Notícias relevantes sobre saúde mental no Brasil e no mundo
Radar do Futuro
Começa a tramitar no Senado o projeto destinado a estabelecer uma série de medidas para redução de danos à saúde mental da população decorrentes de desastres ambientais, além de fortalecer os serviços de saúde ampliar o acesso ao meio ambiente e à sua preservação. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), autor do PL 1.897/2024, espera que, por meio da Política Nacional de Resiliência Psicossocial (PNRS), “o Estado promova saúde mental através da proteção do meio ambiente, e vice-versa”.
O projeto orienta o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a prepará-la para contextos de desastres ambientais e garantir o direito das pessoas com transtorno ou em sofrimento mental.
Transtornos psiquiátricos e traumas de infância
Uma pesquisa com 25.252 irmãos gêmeos adultos contatou que aqueles que relataram terem sofrido um ou mais traumas na infância — como negligência emocional, abuso sexual ou ter presenciado violência doméstica — tem 2,4 vezes mais chance de ser diagnosticado com algum transtorno psiquiátrico.
O estudo, publicado na revista Jama Psychiatry e acessado pelo jornal O Globo, também mostra que um gêmeo que relatou maus-tratos tinha 1,2 vezes mais chance de sofrer de uma doença mental do que o irmão não afetado.
Propensão de autismo para Parkinson
Um estudo realizado com 250 mil pessoas com autismo, deficiência intelectual ou ambos descobriu que o risco de desenvolver sintomas associados à doença de Parkinson é três vezes maior que na população em geral. O estudo é o maior do gênero. As descobertas foram apresentadas na reunião anual da Sociedade Internacional para a Pesquisa do Autismo, em Melbourne, Austrália, no dia 16 de maio, e ainda não foram revisadas por pares. (Nature)
Efeitos da inteligência artificial na Saúde
Os setores de saúde e farmacêutico serão os mais afetados pelos efeitos adversos da inteligência artificial (IA) na próxima década, de acordo com um novo relatório do Swiss Re Institute. O estudo examina os riscos emergentes da IA em dez indústrias na próxima década, explorando a probabilidade e a gravidade de vários incidentes de perda relacionados à IA, devido a vieses de dados, ciberataques, riscos algorítmicos e de desempenho, entre outros. (Medicina S/A)
Venda de medicamentos à base de cannabis medicinal cresce 202%
A venda de medicamentos à base de cannabis medicinal marcou um salto de 202% no primeiro trimestre de 2024 nas farmácias brasileiras. É o que aponta o levantamento inédito realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRCann). A pesquisa também concluiu que mais de 417 mil unidades de medicamentos foram comercializadas nos primeiros três meses deste ano, marcando uma alta de 151%. Em comparação ao mesmo período de 2023, apenas 194,1 mil unidades foram vendidas.
Impactos da apnéia
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, descobriram que a gravidade da apnéia do sono durante a fase do sono REM teve um impacto negativo na memória verbal.
O impacto negativo é particularmente elevado entre os idosos em risco de desenvolver a doença de Alzheimer, relatam os investigadores.
Os pesquisadores estimam que aproximadamente 936 milhões de adultos em todo o mundo vivem com apneia obstrutiva do sono (AOS), uma condição em que uma pessoa tem interrupções ou pausas na respiração durante o sono, causando perturbações do sono.
ENVELHECIMENTO
Os adultos de meia-idade e mais velhos acreditam que a velhice começa mais tarde na vida do que os seus pares há décadas, de acordo com um estudo publicado pela American Psychological Association. “A esperança de vida aumentou, o que pode contribuir para um início mais tardio da velhice. Além disso, alguns aspectos da saúde melhoraram ao longo do tempo, de modo que pessoas de uma certa idade que eram consideradas velhas no passado podem já não ser consideradas velhas hoje em dia”, disse o autor do estudo, Markus Wettstein, PhD, da Universidade Humboldt em Berlim, Alemanha. .
Expectativa de vida
Estudo publicado pela revista The Lancet estima que os homens ganhem em média 4,9 anos de expectativa de vida até 2050. Para as mulheres, pode ser uma média de 4,2 anos. Isto significa que, em meados do século, a esperança de vida entre gêneros deverá aumentar, numa média global, de 73,6 anos em 2022 para 78,2 anos em 2050, como relata o Welt Online.
Longevidade na Alemanha
“Na Alemanha, a esperança de vida à nascença é atualmente de 83,4 anos para as mulheres e de 68,6 anos para os homens”. É o que diz a psicóloga Ursula Staudinger. Ela é uma das principais pesquisadoras sobre envelhecimento na Alemanha, diretora da TU Dresden e primeira autora do novo relatório sobre o futuro da ciência da Academia Nacional de Ciências. Mas ela também diz: Estes 40 anos devem ser moldados tendo em vista a qualidade de vida, a produtividade e a força inovadora. (MDR.de)
Discriminação impacta idosos
As pessoas discriminadas parecem envelhecer mais rapidamente. Pesquisadores da Universidade de Nova York (NYU) investigaram por que isso acontece no nível molecular.
As pessoas que são discriminadas devido à sua identidade, como o género ou a etnia, correm um risco acrescido de uma série de problemas de saúde, como doenças cardíacas e depressão. O aumento permanente da reação ao estresse provavelmente contribui em grande parte para isso. Pesquisadores da Universidade de Nova York (NYU) investigaram a ligação entre a discriminação persistente e os processos biológicos de envelhecimento. (MDR.de)
Fontes:
Agência Senado, Medical Futurist, Medicina S/A, MDR.de, American Psychological Association
Em resumo