Inovativa Brasil divulga startups selecionadas

0
162

Ao todo, 386 projetos inovadores foram escolhidos para participar da primeira edição do programa em 2021

O InovAtiva Brasil anunciou os 386 projetos selecionados para participar do primeiro ciclo de aceleração do programa em 2021. Ao todo, foram escolhidas soluções inovadoras de 25 unidades federativas que participarão de atividades online de capacitação durante os próximos quatro meses.

Neste ano, o programa InovAtiva Brasil aumentou a sua capacidade de atendimento por ciclo de aceleração, que até então selecionava 160 startups por rodada. De acordo com o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Carlos Da Costa, essa mudança tem como objetivo escalar o programa para alcançar mais projetos e fazer a diferença no ecossistema de startups do país.

“O fortalecimento do programa InovAtiva Brasil tem impacto muito positivo no âmbito nacional e vai garantir que o país siga na direção certa para se tornar uma referência mundial em startups. Nossa meta é atender 15 mil projetos inovadores nos próximos anos. Agora, com essa primeira rodada de aceleração de 2021, damos os primeiros passos para alcançar esse número”, afirma.

Os negócios inovadores inscritos foram analisados em cinco dimensões: grau de maturidade do negócio, grau de inovação, potencial de mercado, composição da equipe e potencial de escala da solução.

Agora, as startups selecionadas participam da primeira etapa do ciclo, chamada Etapa Aceleração. Nessa fase, são realizadas atividades de mentorias de negócios e capacitação empreendedora. Ao final desse período é realizado o evento regional InovAtiva Day, com treinamentos de pitch exclusivos para os participantes do programa de aceleração e conexões com público em geral.

Em julho, 160 startups passarão para a Etapa Conexão, segunda fase do ciclo em que os empreendedores participam de mentorias especializadas para o desenvolvimento de seus negócios. Ao final das atividades, é realizado o evento InovAtiva Experience, que finaliza o ciclo com o Demoday – momento em que as startups apresentam suas soluções para investidores.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o aumento de startups atendidas neste ciclo é o primeiro passo para que alcancemos nossa meta de 15 mil atendimentos. “Esse aumento se reflete em startups de mais qualidade para o mercado, que estarão mais preparadas e poderão conquistar mais investimentos e clientes a partir disso”, afirma.

Sobre as selecionadas

Representando 25 estados brasileiros, a maior parte das 386 startups selecionadas para a primeira fase do ciclo 2021.1 está situada na região Sudeste (168) e funciona no modelo de negócios SaaS (Software as a Service, uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço) (32%) e foram fundadas entre 2019 e 2020 (71%).

A lista com todas as empresas selecionadas está disponível no site do programa: http://www.inovativabrasil.com.br/ciclo20211/

Sobre o InovAtiva Brasil

O InovAtiva Brasil é um programa gratuito para aceleração de negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O programa oferece mentorias, visibilidade às startups e conexão com investidores, grandes empresas e parceiros. Entre 2013 e 2020, mais de 2000 startups de todas as regiões do Brasil participaram do programa e mais de 1000 delas chegaram à fase de apresentar suas soluções em bancas presenciais com investidores.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.