Programa de inovação da Fundep é considerado uma das principais aceleradoras do Brasil e recebe inscrições até 16 de fevereiro
Transformar ideias em negócios de alto impacto e formar empreendedores com propósito para a geração de novas soluções no mercado. Essa é a missão do Lemonade, um dos principais programas de aceleração de startups em estágio inicial do Brasil, que lança a sua 16ª edição.
A iniciativa é da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), instituição que apoia o desenvolvimento do ecossistema de pesquisa, ensino e inovação, conectando oportunidades para a ciência e tecnologia em prol da sociedade. A co-realização é da sua agência de investimentos Fundepar e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT UFMG), e esta edição conta com o apoio do Biotechtown.
No programa Lemonade, empreendedores ou aspirantes engajam em uma imersão no mundo dos negócios, evoluindo suas ideias em produtos e serviços de base tecnológica e alcançando o crescimento de seus projetos. As inscrições para o processo de seleção das startups estão abertas até 16 de fevereiro. Podem participar pessoas de todo o Brasil, desde que tenham disponibilidade para realizar o programa, em Belo Horizonte/MG. Têm mais chances de entrar as equipes compostas por profissionais de áreas diversas, ideias inovadoras e a disponibilidade de tempo para dedicação ao programa. Até 50 projetos serão selecionados para participar desta edição. Para conhecer todos os pontos de avaliação e realizar a inscrição, consulte o edital: www.programalemonade.com.br/lemonade16.
Jornada empreendedora
Durante oito semanas, as equipes selecionadas passarão por formação empreendedora gratuita com conteúdos, palestras, mentorias, workshops e bancas avaliadoras. A primeira fase é baseada na metodologia de modelagem de negócio, em que os participantes aprendem validação de dor de mercado, MVP – Produto Minimamente Viável, pitch, marketing e vendas, entre outras questões. Para a segunda fase, uma banca seleciona as startups com maior nível de evolução, quando irão avançar para desenvolvimento de produto, go to market, planejamento estratégico, planejamento financeiro, vendas, entre outros temas.
Tudo isso com a participação de mentores e palestrantes com expertise consolidada no mercado de tecnologia e inovação, além da facilitação da equipe de agentes do Lemonade que acompanha todo o processo de aceleração, auxiliando os empreendedores nos seus desafios e realizações diários. O programa apoia, ainda, no fortalecimento das conexões de redes, proporcionando o acesso ao seu coworking, a interação entre mercado e universidade, encontros com atores do ecossistema de inovação e investidores em potencial.
Ao final da jornada, é realizado o demoday, para que as startups finalistas tenham a oportunidade de apresentar, ao mercado, sociedade e investidores, a evolução alcançada na aceleração e as perspectivas de sucesso.
Experiência
Para a coordenadora geral do Lemonade, Rayza Resende, o programa tem papel fundamental no ecossistema brasileiro de inovação. “O Lemonade tem o objetivo de impactar o ecossistema de inovação, trazendo empreendedores mais qualificados para a resolução de problemas dentro do mercado. Nossa missão está diretamente ligada à transformação de processos e pessoas por meio de experiência única de imersão”, diz.
A comunicóloga Dilian Caiafa é ex-participante do programa e afirma que a troca de experiências com os demais empreendedores é um dos pontos de destaque: “um ambiente em que cada um compartilha suas histórias e vivências faz com que os integrantes carreguem isso para suas trajetórias pessoais e profissionais. Você ter a oportunidade de transformar uma ideia em negócio é algo que contribui enormemente para o nosso desenvolvimento”.
Lemonade
O Lemonade é considerado o maior programa de aceleração de startups em estágio inicial do Brasil, sendo a única aceleradora do país a entrar o ranking internacional das Top 20 do Global Acelerator Report, ocupando a 17ª colocação. Foi idealizado com o objetivo de auxiliar pessoas a transformar ideias em negócios de alto impacto, por meio de experiência de imersão, formando empreendedores com propósito, capazes de transformar a sociedade com suas soluções inovadoras aplicadas.
As quinze edições já realizadas aconteceram em cidades como Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Viçosa, Juiz de Fora, Lavras, Santa Rita do Sapucaí e Brasília. Desde a primeira edição, a iniciativa contou com uma rede de quase 300 mentores, mais de mil empreendedores participantes, totalizando 394 startups que se desenvolveram e já captaram mais de R$6 milhões.
Em resumo