para o governo ter maioria na CPMI do 8 de Janeiro. A decisão era o que faltava para destravar a distribuição de vagas da comissão.

Ambiente político

O governo Lula sofreu uma derrota importante na semana, com a derrubada de trechos de decretos sobre o marco do saneamento básico. Outra derrota teria ocorrido com o adiamento da votação do Projeto de Lei das Fakenews. Não há, entretanto, unanimidade sobre quem foram perdedores e vencedores de fato, pois o projeto é anterior ao governo atual.

Manchetes em destaque

  • Vice-líder do governo diz que Carlos Bolsonaro “está prestes a ser preso”
  • Fraude de vacinas vira notícia nos Estados Unidos
  • STF forma maioria para derrubar indulto de Bolsonaro ao ex-deputado Daniel Silveira
  • O ministro Alexandre de Morais, do STF, sinaliza que a prisão de Bolsonaro pode estar próxima
  • STF inicia o julgamento de mais 250 envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Ambiente socio-ambiental

O desmatamento no Cerrado bateu recorde no acumulado do ano, mas Amazônia identifica queda em abril, segundo dados preliminares do Instituto de Pesquisas Especiais (Inpe). Os estudos mostram que alertas de desmate no Cerrado atingiram 2.133 km² nestes primeiros quatro meses de 2023, maior taxa para o período desde o início da série histórica do bioma, que começou em 2019. Na Amazônia, tendência de queda é incerta.

Um estudo do Banco Mundial revela que a crise climática pode levar 3 milhões de brasileiros à pobreza extrema. O cenário será influenciado por desastres naturais como inundações e secas. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o El Niño deve provocar recordes de temperatura pelo mundo neste ano. Depois de três anos sob influência do La Niña, agora um outro ciclo marcado pelo aumento das temperaturas é esperado.

Covid: fim da emergência – A Organização Mundial de Saúde anunciou nesta sexta-feira, dia 5, que a Covid não é mais uma emergência sanitária de importância internacional. A decisão foi motivada pela queda no número de casos e de mortes pela doença, aliada ao avanço da vacinação da população. Pelas estimativas da OMS, desde 2020, a doença matou mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo.

Ambiente econômico

Projeto do governo Lula que cria mecanismos para equiparar salários de homens e mulheres que exercem a mesma função foi aprovado na Câmara por ampla maioria. Na prática, o PL, que enfrentou a resistência de bolsonaristas e conservadores, prevê medidas a serem adotadas pelas empresas e patrões para garantir a equiparação salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função.

A principal delas é a instituição de uma multa para os empregadores que não respeitarem a igualdade de salários por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, que será equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido ao empregado discriminado.

13º dos aposentados – O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5) publica o decreto que antecipa o abono anual devido aos segurados e aos dependentes da Previdência Social no ano de 2023, que é conhecido como um 13º dos aposentados. Estima-se que a medida beneficie 30 milhões de brasileiros.

Ambiente tecnológico

Após o adiamento da votação do PL das Fake News, sem data para voltar a discussão no Congresso Nacional, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou um novo projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial no Brasil. A regulamentação proposta prevê a criação de sistemas para proteger os usuários quanto aos impactos dos algorítmos e iniciativas para fomentar a inovação no setor industrial brasileiro.

Alerta sobre riscos futuros – A regulamentação é urgente. Segundo o ex-chefe da IA na Google, Geoffrey Hinton, de 75 anos, a tecnologia é um perigo para a sobrevivência humana. Conhecido como o “padrinho” da inteligência artificial, Hinton, psicólogo cognitivo e cientista da computação, ele anunciou sua saída do Google em entrevista ao jornal americano The New York Times, dizendo que agora se arrepende do seu trabalho.

Mais destaques

  • Ministério público vai apurar campanha do Google contra PL das Fake News

Indicadores

A pesquisa “What Worries the World” (O que Preocupa o Mundo), realizada pelo Instituto Ipsos em 29 países e ouvindo 20.570 pessoas, revelou que seis em cada 10 brasileiros se declaram satisfeitos com o rumo que o país está trilhando.

Em março, a Goldman Sachs publicou um relatório demonstrando que a IA pode substituir o equivalente a 300 milhões de empregos em tempo integral.

Em resumo

Edições anteriores

IA generativa exige novas habilidades de 80% dos engenheiros até 2027

A Ascensão das Máquinas: A História de João e...

Notas de Conjuntura: 3 de novembro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para expectativas sobre as...

Um dia no futuro: a neurotecnologia cria boas notícias

Arnoldo, nascido em 2010, com uma doença neurológica debilitante,...

Futuro do trabalho: como a IA muda a procura por oportunidades

Inteligência Artificial muda, profundamente, o mercado de trabalho Uma das...

Quatro mitos sobre o futuro da agricultura urbana

Futuro da Alimentação: Quatro Mitos Sobre a Agricultura Vertical...
Verified by MonsterInsights