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Plataforma interativa amplia ofertas para usuários de aplicativos

TV Zanzar busca a melhora da experiência do consumidor durante a viagem proporcionando entretenimento, informação e interatividade enquanto estamos no trânsito
TV Zanzar busca a melhora da experiência do consumidor durante a viagem proporcionando entretenimento, informação e interatividade enquanto estamos no trânsito


Radar do Futuro *

Com o surgimento dos aplicativos de transporte a população vem experimentando uma forte mudança nos cenários de mobilidade urbana e cada vez mais sistemas alternativos baseados em tecnologia digital e na economia compartilhada ganham espaço. O efeito desta inovação, que se espalhou pelo mundo de forma avassaladora, modificou o comportamento das pessoas em sua rotina diária.

Com o propósito de melhorar a experiência das pessoas em sua nova jornada de mobilidade urbana, em 2018 nasceu a TV Zanzar uma Startup de tecnologia de mídia DOOH (digital out of home, da sigla em inglês de fora de casa) que leva conteúdo informativo e de entretenimento através da sua plataforma que fica instalada dentro dos carros.

Herbert Viana, cofundador da plataforma, explica que a TV Zanzar oferece uma alternativa nova de mídia que une estes dois meios. A abrangência da mídia OOH, pois está em vários lugares simultaneamente, e os recursos da mídia digital, interatividade, segmentação, geolocalização, customização de mensagens, e-commerce entre outros recursos que o digital oferece. Além disso, a plataforma permite uma integração com o celular do passageiro, tornando a experiência durante a viagem um momento especial.

Herbert complementa que a solução é composta de hardware (tablet), um gabinete (frame) e um conjunto de aplicações que conectam a plataforma a um publicador de conteúdo, aos motoristas (através app Zanzar driver), aos clientes e agencias. A Zanzar faz uma curadoria de conteúdo e também da publicidade buscando disponibilizar a mensagem mais adequada a determinado passageiro.

Experiência

Os primeiros carros começaram a circular em Belo Horizonte durante o primeiro semestre de 2019, através de um projeto piloto com a Uber. “Os resultados foram fantásticos com excelente aceitação dos passageiros e mais de 95% de engajamento dos motoristas. Agora a TV Zanzar está ampliando a sua frota para 350 carros em BH, impactando uma audiência de cerca de 280 mil pessoas mês, e na sequência fará a expansão para São Paulo, Rio de Janeiro e outras praças importantes do Brasil”, assegura Viana.

A inovação foi um resultado da constatação de que a forma de se locomover nas grandes cidades está mudando. Diariamente mais pessoas deixam seus carros em casa, ou até mesmo estão optando em não possuir um automóvel, para utilizar os serviços das empresas de ride sharing como a Uber, 99 e Cabify.

A curadoria de conteúdo de alta qualidade inclui canais de esporte, cinema, gastronomia, TV e kids e serviços de relevância para os passageiros já disponível em 350 carros em Belo Horizonte. Segundo Herbert Viana a primeira rodada de captação para expandir o negócio em outras praças como São Paulo e Rio. “A Zanzar engaja as marcas em torno deste ecossistema de mobilidade, unindo, por meio da tecnologia, recursos digitais e a mídia out of home, tudo isso com baixa dispersão, interatividade, segmentação e ótima relação custo x benefício”, explica o empreendedor.

Oportunidades

O mercado de OOH no Brasil movimentou R$1,4 bi em 2018 com 8,4% de share atrás apenas de TV aberta (58,3%) e internet (17,7%) e neste ano de 2019 no 1º trimestre apresentou o segundo maior crescimento entre os meios, representando 11,4% do share total da verba publicitária que foi de R$3.8bi. Já o Digital consumiu quase R$3bi da verba publicitária em 2018 e no primeiro tri de 2019 está abocanhando quase 20% deste investimento.

O mercado de mobilidade e carros por aplicativos também se encontra em constante crescimento. O Brasil é o 2º maior mercado para a Uber globalmente. Estima-se que são mais de 25 milhões de usuários de aplicativos no Brasil e 75% das pessoas que vivem nas áreas urbanas usam aplicativos de mobilidade.

Herbert Viana explica que após uma pesquisa interna foi detectado que 40% dos motoristas que utilizaram a plataforma tiveram sua nota avaliativa aumentada e aprovaram a TV Zanzar. “100% dos motoristas mencionaram positivamente sobre o rastreamento via satélite da plataforma. 76% consideraram iniciativa como ótima, citando que melhora a nota e agrega valor; 53% dos passageiros lembraram da tela e 30% mencionaram que melhorou a experiência. Todas estas informações nos mostram que a plataforma já é um sucesso”.

O sistema da Zanzar conecta o motorista, o anunciante e a agência de publicidade através deste sistema controla toda a transmissão e exposição de conteúdos para os passageiros. As telas são monitoradas e geolocalizadas, permitindo um acompanhamento em tempo real dos carros, podendo realizar vários tipos de segmentação e ativação de acordo com o interesse e target do anunciante, assim como mudar ou lançar uma nova campanha a qualquer momento. A receita da Zanzar vem da venda da mídia e também da intermediação de venda.


  • Com informações da empresa

 

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