Promovido pelo Ministério Público do Trabalho e pela Rede Brasil do Pacto Global (ONU), segunda edição do Derrube muros, abrindo portas”, acontece em setembro

Idealizado e coordenado pelo MPT-SP (Ministério Público do Trabalho em São Paulo) e com realização da Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), o Afro Presença 2021 acontece, em formato digital e gratuito, nos próximos dias 8, 9 e 10 de setembro. Trazendo o mote “Derrube muros, abrindo portas”, o evento tem apoio do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil e visa encorajar o diálogo e ações afirmativas para a inclusão de universitários e universitárias negros e negras no mercado de trabalho, aproximando-os de um cenário mais justo e igualitário. “Entendemos que os processos de seleção no campo profissional precisam ser revisitados. Há muito tempo já estamos em um cenário onde todas as lógicas excludentes precisam ser identificadas e eliminadas. A prática da diversidade deve se tornar algo automático nas organizações, que devem refletir a realidade demográfica do Brasil. ressalta Valdirene Silva de Assis, Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Coordenadora da Coordigualdade do MPT-SP e do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários do MPT.

Com uma programação totalmente gratuita que reúne aulas magna, oficinas de recursos humanos e painéis com universidades, empresas, agências de publicidade e escritórios de advocacia, o evento promove debates sobre o mercado de trabalho e busca reverter o quadro de desigualdade. Entre os confirmados para a programação estão a jornalista e apresentadora Luciana Barreto, o jornalista e crítico de TV Maurício Stycer, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, o Cofundador do Instituto Brasileiro da Diversidade e ativista do movimento negro Hélio Santos, o jornalista, escritor, cartunista e ativista na luta pela igualdade racial no Brasil Maurício Pestana, a produtora e atriz Maria Gal. A atriz, jornalista, apresentadora e ex-atleta olímpica Lica Oliveira, o ex-atleta e um dos principais nome do atletismo brasileiro Zequinha Barbosa, o ator brasileiro Val Perré, a premiada poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz brasileira Elisa Lucinda e o antropólogo brasileiro-congolês especialista em antropologia da população afro-brasileira Kabengele Munanga também estão entre as vozes da edição.

Reforçando a importância do envolvimento da iniciativa privada na busca por um mercado de trabalho mais justo e diverso, o Afro Presença 2021 traz grandes marcas que têm firmado compromissos com diversidade e inclusão no meio corporativo como B3, Basf, Bayer, Bradesco, BTG Pactual, Coca-Cola, Colgate, Dow Química, Itaú, J.P. Morgan Brasil, Natura, Santander, TIM e Unilever. “Uma articulação e mobilização da iniciativa privada é indispensável para que possamos promover um mercado de trabalho mais diverso e inclusivo, com ações afirmativas e comprometimento por parte das empresas. É urgente que tenhamos mais pessoas negras dentro das empresas, ocupando cargos de liderança e participando efetivamente nas tomadas de decisão” afirma Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

O Afro Presença reserva, ainda, dinâmicas de interação do público com painelistas, oportunidades de vagas de trabalho oferecidas durante o evento, e atrações de encerramento ao final de cada dia, com performance de artistas que traduzem a magnitude do projeto como Olodum e o Espetáculo Teatral Solano, Vento Forte Africano. Para participar, basta acessar o site www.afropresenca.com.br e preencher o formulário de inscrição. As inscrições estarão abertas até o final do evento (10 de setembro).

Serviços

O evento acontecerá entre 9h e 21h nos 8,9 e 10 de sembro

Para mais informações acesse: https://www.afropresenca.com.br

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global da ONU

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com cerca de 1,3 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

Sobre o Pacto Global das Nações Unidas

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.