Tendências que moldam as perspectivas da biotecnologia para 2021

0
460
Confira abaixo algumas dez principais tendências em biotecnologia que o mundo deve esperar ver em 2021
Confira abaixo algumas dez principais tendências em biotecnologia que o mundo deve esperar ver em 2021

Carlos Plácido Teixeira
Jornalista I Radar do Futuro

Exemplo de que crises podem ser, verdadeiramente, momentos para a criação de oportunidades e mudanças sociais e individuais, a pandemia provocada pelo Covid-19 tende a favorecer positivamente o setor de biotecnologia. O crescimento da consciência sobre o setor é estimulado não só pela corrida de pesquisadores, laboratórios e gestores públicos pela vacina. Há também a pressão da sociedade por mudanças dos seus sistemas de atendimento à população. O papel dos governos está em xeque, com pressões pela volta da prioridade para o bem-estar social. O que vai incluir reivindicações por aumento do apoio financeiro após testes promissores de novos tratamentos médicos para uma variedade de doenças.

A indústria de biotecnologia está crescendo e os especialistas preveem que alcançará mais de US$ 775 bilhões nos próximos quatro anos. A busca por uma vacina contra o Covid-19 obrigou a comunidade científica a considerar novas formas de desenvolver vacinas. Agências governamentais e empresas biofarmacêuticas firmaram parcerias público-privadas sem precedentes para financiar pesquisas e reunir recursos nessa área, aprofundando nosso entendimento das vacinas como um todo no processo. 

Especialistas constatam que as vacinas tradicionais que estão no mercado são baseadas em ciência e tecnologias semelhantes. E que há novos procedimentos em construção, abrindo espaço para questionamentos sobre que tipo de novas vacinas podem ser desenvolvidas que não sejam baseadas em vírus atenuados ou outras coisas que foram ou são coisas do passado.

Como vai ser o novo cenário, mesmo a partir de agora e no futuro? É a pergunta diante da constatação de que uma coisa constante neste mundo é a mudança. Todos os dias, há mudanças em todos os aspectos da existência diária com novos avanços tecnológicos e avanços no conhecimento. E uma das indústrias que enfrenta muitas mudanças é a biotecnologia, com pesquisas constantes, melhorias tecnológicas e descobertas científicas.

Tendências

Focado nas mudanças do cenário, o site Linchpin produziu um levantamento sobre algumas das principais tendências que vão impactar a biotecnologia já em 2021. Para a publicação, todas as empresas, instituições de pesquisas e organizações que lidam com a melhoria da qualidade de vida e todos os organismos serão impactados pelas rápidas transformações do mundo. Confira abaixo algumas dez principais tendências em biotecnologia que o mundo deve esperar ver em 2021:

1. A produção da medicina personalizada graças aos avanços na genética

Com a expansão da indústria de pesquisa, muitos cientistas e especialistas de campo ampliam as descobertas sobre condições que são herdadas por causa da genética. As implicações disso são a possibilidade de avanços no processo de personalização dos cuidados de saúde mais personalizados e customizados com base no DNA humano e algumas outras características do genoma. O processo abre caminho para a produção de um tipo de medicamento mais pessoal, incluindo requisitos de procedimentos médicos.

2. A colaboração entre as descobertas de inovação das empresas de ciências da vida.

As áreas de estudo das ciências da vida estão em constante desenvolvimento e evolução. Sua natureza colaborativa também significa que suas descobertas dependem de aprendizados passados ​​e presentes. Em 2021, as empresas de biotecnologia devem unir forças e colaborar com outras organizações científicas relacionadas à saúde para que todas juntas possam impulsionar a indústria e buscar melhores resultados.

Para ilustrar, isso pode ser visto nos esforços de colaboração de quatro empresas de biotecnologia em maio de 2019. Os quatro gigantes do laboratório chamados Arzeda, Twist Bioscience, Labcyte e TeselaGen firmaram uma parceria para criar seus próprios conjuntos de última geração de plataformas para o DNA. Seu objetivo principal para este esforço era criar produtos alimentícios, como adoçantes e outros produtos essenciais da indústria. Suas descobertas visam reduzir a necessidade de colher ou minerar suprimentos de DNA, porque agora eles podem construí-los em seus laboratórios.

3. Desenvolvimento e melhorias na pesquisa de drogas

Em 2021, uma das tendências contínuas da biotecnologia é a melhoria e o desenvolvimento contínuos da pesquisa de medicamentos. O advento da tecnologia inteligente continuará permitindo a possibilidade de melhorar e avaliar o diagnóstico e o tratamento com medicamentos. Pense na linha da telessaúde, onde a tecnologia é aproveitada para unir tempo e espaço, de forma que os pacientes não tenham mais que deixar o conforto de sua própria casa para fazer um check-up completo.

Haverá um impulso na integração de dispositivos de avaliação que incorporarão vários métodos, como exames de ressonância magnética, equipamentos de laboratório e monitoramento interno em suas ferramentas de gerenciamento para um melhor atendimento ao paciente. Por causa dessa abordagem multi-método, os médicos podem combinar os dados necessários e fornecer um diagnóstico mais preciso e um melhor caminho de tratamento para seus pacientes. Por causa desses mecanismos de avaliação de alta tecnologia, eles agora podem contar com dados mais objetivos.

4. Impulso no volume de pesquisas no campo

Com os avanços em biotecnologia, muitos pesquisadores podem agora se concentrar em muitos campos diferentes das ciências da vida que podem melhorar a qualidade de vida, como cirurgia de precisão, imunoterapia e genética. Para ilustrar, no aspecto da cirurgia de precisão, tem havido um aumento nos estudos da robótica para melhorar os procedimentos cirúrgicos e seus correspondentes resultados cirúrgicos. Os cirurgiões agora podem aproveitar as ferramentas de inteligência artificial para realizar operações cirúrgicas menos invasivas e mais precisas em seus pacientes. Além disso, a IA também oferece uma visão melhor para os médicos com relação ao método de tratamento escolhido.

5. Aumento na avaliação digital, diagnóstico e tratamento de pacientes

A transformação e a evolução do aspecto digital das empresas já existem há séculos. Tudo isso propiciou um melhor acesso para os consumidores e mais estratégias de marketing para as corporações. Em 2021, certamente haverá um aumento no aspecto da digitalização da biotecnologia, por meio da possibilidade de avaliação, diagnóstico e tratamento online e remoto de pacientes em todo o mundo.

Até o momento existem vários médicos e profissionais de saúde que são credenciados para continuar sua prática online. Com empresas como a Virtual Health, que fornecem assistentes de dispositivos sem fio, o diagnóstico virtual é possível. Alguns médicos gerais podem até prescrever medicamentos por meio de suas clínicas virtuais com acesso ao banco de dados online via LiveHealth Online ou Teladoc. A teleprática é agora uma tendência em desenvolvimento e crescimento no mundo da biotecnologia.

6. Um preço mais baseado em valor para produtos biotecnológicos

Existem mais leis, regulamentos e protocolos que são aprovados para reduzir os preços desses produtos biotecnológicos produzidos em laboratórios farmacêuticos e nutracêuticos. Na verdade, cada vez mais empresas estão apresentando demonstrações ao vivo reais de sua eficácia de medicamentos. A razão para isso é que os consumidores podem ter um vislumbre em primeira mão do valor real desses produtos. Fazer isso pode realmente diminuir o custo dos medicamentos, ao mesmo tempo que fornece evidências valiosas para os principais consumidores dos produtos.

7. Mais gerenciamento e integração de dados por meio da nuvem

No início, o gerenciamento de dados nesta área era difícil de comparar, organizar e interpretar. Mas, devido ao novo desenvolvimento do gerenciamento em nuvem, é muito mais fácil armazenar e manipular o volume de informações produzidas em laboratórios. Agora, os profissionais de gerenciamento de dados podem organizar essas informações para que os profissionais de biotecnologia possam acessar, analisar e interpretar os dados com facilidade.

8. Melhoria no cronograma de aprovação de vários medicamentos

No passado, os medicamentos essenciais eram retidos por um longo período devido ao longo processo de aprovação do Food and Drug Administration (FDA), órgão de fiscalização e regulamentação do mercado de remédios dos Estados Unidos. Graças aos avanços tecnológicos, os conselhos reguladores do governo agora podem melhorar a velocidade dos testes de drogas. Eles também podem fazer testes muito melhores para seus pacientes candidatos. Uma ilustração perfeita disso é o projeto piloto Real-Time Oncology Review (RTOR), que visa acelerar a aprovação de medicamentos que estão ligados ao tratamento do câncer.

9. Novos tratamentos genéticos

Com os avanços da biotecnologia, aumentará o uso de informações genéticas na avaliação, diagnóstico e tratamento de enfermidades, doenças crônicas e distúrbios. Além disso, a tecnologia genética ajudará pesquisadores e cientistas a identificar sequências do genoma que podem ser usadas para prever doenças, doenças crônicas e também haverá um aumento na integração de informações genéticas na avaliação de doenças crônicas e no tratamento de distúrbios em humanos e animais.

Hoje, existem muitos experimentos na área de estudos de genes que poderiam ser usados ​​para prevenir potencialmente o aparecimento de doenças e outras condições que são herdadas dos pais. Esses tipos de estudos continuarão a crescer à medida que mais condições forem estudadas e consideradas de origem genética.

10. Foco mais intenso na função das células imunológicas

A imunidade é uma das áreas em crescimento dos estudos no ramo da ciência biotecnológica porque tem o poder de prevenir a propagação de doenças prejudiciais. O fracasso em lidar com isso pode trazer resultados devastadores e até epidemias. Assim, há um aumento do interesse e do estudo da função das células imunológicas para que se possa observar quais tipos de vírus e bactérias podem ser tratados de forma eficaz. Tudo isso tem um grande efeito no campo da imunoterapia.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.