Radar do Futuro

“O que os Beatles podem nos ensinar sobre Data Science: Identificando fatores latentes em dados multivariados”. Este é o tema de uma das palestras que o professor Hudson Golino, do College and Graduate School of Arts and Sciences, da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, promove no próximo dia 8 de agosto no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, voltado a alunos dos cursos de tecnologia e para o público interessado pelo tema.

No dia 9, o professor ministrará a palestra “Extração de conhecimento em bancos de dados: identificar emoções em textos, aplicações KDD”, voltada para profissionais atuantes no ecossistema de inovação e tecnologia e interessados em Ciência de Dados. 

Integração

De acordo com o assessor de Relações Internacionais e coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica do Izabela Hendrix, José Aparecido, a ideia de trazer o professor Hudson Golino para ministrar as palestras surgiu logo que o curso de Ciências de Dados foi criado, no primeiro semestre de 2018. “Com apoio do professor Neylson Crepalde, coordenador do curso de Cências de Dados, o professor Hudson Golino ficou interessado em conhecer o primeiro curso do Brasil na área”, explicou.

Diante desse primeiro contato, o Izabela e o professor iniciaram conversas para formalizar uma parceria entre as instituições. “O professor estará na Instituição entre os dias 2 e 9 de agosto para dar palestras como professor visitante. Além disso, ele fará reuniões com docentes do Izabela para organizar um braço do seu laboratório de pesquisa. O passo seguinte será a captação de recursos do exterior para este laboratório”, acrescentou José Aparecido

Outra novidade é que na visita o professor Hudson irá fechar um acordo para uma bolsa de um semestre acadêmico para um aluno do Izabela estudar na Universidade da Virgínia.

As palestras ocorrerão às 19h na sala de Multimídia 1 do campus Praça da Liberdade. Os interessados devem fazer inscrição prévia.

Sobre o palestrante

Hudson Golino é professor de Métodos Quantitativos do College and Graduate School of Arts and Sciences – University of Virginia (EUA). Pesquisador do “International Max Planck Research School on the Life Course”. Atua no desenvolvimento de novos modelos estatísticos e computacionais para solução de problemas em análise de dados multivariados. Em 2017 fundou o Creative, Innovative and Transformative (CreITive) Data Lab na University of Virginia. Tem como principal missão profissional transformar e aprimorar a sociedade por meio da Ciência de Dados.

O professor atua no desenvolvimento e aplicação de métodos quantitativos inovadores em diferentes campos, da psicologia à educação, saúde, neurociências e desenvolvimento humano. Ele tem focado na identificação do número de fatores latentes em dados multivariados usando modelos de rede, cujas aplicações são muito amplas.

Em um de seus mais novos projetos de pesquisa, ele está desenvolvendo uma nova tecnologia para identificar emoções em textos publicados em mídias sociais online. Como parte das atribuições como professor assistente de métodos quantitativos no Departamento de Psicologia, ele é incentivado a ampliar sua rede profissional e acadêmica para aumentar o impacto de seu trabalho, buscando novas parcerias com instituições acadêmicas e pesquisadores de todo o mundo. Ele também é incentivado a solicitar subsídios em várias agências governamentais e não governamentais e fundações nos EUA e no exterior. Recentemente, ele solicitou uma bolsa internacional de prestígio que pode ajudá-lo a desenvolver seus métodos de redução de dimensionalidade e algoritmos de detecção emocional para textos.

Programação:

“O que os Beatles podem nos ensinar sobre Data Science: Identificando fatores latentes em dados multivariados”
Data: 8 de agosto
Horário: 19h
Público-alvo: Alunos dos cursos de tecnologia do Izabela Hendrix e demais cursos interessados.
Inscrições: https://goo.gl/EfJDZq

“Extração de conhecimento em bancos de dados: identificar emoções em textos, aplicações KDD”
Data: 9 de agosto
Horário: 19h
Público-alvo: Profissionais atuantes no ecossistema de inovação e tecnologia interessados em Ciência de Dados
Inscrições: https://goo.gl/QMq7k1