quinta-feira, março 28, 2024
21.9 C
Belo Horizonte

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram...

Notas de Conjuntura: 15 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para personagens...

Notas de Conjuntura: 8 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para novos...

Nações do Atlântico Sul se reúnem para planejar o futuro do oceano

Fundação Grupo Boticário lança documento bilingue com recomendações e aprendizados identificados no evento Conexão Oceano referentes à sensibilização e ao engajamento da sociedade para a causa oceânica.

Como forma de integrar e preparar as nações que têm suas zonas costeiras banhadas pelo Atlântico Sul para a Década do Oceano, declarada pelas Nações Unidas para o período de 2021 a 2030, o Brasil sedia, até 27 de novembro, o Workshop Regional do Atlântico Sul, no Rio de Janeiro. Representantes de países da América do Sul e da África, assim como participantes da universidade, sociedade civil, terceiro setor e iniciativa privada, estão reunidos para identificar oportunidades e construir conjuntamente estratégias para o futuro do oceano.

Ao longo do evento, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançará um relatório bilíngue – em inglês e português – com recomendações e aprendizados referentes à sensibilização e ao engajamento para a causa oceânica. O documento é fruto do evento Conexão Oceano, promovido no início de setembro, com o intuito de conscientizar e engajar comunicadores e a sociedade sobre a importância dos mares. Você pode ter acesso ao documento aqui (versão em português | versão em inglês).

Os cerca de 120 participantes do Workshop Regional do Atlântico Sul foram selecionados para participar de grupos de trabalho temáticos que debaterão sobre o oceano de diversas perspectivas, como economia, saúde, resiliência, conservação e comunicação. O evento é organizado pela Comissão Oceânica Intergovernamental da Unesco (COI/UNESCO); pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil (MB/DHN) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O workshop também conta com a participação da Fundação Grupo Boticário.

“O oceano está presente em nossas vidas de diversas maneiras. Além de ser a base para importantes atividades econômicas, contribuindo com 19% do PIB brasileiro, fornece alimento para grande parte da população, traz benefícios à saúde e realça aspectos culturais de inúmeras comunidades. É extremamente importante reunir atores de diferentes segmentos da sociedade para pensarmos o oceano que precisamos para o nosso futuro”, afirma o coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Robson Capretz.

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro