quinta-feira, novembro 21, 2024
25.3 C
Belo Horizonte

Inovações em favor da sustentabilidade ambiental

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ciência e tecnologia se apresentam como aliadas na prevenção de acidentes ambientais, para contribuir com atividades econômicas sustentáveis e garantir a qualidade de vida Foto: Pixabay
No Dia Mundial do Meio Ambiente, ciência e tecnologia se apresentam como aliadas na prevenção de acidentes ambientais, para contribuir com atividades econômicas sustentáveis e garantir a qualidade de vida. Foto: Pixabay

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ciência e tecnologia se apresentam como aliadas na prevenção de acidentes ambientais, para contribuir com atividades econômicas sustentáveis e garantir a qualidade de vida;Cleantechs são soluções baseadas em inovações tecnológicas sustentáveis ou limpas.

A reflexão sobre a interdependência entre a saúde humana e a do planeta nunca foi tão pertinente. Nesse processo, todos os atores da sociedade são fundamentais para a construção de um mundo melhor e para a garantia da qualidade de vida para as futuras gerações.

Nesta sexta-feira (5/5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o debate se torna ainda mais necessário, e um caminho para a implementação de soluções sustentáveis passa pela ciência, tecnologia e a inovação e da transferência deste conhecimento para a sociedade. O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) abriga empresas inovadoras que desenvolvem tecnologias sustentáveis ou limpas, as chamadas as cleantechs:

  • A empresa Gaia, referência em pesquisa sob demanda nas áreas de otimização e modelagem computacional, desenvolveu uma tecnologia que monitora em tempo real áreas de proteção ambiental. As imagens são processadas por meio de algoritmos de inteligência artificial de forma autônoma e auxiliam na identificação e validação precoce dos focos de fumaça e na evolução do incêndio.
  • A Wetlands Construídos desenvolve sistemas de tratamento de águas, efluentes e lodos de esgoto para indústrias e municípios. Empregando o estado da arte da tecnologia wetlands construídos, consagrada mundialmente como uma tecnologia sustentável de saneamento ambiental, a solução tem como objetivos trazer simplicidade operacional e redução de custos às operações de saneamento. Outro destaque desses projetos é contribuição para uma economia de baixo carbono, uma vez que a geração de gases de efeito estufa desta tecnologia é praticamente nula.
  • O Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNano/UFMG) implementa soluções para o setor de energia, siderurgia, papel, tecidos, entre outros, com a incorporação de nanotecnologia para a construção de um futuro mais sustentável. São desenvolvidos materiais com aproveitamento de resíduos plásticos ou da mineração e siderurgia e linhas de produtos nanotecnológicos (materiais e dispositivos) para contribuir com a eficiência energética em grandes setores industriais, além da realização de processos químicos com etapas otimizadas para redução acentuada de consumo de reagentes e energia e de análise de ciclo de vida de produtos nanotecnológicos, de modo a controlar impactos ambientais.
  • LLK Engenharia para Inovação: a geração de novos produtos que reduzem impactos ambientais e sociais em indústrias de base, como mineração, siderurgia, cimenteira, entre outras, é a essência da empresa. Por meio de hardwares de ponta, a LLK desenvolve e implementa novos softwares de monitoramento de ativos da indústria, evitando acidentes ambientais e com seus funcionários. Um deles é o sistema RADEC, que detecta problemas de rasgo e desalinhamentos de correias transportadoras. Essa tecnologia limpa alerta de forma online e remotamente inconformidades, evitando derramamento do material transportado no meio ambiente, além de perdas de material granular, de tapete e interrupção do sistema.

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro
Verified by MonsterInsights