terça-feira, dezembro 3, 2024
24 C
Belo Horizonte

Descomplique a organização de ideias. Fortaleça a imaginação

Com o Curso de Como Escrever Histórias Sobre Futuros, aprenda a estruturar textos sobre tendências que impactarão o futuro, desde artigos até documentários para televisão. Utilize templates para preencher atividades, desenvolva habilidades de escrita e identifique tendências que impactarão o futuro das pessoas, da sociedade e do planeta....

Notas de Conjuntura: 16 de fevereiro de 2024

Passado o Carnaval, as Notas de Conjuntura destacam o momento em que as investigações avançam e fecham o cerco em torno do ex-presidente Bolsonaro


CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro

“Num momento em que deveríamos estar falando no aumento da produção de alimentos para o mundo, num momento em que a gente deveria estar falando em crescimento econômico, distribuição de renda e geração de empregos, nós estamos falando em guerras”. A afirmação é do presidente Luis Inácio Lula da Silva, após reunião com o presidente do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi, no Cairo, no dia 15. Além de assinarem acordos nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia, os dois líderes discutiram a guerra na Faixa de Gaza, a necessidade de reforma da governança global, o combate à fome e à pobreza, entre outros temas.

Durante a viagem, o presidente ainda participa, na Etiópia, como convidado, da Cúpula da União Africana.

Cairo, Egito, 15.02.2024 - Presidente Lula discursa na Sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes, no Cairo. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Presidente Lula discursa na Sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes, no Cairo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Acontecimentos e tendências

As gravações em vídeo e áudio que  comprovam que o ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), não foi um coadjuvante nos ataques contra a democracia foram apenas uma parte inicial dos próximos capítulos das investigações sobre os planos golpistas que resultaram na tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023. 

Muitas e muitas novidades virão nos próximos meses, com mais e mais investigações e provas sobre os acontecimentos do governo do ex-presidente. Haverá muito suspense. Inclusive sobre a capacidade de mobilização de apoiadores no evento convocado para São Paulo para o próximo dia 25. 

E daí? 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por um Carnaval tenso, com a certeza de que seria preso, especialmente após ser alvo de busca e apreensão pela Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, e ver a detenção do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, por posse de arma irregular e uma pepita de ouro, no dia 8 de fevereiro.

Segundo a jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, aliados políticos afirmam que Bolsonaro chegou a temer sua própria prisão e se emocionou ao falar sobre o ocorrido com Valdemar. Para acalmá-lo, seus auxiliares passaram a agir, enquanto pessoas próximas consultavam contatos jurídicos, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), para avaliar o risco iminente.

O que vem pela frente

A perspectiva de prisão de Jair Bolsonaro e, eventualmente, de familiares e de seus apoiadores, inclusive os militares de alta patente, cria uma nova fase no ambiente de incertezas. Praticamente está definido o fim do “se” – o presidente será preso – e entra em campo a expectativa do “quando”. 

Anote: junho deve ser o mês de grandes definições envolvendo o ex-presidente e seus grupos mais próximos. É uma questão de tempo. Sem pressa. E sem possibilidade de contestação jurídica.

Enquanto a PF náo chega: os próximos dias serão de suspense sobre a manifestação programada para o dia 25.


Ambiente global

O capitalismo é incompatível com a democracia. Autora da análise, a pesquisadora italiana Clara E. Mattei, professora associada do Departamento de Economia da New School for Social Research, de Nova York e autora do livro “A Ordem do Capital”, afirma que as políticas de austeridade, longe de serem exceções, são o pilar do capitalismo moderno. Em entrevista à Folha de S. Paulo, ela destacou que as decisões econômicas são, em sua essência, políticas, e que o capitalismo e a democracia têm uma relação tensa, especialmente no que diz respeito à participação das pessoas nas decisões econômicas:

2024 teve início mais quente da História – O mês passado foi o janeiro mais quente já registrado na Terra, segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), a agência europeia do clima.

China lidera a construção naval – O país asiático supera e muito os Estados Unidos no setor de construção naval. Já conhecida como “fábrica mundial”, a China também já virou um “estaleiro mundial”, produzindo mais da metade das embarcações do planeta, segundo o The Wall Street Journal.

Papa solidário – O papa Francisco citou a”hipocrisia” daqueles que criticam bênçãos a casais LGBT. “Ninguém se escandaliza se eu der minhas bênçãos a um empresário que talvez explore pessoas, e isso é um pecado muito grave. Mas pessoas se escandalizam se dou a um homossexual”, afirmou.

Ambiente social

A maioria da população brasileira desconfia do trabalho das polícias do Brasil, segundo pesquisa PoderData. Para 19% dos entrevistados as corporações não são confiáveis, enquanto 51% dizem “confiar pouco”. Apenas 22% dos brasileiros dizem ter plena confiança na atuação da polícia, número que diminuiu 4% em relação ao levantamento anterior (26%), feito em janeiro de 2023.
Os dados são proporcionais à percepção da violência no país. Segundo pesquisa feita em dezembro de 2023, 71% dos entrevistados afirmaram que a violência no país “aumentou” (36%) durante o ano, ou que “ficou igual” (34%).

Teve política no Carnaval – Os foliões brasileiros mostraram a habilidade em combinar o humor característico da festividade com uma aguçada crítica política. O tema esteve presente em todos os ambientes.

Decadência “global” – Com uma visão mais comercial e sem jornalistas, a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro fez a Globo ter o pior desempenho em audiência da história com o Carnaval em 2024.

Igreja Universal é multada em R$ 23 milhões – A Igreja Universal do Reino de Deus foi multada em R$ 23 milhões pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por demolir casarões históricos em Belo Horizonte (MG).

Felicidade e casamento – Adultos casados relatam ser muito mais felizes do que aqueles em qualquer outra condição de relacionamento, de acordo com uma pesquisa publicada na sexta-feira, dia 9, pelo instituto Gallup.

Dengue avança – Nos últimos dias, 80% dos hospitais privados do estado de São Paulo registraram aumento nas internações por dengue, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp).

Nova York processa redes sociais
Ação judicial alega que mídias como TikTok, Instagram, Snapchat e YouTube são projetadas para atrair jovens e incentivar o uso compulsivo.

Médicos legitimam fake news contra vacinas – A análise de 978.440 mensagens postadas no Twitter entre 1º de março e 30 de maio, com termos de busca relacionados à vacinação, mostrou que profissionais da medicina reforçam movimentos contra as vacinas.

Tempos distópicos

Psicopata distribui chocolate com veneno – No X/Twitter, Bolsonarista diz que distribuiu chocolate com veneno de rato e chumbinho para petistas no carnaval. O post foi apagado logo em seguida, mas foi salvo e internautas estão pedindo investigação pela Polícia Federal.

Ambiente econômico

Funções de áreas intermediárias, como as de gerência, foram as que tiveram os maiores cortes de vagas em 2023, segundo dados do Novo Caged, elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A liderança foi entre escriturários, com 76 mil admitidos e 102 mil demitidos, com menos 27 mil empregos. Diversas atividades de gerência passaram por cortes importantes, revelando uma tendência de eliminação das atividades intermediárias, mais do que em funções marcadas por rotinas.

Desemprego anual registra queda – A taxa anual de desocupação do país foi, de acordo com o IBGE, de 7,8% em 2023, o que representa uma queda de 1,8 ponto percentual (p.p.) frente à média do ano anterior.

Crimes do agronegócio – O economista João Pedro Stedile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), denunciou uma nova prática criminosa do agronegócio no Brasil. Donos de fazendas têm criado uma manobra, batizada por Stedile de “indústria dos recursos judiciais”, para adiar o pagamento de dívidas alegando falência, o que estaria prejudicando até empresas internacionais.

Renegociação de dívidas ganha força – Parceria com Serasa amplia o alcance do programa de renegociação de dividas Desenrola Brasil, do governo federal.

Crise na saúde privada – A Unimed descredenciou 37 hospitais. A decisão afeta a Rede D’Or e outras empresas de saúde da Bolsa, como a Hapvida e Kora.

Privatização prejudica pobres – Após um ano de concessão de serviços funerários para iniciativa privada em São Paulo, em março de 2023, os enterros ficaram 11 vezes mais caros.

Cenário instável para a aviação – A crise da Gol indica tempo de turbulências ainda severas para companhias aéreas. O setor ainda tenta se recompor depois dos prejuízos deixados pela pandemia.

Aviação executiva em alta – Mercado de jatinhos novos e usados decola no país. A aviação executiva avança com a demanda do agronegócio. Serviços de táxi-aéreo também estão em alta.

Ambiente político-jurídico

O Brasil nunca puniu os militares por seus crimes. Mas algo pode mudar, pois o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli sinalizou que pode dar início, ainda neste ano, a uma audiência pública para discutir a revisão da Lei da Anistia. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo, a manifestação ocorreu durante uma reunião com representantes do Instituto Vladimir Herzog, organização que leva o nome do jornalista assassinado pela ditadura militar (1964-1985) e que trabalha pela revisão da norma.

Novas descobertas sobre Bolsonaro – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou uma suposta incerteza econômica pós-eleições de 2022 como argumento para justificar a transferência de R$ 800 mil para um banco nos Estados Unidos.

Só resta a vitimização – Bolsonaro e seus apoiadores se vitimizam diante do volume de provas que são produzidas sobre o governo passado. É o reconhecimento de que nem as pautas morais serão capazes de ajudar a mobilizar seus seguidores.

Contra Moraes – A defesa do ex-presidente pediu que o Supremo Tribunal Federal reconheça o impedimento do ministro Alexandre de Moraes para processar e julgar fatos relacionados às investigações.

Empresários envolvidos – Em uma delação homologada pela Polícia Federal, o ajudante de ordens Mauro Cid revelou a participação dos empresários Luciano Hang, proprietário da Havan, e Meyer Nigri, fundador da Tecnisa, em um plano não realizado para impedir a posse de Lula após o segundo turno.

Família envolvida – A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente, por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Com medo de ser preso, Carluxo faltou à primeira sessão do ano na Câmara de Vereadores do Rio

Ações de Aras teriam facilitado ação golpista de Bolsonaro – Em um despacho assinado em 25 de janeiro, o procurador da República Anselmo Cordeiro Lopes alega que Augusto Aras, que atuou como chefe da Procuradoria-Geral da República durante o governo de Jair Bolsonaro, colaborou para o avanço da trama golpista investigada pela Polícia Federal.

Reconhecimento facial e muralhas em presídios federais – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira, dia 15, novas medidas para aumentar a segurança dos presídios federais após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

STF mantém proteção do trabalhador – Plenário do STF rejeitou a tese de que funcionários públicos possam ser demitidos sem justa causa. Votaram contra os trabalhadores: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques.

Operação de ressuscitamento – Em meio a uma crise, o PSDB cogita lançar o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) como candidato à Presidência em 2026, anuncia o jornal Valor Econômico. A sigla, que se tornou irrelevante nos últimos anos, agora tenta reverter o declínio político que vem sofrendo nas últimas eleições.

EM RESUMO

Advogado de Valdemar deixa casos em que defendia Bolsonaro
Lira viajou para Carnaval no Rio e em Salvador em voos da FAB
Zanin suspende decretos que dispensavam vacinação em escolas de SC

Ambiente geopolítico

O gasto militar global atingiu um patamar sem precedentes em 2023, superando a marca de US$ 2,2 trilhões, conforme divulgado pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), sediado em Londres. O aumento de 9% representa o maior volume de despesas militares desde o término da Segunda Guerra Mundial, descontando o período dos conflitos globais do século 20.

Os Estados Unidos mantêm a liderança com 41% do total global, seguidos por China e Rússia, que representam 10% e 5%, respectivamente. Este ano, a contribuição norte-americana para o setor defensivo ultrapassou a soma dos gastos dos 14 países seguintes da lista.

Mais dinheiro – Na terça-feira (13), o Senado dos Estados Unidos, liderado pelos democratas, aprovou por uma margem de 70 votos a 29 um pacote de ajuda no valor de US$ 95,3 bilhões (R$ 472,2 bilhões) destinado à Ucrânia, Taiwan e Israel.

Estado sem controle – O Estado de Israel rompeu negociações para troca de reféns com o Hamas, abandonando a mesa de diálogo com Qatar, Egito e EUA. O regime sionista sinaliza que seguirá desrespeitando as recomendações da Corte Internacional de Justiça, mantendo suas praticas ilegais e genocidas.

Genocídio continua – Em 130 dias, Israel já assassinou 14 mil crianças e 8 mil mulheres palestinas em Gaza. Foram 33.590 civis, no total.

Vaticano sobe o tom e denuncia Israel por “carnificina” em Gaza
Visita de Javier Milei, da Argentina, mostra que Israel virou ponto de encontro de representantes da extrema direita

Eleições nos Estados Unidos – Donald Trump lidera pesquisa de intenção de voto com pequena vantagem, segundo nova pesquisa do instituto Ipsos

EUA emitem alerta: “Séria ameaça à segurança nacional” – A Comissão de Inteligência dos Estados Unidos emitiu um comunicado dirigido a todos os políticos americanos, alertando sobre uma “séria ameaça à segurança nacional”. O presidente do comitê, Mike Turner, solicitou que o presidente americano Joe Biden torne públicas todas as informações relacionadas ao assunto

Opositor de Putin morre na prisão – Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, morre aos 47 anos, na prisão. Ele ganhou fama ao satirizar denuncias de corrupção por parte do governo. Se candidatou à presidência, mas teve sua candidatura proibida.

Milei corta tratamento para crianças – Em uma medida considerada desumana, o Presidente da Argentina, Javier Milei, decidiu suspender o tratamento público para crianças com câncer.
Efeito Milei: Argentina tem inflação recorde e tarifa de ônibus triplica

Paquistão: vítima de lawfare vence eleição – O partido Tehreef-e-Insaf (Movimento Paquistanês pela Justiça) venceu as eleições para o parlamento do Paquistão mesmo depois de uma intensa campanha de lawfare contra suas lideranças, em especial, Imran Khan, preso e condenado a 24 anos de cadeia.

Japão perde posição – O Produto Interno Bruto da Alemanha superou o do Japão.

Ambiente tecnológico

Empresas do setor de tecnologia da informação demitiram mais de 34 mil trabalhadores ao redor do mundo no início deste ano, em especial as big techs. O número é fruto de um levantamento realizado pelo site Layoffs.fyi, que mapeia a movimentação dos trabalhadores de empresas como Microsoft, Snapchat, eBay, PayPal, entre outras. Ao todo, mais de 130 companhias demitiram empregados ao longo do início de 2024.

Os desligamentos têm relação direta com o atual momento das big techs. As gigantes do setor estão optando casa vez mais por estratégias de corte de custos, enquanto, ao mesmo tempo, priorizam o investimento em novas tecnologias, tal como Inteligência Artificial (IA). Especialistas do setor apontam que os cortes devem continuar ao longo dos próximos meses.

Apple frusta usuários de aparelho – Lançamento esperado por consumidores, o Apple Vision Pro, aparelho de realidade mista da Apple, inicialmente causou uma onda de entusiasmo, registra uma onda de devoluções massivas. A experiência dos usuários não está alinhada com as altas expectativas. Dentre os motivos para o aparente desencanto, o desconforto ao usar o dispositivo é frequentemente citado.

Inteligência Artificial da OpenAI cria vídeos a partir de textos – O sistema de inteligência artificial Sora pode gerar filmes de até 60 segundos com detalhes realistas e movimentos complexos, a partir de textos curtos.

Indicadores

Turistas internacionais deixaram quase R$ 35 bilhõesno Brasil em 2023. O valor supera o melhor resultado do turismo internacional em 2014, ano em que foi realizada a Copa.

Estudo da Page Interim, empresa do PageGroup, que realiza recrutamento de profissionais terceirizados ou temporários, revela que 76,6% dos brasileiros acreditam que a IA vai afetar o seu emprego atual de alguma forma.

O índice de preocupação é maior do que nos outros países que participaram das entrevistas, como México (68%), Peru (66%), Colômbia (65%), Chile (63%) e Argentina (63%).

Brasileiros contrários ao aborto batem recorde e chegam a 61%
Pesquisa PoderData mostra que o percentual de brasileiros contrários à prática de interrupção de gravidez aumentou 3% desde janeiro de 2021

Expectativa de vida do brasileiro cai após pandemia, segundo IBGE
A expectativa de vida no período pós-pandemia caiu em todo o mundo, mas o Brasil apresentou índices elevados em relação a outros países

Insights


Notas de Conjuntura

Toda sexta-feira, publicamos a coluna “Notas de Conjuntura”, coletânea dos principais acontecimentos da semana que tem como fontes de informações mídias alternativas, fora do circuito tradicional da imprensa.

Em resumo

Edições anteriores

Descomplique a organização de ideias. Fortaleça a imaginação

Com o Curso de Como Escrever Histórias Sobre Futuros,...

Notas de Conjuntura: 1 de dezembro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para as reações do...

Vendas de livros sobre distopias disparam nos Estados Unidos

“1984” e “O Conto de Aia”: eleição de Trump...

Notas de Conjuntura: 24 de novembro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para expectativas sobre as...

IA generativa exige novas habilidades de 80% dos engenheiros até 2027

A Ascensão das Máquinas: A História de João e...
Verified by MonsterInsights