Diante de medidas restritivas adotadas no País, empresas imobiliárias aderem a aplicativos e plataformas para realizar lançamentos digitais de imóveis
A adoção do lockdown por muitos estados brasileiros, que é uma medida restritiva à evolução da pandemia da Covid-19, está impossibilitando a realização de eventos presenciais de lançamentos de imóveis e demandando criatividade do mercado imobiliário.
O setor encara altas expectativas para este ano após um surpreendente crescimento de 85,5% nos lançamentos de imóveis no Brasil e de 70% nas vendas em outubro de 2020 em comparação ao mesmo mês de 2019, segundo dados divulgados pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).
De acordo com Glauco Farnezi, CEO da Facilita – empresa responsável pelo primeiro aplicativo 100% digital de gestão de venda de imóveis, a adoção de aplicativos e plataformas digitais para a realização desses lançamentos de imóveis num formato on-line vem sendo a alternativa utilizada pelas empresas imobiliárias para continuarem com suas atividades mesmo diante do lockdown.
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Imóveis: uso de aplicativos
“Em substituição aos tradicionais eventos presenciais, que são imprescindíveis porque representam 90% das vendas de novos empreendimentos, as construtoras e as incorporadoras estão organizando seus lançamentos em formatos on-line, tendo os recursos de cadastramentos, coleta de documentos, reservas e até pagamentos disponíveis para os corretores por meio de aplicativos e plataformas digitais”, acrescenta Farnezi.
Tal tendência já foi experimentada por empresas imobiliárias como a Med Imóveis, focada em empreendimentos Minha Casa Minha Vida. “Utilizamos o App Facilita para visitas digitais nos novos empreendimentos e até mesmo para as assinaturas eletrônicas dos contratos e, com isso, conseguimos continuar nossos processos diante da pandemia e acabamos criando uma modalidade digital de venda”, conta Márcio Medeiros, CEO da Med Imóveis.
Passando para os imóveis de luxo, a Opus, construtora focada em empreendimentos de alto padrão, adaptou seus processos e vendeu 90% de suas unidades disponíveis em sete dias, atingindo seu recorde. Com essa estratégia, os corretores utilizaram o aplicativo da Facilita para acessar informações, construir pastas digitais e realizar reservas. Outra incorporadora de alto padrão, a Idealiza Verticais, migrou o cadastramento, a coleta de documentos e a reserva para o aplicativo e obteve 115 pedidos de retenção de unidades, tendo apenas 64 disponíveis, durante seu primeiro lançamento 100% digital.
Acompanhando essa movimentação, o CEO da Facilita explica que, devido à pandemia, os públicos de todas as categorias de imóveis estão repensando suas moradias e, para as empresas imobiliárias aproveitarem esse cenário mesmo em períodos de restrições sociais, disponibilizar aplicativos e plataformas digitais aos corretores é a única alternativa.
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