As futuristas Sabina Deweik e Rosa Alegria promovem entre 23 de junho e 11 de agosto uma série de oito encontros de discussões sobre as transformações que tendem a ocorrer no planeta como decorrência da pandemia. “E Agora, Futuro? Conversas de Futuros Pós Covid-19” reflete a percepção de que futuro nunca foi tão incerto como agora. Ou pelo menos perdemos a ilusão da segurança e das certezas.
A crise provocada pela Covid-19 é um ponto de mutação, é daqueles acontecimentos históricos que modificam o rumo de economias, de valores, de comportamentos. Pela primeira vez temos a possibilidade de nos responsabilizarmos conjuntamente, sistemicamente, pelo futuro que queremos percorrer.
O futuro não existe, até o momento em que é criado. Existem futuros. O futuro é plural, pode ser antecipado e escolhido.
Escolheremos o isolacionismo, a competição, o totalitarismo, a xenofobia, o determinismo tecnológico e a cegueira de que dinheiro é a mesma coisa que riqueza real?
Para melhorar nossas escolhas, é preciso entender as mudanças e nos anteciparmos a elas!
O vírus e o confinamento nos colocam diante de nós mesmos, como um espelho de nossas dores, de nossas próprias restrições, mas também de nossos talentos e habilidades. “É momento de discutirmos os futuros, assinal Sabina Deweik, organizadora do evento.
Mais informações e inscrições:
E Agora Futuro? Conversas de Futuros Pós-Covid19
Em resumo