Em tempos de revolução digital e transformações sociais, plataforma de educação inclui estudos do futuro nas escolas

O futuro se aprende na escola. É o que propõe a nova iniciativa da futurista Rosa Alegria, pioneira em estudos sobre o futuro no Brasil. Ela coordena o projeto Teach the Future — aprendendo o futuro — uma iniciativa global que está ampliando sua atuação desde o ano passado e já capacitou professores do ensino público que sentem diferença no seu dia a dia escolar.

Neste final de ano, Rosa Alegria está oferecendo a educadores (professores, técnicos, consultores) o primeiro curso aberto de Estudos do Futuro para o ecossistema de educação. O Curso de Introdução aos Estudos do Futuro para Professores será realizado em São Paulo no Espaço Faber Castell, o mais importante polo de inovação escolar do país.

O aprendizado é essencial em tempos de mudanças disruptivas. As novas gerações que estão nas escolas têm um amplo futuro pela frente mas enfrentam muitos desafios pelas mudanças aceleradas em curso. Muitas vezes se deparam com dúvidas sobre que profissão escolher e sentem muita insegurança diante de tantas incertezas em relação ao mundo que irão encontrar em fase adulta.

Plataforma

Por sentir a necessidade de preparar os estudantes para o futuro, o educador-futurista Peter Bishop, que já formou centenas de futuristas pelo mundo, criou em 2014 a plataforma Teach the Future, com amplo material didático online que apresenta conceitos e métodos de futurismo disponíveis para professores aplicarem em sala de aula.

O futurista Bishop traz uma questão lógica para a necessidade de ensinar o futuro: “sempre ensinamos o futuro para adultos e nunca pensamos em ensiná-lo para os mais jovens: afinal, quem tem mais futuro são os jovens, não os adultos. Ensinar o futuro para as novas gerações é tão importante quanto ensinar história”.

A plataforma de estudos do futuro tem avançado pelo mundo e hoje se constitui numa rede global de educação presente em 30 países. No Brasil, Teach the Future está sob a direção de Rosa Alegria, pioneira em futurismo no Brasil, atuando como futurista profissional há 19 anos e que concluiu seu Mestrado em Estudos do Futuro com o próprio Peter Bishop nos Estados Unidos.

Antecipação necessária

Rosa acredita que não há nada mais importante no sistema escolar do que preparar os jovens a lidarem com as mudanças, compreendê-las e se anteciparem a elas. Segundo Rosa, a ideia é desenvolver o pensamento antecipatório através de processos cognitivos que inserem o futuro em sala de aula, tão necessários em face dos métodos obsoletos que visam preparar os estudantes para profissões que muito provavelmente não irão existir quando se lançarem no mercado de trabalho.

Conceitos e ferramentas pioneiras, em linha com as competências indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC ) irão preparar os professores a ampliarem seus horizontes em sala de aula e a desenvolverem profissionais para o século 21. Em dois dias que integram teoria e prática, os educadores estarão habilitados a capacitar seus estudantes a lidarem com as grandes mudanças sociais e tecnológicas em curso, assim como ensina-los a criarem (através de métodos de futurismo e design-thinking) novas profissões que talvez ainda não existem.

Já se inscreveram no curso, educadores premiados no Brasil, como por exemplo, alguns professores Nota 10 que receberam o prêmio da Fundação Roberto Marinho/Rede Globo esse ano, gestores de educação do governo, coordenadores pedagógicos e professores dos principais centros de ensino do país.

Sobre Teach the Future Brasil

Plataforma de conteúdos e formação em Estudos do Futuro para o ecossistema de educação. Através do Playbook Pensar Futuros e outros recursos didáticos, fornece aos educadores os materiais para introduzir o futurismo em salas de aula. Também promove o desenvolvimento profissional de educadores e oferece oficinas para estudantes, administradores e lideranças interessadas em incorporar o pensamento antecipatório em suas escolas.

Conheça as propostas

www.teachthefuture.org

www.teachthefuture.eu

Serviço

Introdução aos Estudos do Futuro para Professores

  • Dias 9 e 16 de novembro
  • Espaço Faber Castell – São Paulo, SP
  • Inscrições: www.sympla.com.br/estudos-do-futuro-para-professores__623290
  • Contato: Rosa Alegria – rosa@teachthefuture.org – telefone (11) 99974-4342

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.