Formiga, em Minas, terá unidade de sistemas automotivos inteligentes

Fonte: G1

O Ministério da Educação (MEC) publicou na segunda-feira, dia 17, no Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que autoriza o funcionamento de polos de inovação em institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia de cinco estados: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.

De acordo com o MEC, os institutos que receberão os cinco primeiros polos de inovação foram escolhidos a partir de um processo seletivo público promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização que unifica ações dos ministérios da Educação e da Ciência.

Ao todo, 13 institutos federais concorreram à implantação dos polos. Conforme já havia divulgado o MEC, as propostas selecionadas foram as dos institutos da Bahia, na área de equipamentos médicos; do Ceará, de sistemas embarcados e mobilidade digital; do Espírito Santo, de metalurgia; do Rio de Janeiro, de monitoramento e instrumentação para o ambiente; e de Minas Gerais, no segmento de sistemas automotivos inteligentes.

Os polos serão unidades compostas por laboratórios de pesquisa aplicada que serão integradas aos institutos federais. O funcionamento deles será regulamentado por ato do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, mas alunos e professores, profissionais das indústrias e pesquisadores do Brasil e do exterior serão os responsáveis pela execução de seus projetos.

Saiba quais câmpus receberão os polos de inovação:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Fortaleza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Vitória
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Campos dos Goytacazes.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.