Empresários precisam ampliar os horizontes de investimentos
Empresários precisam ampliar os horizontes de investimentos

O desconhecimento em Marketing Digital atrasa a entrada das empresas no ambiente de negócios da rede mundial de computadores. Na verdade, muitos empresários não sabem como agir diante do novo marketing digital por conta de sua incompreensão de como funciona a internet. Desvendar os caminhos e mostrar oportunidades é o objetivo da palestra “Entenda o que é marketing digital antes que seja tarde demais, que o consultor Marco Piquini apresenta nesta terça-feira, dia 8, no Núcleo de Pós-Graduação do Senac, em Belo Horizonte.

“A boa notícia é que o mundo digital é mais fácil de entender e usar do que se imagina e é muito eficaz”, assinala o especialista.  Para o consultor, “de nada adianta um site bonito se ele não aparece na busca do Google. De nada adianta investir no Facebook e Instagram sem entender como essa mídia pode gerar negócios”.

Piquini tem no currículo uma vasta experiência como executivo de comunicação do Grupo Fiat, onde atuou por quase 20 anos. Para ele, o desconhecimento é o vilão dessa história. “O primeiro passo é entender a lógica de funcionamento do mundo digital para depois aplicá-la em benefício da estratégia da empresa”, sugere ele. “Marketing digital pode ser um excelente negócio”, diz.

Valorização das estratégias

De acordo com Piquini, há um método a ser seguido. A estratégia digital nasce do plano de negócios da empresa, do posicionamento da marca no mercado, dos diferenciais de produto, dos públicos-alvo e de outras informações importantes. A partir delas, definem-se as estratégias que auxiliarão a localização fácil do site, bem como o estilo e a linguagem dos conteúdos a serem produzidos. “Depois faz-se um plano de Adwords ou de mídias digitais ou, para promover a divulgação e acelerar os processos”, enumera Piquini. “Esse é o começo”.

A resistência das empresas em adotar estratégias digitais também se deve à dificuldade de se tratar com fornecedores de sites, de conteúdo, de gestão de mídias e, em meio a isso, alinhar uma estratégia comum. “A integração de todos em torno de um plano é o que garante sua efetividade e baixo custo”, explica Piquini. “Por isso, saber como tudo funciona faz a gestão do marketing digital da empresa ficar mais fácil”.

Os empresários não têm muita escolha: devem entender e adotar o marketing digital. Segundo Piquini, algumas podem até sobreviver com métodos tradicionais de relacionamento com seus clientes, mas isolar-se analogicamente pode ser um perigo: “A empresa pode tornar-se gradualmente irrelevante perante o consumidor”, alerta ele. Hoje, antes de comprar, os clientes avaliam produtos e preços, verificam as opiniões de outros consumidores e tomam suas decisões de compra em ambientes em que só estão presentes as empresas que já se utilizam do mundo digital para sua comunicação. “Um teste interessante de se fazer é buscar no Google seu produto e verificar em que lugar ele aparece na lista de pesquisas”, exemplifica Piquini. “Se não apareceu na primeira página, sua empresa já está perdendo”.

Serviço

Palestra: “Entenda o que é marketing digital antes que seja tarde demais”.

Quando: 8 de maio, das 9h às 11h.

Onde: Núcleo de Pós-Graduação do Senac (Rua Guajajaras, 40, 16º andar, Centro – Belo Horizonte).

Inscrições: http://www.senacnet.com.br/sistemas/inscricao/index.php?e=599

 

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.