sábado, abril 27, 2024
21.4 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Roteiros de viagem valorizam tendência do turismo do sono

Camas que incorporam alta tecnologia, spas regados a chás e cardápios que “acalmam”. Itens do turismo do sono, que oferece experiências para que os hóspedes tenham as melhores noites

O setor de turismo descobriu que o sono é um problema para a maior parte dos brasileiros. Pesquisas de diferentes fontes mostram que entre 65% a 72% das pessoas têm momentos insuficientes de descanso. Problemas para uns são oportunidades para outros. Assim, noites mal dormidas dos moradores das cidades estão dando origem à era do turismo do sono.

Em 2024, os viajantes brasileiros parecem estar cada vez mais dispostos a procurar o bem-estar e uma boa noite de sono, importante para restaurar diversas funções do corpo e da mente. Uma pesquisa recente da plataforma Booking.com mostra que mais da metade (58%) dos turistas do país deseja viajar com o objetivo de dormir melhor. Já 54% dos pais no Brasil estão planejando viajar sozinhos, sem filhos e parceiros.

É uma tendência global. Segundo matéria publicada pelo site Fortune, 94% dos norte-americanos desejam desfrutar de viagens lentas. Mais viajantes estão renunciando a itinerários repletos de atividades do amanhecer ao anoitecer. Em vez disso, eles estão consultando menus de travesseiros e se aposentando mais cedo.

Um número crescente de hotéis oferece comodidades e serviços específicas para a nova demanda. A crescente indústria do turismo de bem-estar, avaliada em 814 bilhões de dólares, capitalizou um interesse esmagador em “viagens lentas”. São as viagens para relaxar e reconectar-se com hábitos de bem-estar.


woman lying on bed covered with white blanket

O mercado do turismo do sono deve crescer quase 8% e mais de 400 bilhões de dólares entre 2023 e 2028
Fonte: HTF Market Intelligence


Por que é uma oportunidade?

Mais hotéis em todo o mundo se tornam embaixadores do turismo do sono, oferecendo rastreadores do sono, retiros e orientação de médicos do sono. “Os hóspedes valorizam cada vez mais dormir quando estão viajando e ter uma boa noite de descanso na estrada”, diz Rebecca Robbins , cientista do sono da Divisão de Medicina do Sono de Harvard e coautora de Sleep for Success!, entrevistada pela Fortune.

“Já se foram os dias de viajar e voltar para casa exausto”, diz Rebecca Robbins. “A ideia de que viajar pode restaurar você – para aprender coisas cognitivamente e experimentar coisas novas e também obter o descanso físico e mental necessário para impulsionar sua viagem e permitir que você volte para casa descansado – é uma proposta realmente emocionante.”

Há, na prática, uma epidemia coletiva de sono de baixa qualidade. Um fenômeno que assola uma parte considerável da população e é motivo de preocupação, uma vez que o sono ideal continua a ser um pilar vital do bem-estar físico e mental saudável. Um em cada três adultos não dorme as horas recomendadas todas as noites, perpetuado pela tecnologia 24 horas por dia, sete dias por semana e pelo aumento de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, que podem manter as pessoas acordadas.

O que os hotéis oferecem?

Para muitos, não há melhor momento para priorizar o sono do que nas férias. Para aqueles que podem acessá-los, as comodidades que podem ajudar a melhorar a qualidade e a duração do sono incluem cortinas grossas para bloquear a luz, um quarto sem distrações e recursos para rotinas de relaxamento, como guias de atenção plena.

Além de uma cama macia, lençóis sedosos, máscaras, cortinas blackout e travesseiros confortáveisas, as ofertas de serviços incluem de tratamentos de spa específicos e menus de almofadas até programas intensivos supervisionados por profissionais médicos, naturopatas, nutricionistas e psicólogos.

Confira algumas das alternativas de serviços e comodidades oferecidas:

  • Ambiente

    Acomodações projetadas para o sono , como quartos escuros e silenciosos, camas confortáveis ​​e roupa de cama de alta qualidade.

  • Apoio

    Atividades e serviços relaxantes, como massagens, aromaterapia e yoga.

  • Cenário

    Ambiente tranquilo e relaxante, como um spa ou resort.

  • Conhecimento

    Dicas e informações sobre sono, como workshops e consultas com especialistas em sono.

Sugestões: turismo do sono

Booking.com

A plataforma reuniu cinco destinos no Brasil para se hospedar em lugares de tranquilidade, para que os hóspedes possam relaxar e colocar o sono em dia.

Uxua Casa Hotel & Spa (Trancoso, BA)

Localizado em Trancoso, na Bahia, o Uxua Hotel & Spa fica no alto de uma falésia com vista para o mar e rodeado por natureza. O hotel conta com um clima intimista e bastante silencioso para quem procura tranquilidade. A acomodação oferece para seus hóspedes piscina, SPA, restaurantes com comidas típicas e um bar para curtir um momento de relaxamento. O hotel fica a 7 minutos caminhando da Praia dos Nativos, onde o hóspede pode relaxar em um dos quiosques disponíveis, e próximo da Praça do Quadrado, que fica ao lado da propriedade, além de feiras de artesanato locais que dão para ir a pé.

Alta Vista Amazon Lodge (Manacapuru, AM)

Situado em Manacapuru, no Amazonas, o Alta Vista Amazon Lodge oferece muita natureza e tranquilidade para seus hóspedes. A propriedade possui suítes com uma bela vista para o Rio Negro, restaurante no local e jardins ao redor. A partir do hotel, os viajantes podem não só relaxar e ter um sono restaurador durante alguns dias, mas também realizar atividades para se reconectarem com a natureza de alguma forma, equilibrando a saúde mental com o bem-estar físico.

Grand Hyatt Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

O Grand Hyatt Rio de Janeiro, localizado na Barra da Tijuca, conta com o Atiaia Spa, em que os hóspedes podem escolher o tipo de tratamento que desejam durante a estadia. O espaço é isolado do restante do hotel, o que proporciona maior tranquilidade e silêncio para quem deseja relaxar. As acomodações são o grande diferencial, em que o viajante tem uma vista entre o mar e montanhas do centro da Barra da Tijuca. O hotel também oferece piscina, sauna e academia com estúdio de yoga – outro momento para se reconectar.

Ponta dos Ganchos Exclusive Resort (Governador Celso Ramos, SC)

Localizado em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, na região conhecida como a Costa Esmeralda, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort é um refúgio considerado muito relaxante e perfeito para quem procura privacidade e sossego. O SPA do hotel tem uma vista para o mar e oferece diferentes tratamentos para os hóspedes. A propriedade tem amplas suítes com varandas, banheira de hidromassagem e sauna. A cidade de Governador Celso Ramos fica a 4km do hotel e a praia de Jurerê a 50 minutos de carro.

Vitória Concept Hotéis Campinas (Campinas, SP)

Localizado em Campinas, o Vitória Concept Hotéis conta com uma infraestrutura excelente para os visitantes, com amplas suítes equipadas com camas ótimas para uma boa qualidade de sono e com banheira de hidromassagem, além de um SPA para relaxar – além de um quarto especial para quem quer focar no turismo do sono, com colchões de material tecnológico, travesseiros modulares e roupa de cama de excelente qualidade. Ainda, o hotel oferece piscina ao ar livre, restaurantes e academia.

Sugestões Google/Gemini

Aqui estão alguns exemplos específicos de hotéis que oferecem serviços de turismo do sono:

  • The Gainsborough Bath Spa em Bath, Inglaterra, oferece aos hóspedes uma variedade de serviços de sono, incluindo massagens, aromaterapia e banhos de spa.Abre em uma nova janelawww.tripadvisor.co.ukGainsborough Bath Spa
  • The Lodge at Sonoma em Sonoma, Califórnia, oferece aos hóspedes quartos silenciosos e escuros, camas confortáveis ​​e roupa de cama de alta qualidade.Abre em uma nova janelawww.thelodgeatsonoma.comLodge at Sonoma
  • The Priory em Bath, Inglaterra, oferece aos hóspedes consultas com especialistas em sono, workshops sobre sono e um ambiente tranquilo e relaxante.

Insights

De acordo com pesquisas recentes, a porcentagem da população brasileira com problemas de sono é bastante alta, variando entre 65% e 72%.

  • Estudo da Fiocruz: Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que cerca de 72% dos brasileiros sofrem com distúrbios relacionados ao sono, como a insônia.
  • Pesquisa Nacional de Saúde: A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 revelou que 28,9% dos indivíduos relataram ter pelo menos um problema de sono.
  • Associação Brasileira do Sono: Uma pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS) de 2019 apontou que 65% da população tem problemas de qualidade no sono.

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a mobilização de...

Pesquisa investiga ativismo de jovens nas direitas radicais do Brasil e da Alemanha

A psicóloga Beatriz Besen analisa a complexa paisagem de...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação, sem as...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário em...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...