Pint of Science Online destaca mulheres mineiras protagonistas na ciência

0
114
Imagem futurista reconhecimento facial de mulhers Ilustração: Pixabay
OEvento mundial de divulgação científica será online este ano e acontece simultaneamente em 11 países, de 8 a 10 de setembro.

No Brasil, são 73 cidades em diversas regiões, inclusive BH. Fundep é parceira da iniciativa, realizada em BH pelo MM Gerdau.

Uma das transformações do ‘novo mundo’ causado pela Covid-19 liga-se à conexão digital, que é sem fronteiras. O Pint of Science, tradicional festival mundial que leva pesquisadores aos bares e restaurantes para falarem de ciência, tecnologia e inovação, neste ano foi parar na tela do computador. No total, 11 países integram o festival do Pint Online, em setembro. A edição nacional terá a participação de 73 cidades de todas as cinco regiões do País, na Semana da Independência, dias 8, 9 e 10 de setembro. 

Se falou de happy hour e de ciência, Belo Horizonte é destaque. A iniciativa é realizada pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e tem a parceria da Fundep. “Esta edição nos desafia a um formato diferente, 100% online, o que legitima a orientação científica do distanciamento social. Ao mesmo tempo, o modelo virtual conecta a pesquisa gerada nas universidades a muito mais pessoas, pelos canais digitais”, explicou o professor Martín Gómez Ravetti, diretor da Fundep. “O festival fortalece o propósito da nossa instituição de fomentar a evolução sociedade por meio da pesquisa, do ensino e da inovação” reforça Martín, ressaltando a relevância da popularização da ciência e da oportunidade de aproximar o saber a todos”, reforçou.  

O tema do evento na capital mineira neste ano é: “Mulheres protagonistas na ciência mineira”, com uma live especial no dia 8 de setembro, às 18h, no YouTube do MM Gerdau, que recebe o Pint of Science desde 2016. “Ser parceiro do maior festival de divulgação científica do mundo vai ao encontro da nossa missão de apoiar a ciência. Este ano seguimos com o compromisso de fazer parte deste grande evento internacional e levar programação científica de qualidade para todo o Brasil, considerando o modo online de 2020”, conta Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau. 

Para falar da presença feminina na pesquisa e na inovação, sobre carreira e fazer científico, o Pint reúne Zélia Profeta (Fiocruz Minas), Regina Helena de Freitas (Faculdade de Educação da UFMG), Aline Miranda (Instituto de Ciências Biológicas da UFMG) e Sílvia Ligório (Fundação Ezequiel Dias – Funed). Quatro mulheres, quatro áreas da ciência, diferentes instituições e idades, momentos distintos na carreira, mas uma coisa em comum: ciência de ponta. “Belo Horizonte recebe pela quinta vez o Pint of Science. De três anos para cá, existe de fato uma preocupação sobre equidade na participação de homens e mulheres no evento, e, nesta edição, a Fundep nos desafiou e decidimos promover uma edição composta exclusivamente por pesquisadoras”, explicou a coordenadora do Pint of Science BH, Marina Andrade, que vai mediar a live.

Na programação nacional do Pint of Science também tem cientista mineiro: prof. Ricardo Gazzinelli, do CT Vacinas da UFMG, participa da live: “Quem tem medo da vacina chinesa? Os movimentos anticiência em tempo de pandemia”, junto com Iberê Thenório, do Manual do Mundo; dia 09/09, quarta-feira, às 20h30, no Youtube do Pint Brasil. Confira a programação nacional completa: pintofscience.com.br

Pint of Milk – neste ano, o brinde à ciência não será somente para os adultos, com seus tradicionais chopes e cervejas. Que tal um brinde à ciência com um copo ou caneca de leite para as crianças? Pela primeira vez no Brasil e em BH, também será realizado o Pint of Milk – iniciativa é do MM Gerdau, em parceria com a Funed. A proposta é levar informação científica de forma divertida para o público infantil. “A disseminação do conhecimento científico é prática permanente da Funed, cientes do importante papel que ocupamos neste cenário. Participar de um festival como o Pint of Science, pela terceira edição consecutiva, representa muito para a manutenção dessa prática”, contou Sílvia Fialho, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed. “Neste ano temos também a honra de participarmos como co-organizadores da primeira edição do Pint of Milk, um brinde à ciência para nossas crianças. Esperamos contribuir para o sucesso desta iniciativa, muito oportuna no atual cenário em que estamos vivendo”, finalizou. Clique aqui e confira a programação completa.

RESUMO PARA IMPRENSA 


Pint of Science e Pint of Milk BH 2020 – online 

8, 9 e 10 de setembro.  

Transmissão: Redes sociais do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal 

Instagram: https://www.instagram.com/mmgerdau/

Youtube: www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal 

Spotify: https://open.spotify.com/show/5kIfFD6GU2Kt6eRBd8wzYK

Facebook: https://www.facebook.com/mmgerdau

Twitter: https://twitter.com/mmgerdau

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.