Para ajudar a preparar a próxima geração de líderes de tecnologia com o conhecimento necessário sobre inteligência artificial (IA), capacitando os jovens para trabalhar com ferramentas de maneira responsável, a IBM está anunciando dois novos recursos online gratuitos que oferecem os fundamentos para professores e alunos. A iniciativa atende a novas demandas de capacitação e responde a um estudo da IBM, em parceria com Morning Consult, que mostra que estudantes brasileiros acreditam que inteligência artificial impactará suas carreiras, mas se sentem despreparados
As análises de demanda também mostram que os alunos estão interessados em aprender mais sobre segurança cibernética e computação em nuvem. Segundo as empresas, os adolescentes até sabem que a Inteligência Artificial (IA) e a ciência de dados irão impactar suas carreiras, mas se sentem despreparados para trabalhar com essas tecnologias. A maioria (70%) dos alunos entrevistados no Brasil, com idades entre 14 e 18 anos, acredita que a IA terá um impacto grande ou muito grande em sua vida e carreira, mas apenas 41% deles disseram que se sentem devidamente equipados para usá-la.
A pesquisa
A pesquisa pediu aos adolescentes que classificassem seu conhecimento sobre tecnologias emergentes, bem como sua disposição para aprender mais sobre elas e interesse em carreiras em tecnologia. Cerca de 66% dos alunos afirmaram estar interessados em seguir carreira em tecnologia, porque consideram que a maioria dos empregos exige o uso de tecnologia. E enquanto a maioria (59%) estava interessada em tecnologias emergentes como nuvem e cibersegurança, IA é a que mais desperta a atenção entre os jovens. Mais de 65% dos estudantes brasileiros disseram que estavam interessados em aprender mais sobre inteligência artificial.
De acordo com a UNESCO, mais de 146 milhões de alunos na América Latina continuam a ser afetados pela interrupção das aulas presenciais, em decorrência da COVID-19, o que aumenta ainda mais a lacuna no desenvolvimento de competências voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.
Conheça mais detalhes dos cursos
• Educação em IA disponível no Open P-TECH:
A ISTE (Sociedade Internacional para Tecnologia em Educação) e a IBM desenvolveram um novo curso online onde os usuários podem ganhar um certificado digital de educação em inteligência artificial ao explorar conceitos por trás dos sistemas de IA, considerar suas implicações éticas, revisar aplicativos de ferramentas e muito mais. O curso está disponível no Open P-TECH, plataforma de educação digital gratuita da IBM que oferece conteúdos em português e leva skills digitais e profissionais a 250 mil alunos em todo mundo.
• IBM AI Education:
É um pacote de aprendizado profissional online em parceria com MindSpark, que contempla webinars gratuitos elaborados por e para educadores. Nove institutos orientam educadores do ensino fundamental e médio por meio dos conceitos básicos da IA e conexões de sala de aula, com tópicos que incluem introdução à IA, processamento de linguagem natural, ética e robótica. Educadores também terão a chance de ganhar um selo digital IBM AI Foundations for Educators e se tornarem equipados para compartilhar o conhecimento básico de inteligência artificial com seus colegas e alunos.
“Tecnologias como IA, nuvem e segurança cibernética estão desempenhando um papel fundamental na educação e promovem mudanças significativas nas formas tradicionais de ensino e aprendizagem. O avanço da tecnologia está acelerando e devemos nos concentrar em fornecer aos alunos e professores acesso a ferramentas e conteúdo de qualidade para que a oportunidade e o crescimento profissional sejam pervasivos em nossa sociedade”, disse Tonny Martins, gerente geral da IBM Brasil.
A pesquisa e o novos cursos se somam aos esforços existentes de Responsabilidade Social Corporativa da IBM para aprimorar o conhecimento de jovens estudantes na América Latina.
A pesquisa foi realizada entre 6 de janeiro e 5 de fevereiro de 2020 e teve a participação de cerca de 3.635 alunos do ensino médio (não universitários) com idades entre 14 e 18 anos em vários países, incluindo o Brasil. A pesquisa foi global e encomendada pela IBM à Morning Consult.
Em resumo