Webnário “O futuro não se cria sem vulnerabilidades abre série de eventos para discussão sobre o futuro na educação

tela de evento sympla
futuro na educação

O Teach the Future Brasil realiza no próximo dia 27 de setembro, por videoconferência, o webnário “O futuro não se cria sem vulnerabilidades” É o primeiro evento da série “Futuros na Educação” promovida pelo TTF Brasil com o objetivo de debater e repensar as perspectivas dos processos de ensino no atual cenário de mudanças da sociedade, além de conscientizar sobre a importância da aplicação do futurismo neste contexto. O encontro on line terá a participação de Ludymilla Pimenta, mestre em aprendizagem, processos psicossociais e mudanças nas organizações, e Eduardo Valladares, designer de experiência de aprendizagem.

“Entrar em contato com o futuro é entrar em contato com a vulnerabilidade”, sintetiza Edu Valladares. Pesquisador autodirigido sobre a cultura da vergonha e da importância da vulnerabilidade na educação e estudioso sobre letramento de futuros, Eduardo diz que “pode parecer surpreendente para algumas pessoas, mas a habilidade mais importante a ser desenvolvida nesta nova era digital é a #aprendabilidade – a habilidade de aprender.”

Incluir visão de futuro requer, de fato, mudanças de atitudes e compreensão das dificuldades de cada um, inclusive de quem está nas salas de aula. No contexto de mundo frágil, ansioso, não-linear e incompreensível, falar de vulnerabilidade é mostrar que falhas e erros não são indicativos dos limites de potenciais, mas ferramentas que informam como você pode se conhecer, se entender e se desenvolver – mais e melhor e no seu tempo, com sua autonomia criativa.

O evento será uma oportunidade para debater a percepção compartilhada pelos palestrantes de que poucas pessoas foram orientadas nas habilidades essenciais e mentalidades de aprendizes eficazes. É necessário incorporar comportamentos e pensar como designer, ter apetite pelo risco, agir como cientista e prototipar cenários.

Webnários: “Futuro na Educação”

O ciclo de webinários “Futuros na Educação”, é desenvolvido pelo movimento TTF Brasil, hub do Teach The Future, ação global que tem o objetivo de difundir conceitos e técnicas de futurismo entre estudantes, professores e instituições de ensino. A série envolve a rede de futuristas profissionais e educadores.

O TTF acreditamos que eles devem fazer parte da construção dos futuros que eles mesmos vivenciarão.Acreditamos que jovens de qualquer idade podem aprender a pensar de forma crítica e criativa sobre o futuro e desenvolver a capacidade para influenciá-lo. Para isto, desenvolvemos esta série de encontros, online e gratuita, destinada a educadores, gestores de instituições de ensino, alunos e demais representantes das comunidades, incluindo a participação de especialistas e pensadores sobre temas relacionados com educação e futurismo.

Agenda: O futuro não se cria sem vulnerabilidades

Data: 27 de setembro
Horário: 19h – 20h

Inscrições: Sympla

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.