quinta-feira, abril 25, 2024
28.6 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da...

O futuro da psicologia: otimismo na era do desalento

Nos próximos anos, o futuro da psicologia...

Instituto de Pesquisa da Facens desenvolve robô com Inteligência Artificial

ilustracao sobre inteligência artificial cérebro digital - imagem: Pixabay
Novo dispositivo interage com seres humanos e fez participação em uma peça de teatro alemão mercado de trabalho será o primeiro a sentir as conseqüências dessa grande democratização da inteligência artificial – imagem: Pixabay

O IP Facens é o Instituto de Pesquisa do Centro Universitário que, desde 2017, desenvolve projetos feitos sob medida para pessoas e empresas, em diversos segmentos. Desta vez, o IP Facens criou um robô com inteligência artificial, que se comunica com as pessoas e se aprimora a partir de todo contato que tem com humanos. Projetado a pedido do executivo, Rafael Steinhauser, o robô participa atualmente de uma peça teatral em Munique, chamada de “Oracle”.

Embora tenha sido planejado para, literalmente, estrear nos palcos do mundo, o robô tem grande potencial comercial, principalmente em tempos de pandemia, em que o digital ganhou ainda mais força. Após retornar ao Brasil, o robô assumirá o posto de host nos laboratórios e Centros de Inovação da Facens, a fim de aprimorar sua linguagem e a tecnologia. O projeto já foi aprovado pela Lei Rouanet e agora aguarda empresas parceiras para patrocínio.

“Entendemos que haverá cada vez mais a necessidade de se ter menos contato humano na recepção de empresas e estabelecimentos comerciais. Por isso, a ideia é aprimorarmos continuamente a Inteligência Artificial do robô, para que ele recepcione as pessoas de forma personalizada em cada local, melhorando a experiência do consumidor”, explica Ellis Menasce, Diretor de Mercado do IP Facens.

Desde 2017, o Instituto de Pesquisa da Facens já desenvolveu mais de 100 projetos para cerca de 40 empresas, incluindo ABB, Balluff, Bosch, CNHi, Commscope, DPR, Emerson, Flex, Green Nation, Huawei, Ingenico, JCB, Lanxess, Qualcomm, SBT e Scheffler. Atualmente o Instituto de Pesquisa conta com cerca de 130 colaboradores e 90 estagiários.

Sobre a Facens

Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, sendo uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil. Tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos anos, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), três de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de Dados e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de opções de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência também em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente. http://www.facens.br/

Edições anteriores

Figital: a integração de ambientes avança como modelo de negócios

Talks Unimed-BH reuniu palestrantes para debater a era fígital,...

Fintech U4C tem aprovação como ITP Pix

A expectativa do CEO da fintech é de iniciar...

Plataforma omnichannel Direct: solução para o varejo físico

Direct, do Grupo Olist, possibilita que lojistas resolvam desafios...

Café em lata: tendência Cold Brew chega ao Brasil

Com a primeira marca de café em lata do...