A Lemon, plataforma que conecta consumidores a geradores de energia renovável mais barata, lidera uma ação sustentável para minimizar os prejuízos de pequenos e médios negócios do estado de Minas Gerais, decorrentes da pandemia de COVID-19. A iniciativa consiste em entregar um mês de energia solar gratuita, gerando uma economia total de aproximadamente R$1 milhão para um número estimado de até mil empresas. A ação já conta com a adesão de mais de 100 pequenos e médios negócios – como padarias, mercados e restaurantes – desde sua implantação, em maio.
Para as empresas interessadas em participar da iniciativa, basta que se cadastrem neste link e enviem uma foto da conta de luz, em um processo que leva menos de um minuto. Com o registro feito, é realizado o cálculo de quantos painéis solares são necessários, visando a maior economia e o menor impacto ambiental possíveis. A adesão é 100% digital e pode ser feita pelo celular. Ao ser concluída, a Lemon fornecerá ao negócio um mês de energia solar gratuita.
Não é solicitada nenhuma cláusula de fidelidade, ou seja: as empresas podem receber o benefício sem criar nenhum compromisso com a Lemon para os meses seguintes. Aos que desejarem permanecer como clientes da empresa, somando o primeiro mês grátis e a economia normal oferecida, os clientes deixarão de desembolsar pouco mais de duas contas de luz no ano.
“Unimos esforços com empresas e nossos parceiros geradores conectados à plataforma da Lemon para podermos colaborar com pequenos e médios negócios do estado de Minas Gerais neste momento difícil pela qual a economia passa por conta da pandemia de COVID-19. Desta forma, estamos fazendo a nossa parte para ajudar as empresas a sobreviverem à crise e ainda colaborando para reduzir os impactos ambientais”, explica Rafael Vignoli, CEO da Lemon.
Sobre a Lemon
A Lemon é uma plataforma digital que conecta consumidores a geradores de energia renovável. A empresa nasceu para tornar energia limpa uma escolha simples e acessível à todos, com foco inicial em pequenos e médios negócios.
A climate tech foi a primeira startup brasileira de energia investida por fundos de venture capital (Canary, Big Bets e Norte Investimentos) e anjos de tecnologia (Renato Freitas, founder da 99). Sua atuação tem como base a Geração Distribuída, regulamentada em 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que permite que pequenas usinas injetem energia renovável na rede elétrica de todo o país. A medida possibilita que o consumidor final contrate energia destes produtores sem burocracia e de forma mais barata.
No modelo de atuação da Lemon, a companhia de distribuição elétrica continua sendo a responsável por entregar a energia aos consumidores finais. Estes, no entanto, passam a ser associados a uma das usinas de energia solar parceiras da empresa, que produzem energia limpa a um preço competitivo. Este fator, somado à tecnologia agregada para diminuir os trâmites entre a geradora e consumidor final, acabam refletindo na redução de até 15% no gasto com energia de seus clientes.
Em resumo