V Congresso Internacional de Direito do Vetor Norte (CIDVN), de Belo Horizonte, on-line e totalmente gratuito, acontece entre os dias 25 e 27 de outubro

O mundo e, principalmente, o Brasil, se divide entre o antes e o depois da pandemia. A COVID-19 – que pode ser considerada como o acontecimento do século – trouxe graves impactos sociais, sanitários, econômicos e, sobretudo, políticos. E as consequências destes impactos ainda não podem ser integralmente mensuradas. Em razão disto, o V Congresso Internacional de Direito do Vetor Norte reúne relevantes nomes da área jurídica para discutir, em três dias, o que esperar em relação ao futuro do país sob todas as esferas. Com o tema “Perspectivas para a Democracia no Brasil Pós-Pandemia”, o evento, que acontece de maneira totalmente virtual, terá palestras transmitidas ao vivo pelo YouTube e apresentação de trabalhos técnicos.

“A pandemia e a violência doméstica de gênero no Brasil” será um dos temas discutidos no evento, que conta com grandes referências nacionais e internacionais em sua programação

Os conteúdos apresentados abordam assuntos urgentes como democracia, racismo, saúde, cidadania e tecnologia. O formato on-line, realizado pelo segundo ano consecutivo, devido às restrições impostas pela pandemia, permite a presença de ilustres palestrantes internacionais como Dominique Rousseau, professor da Sorbonne Law School, University Paris 1 Panthéon Sorbonne e co-diretor da Escola de Direito da Sorbonne (2011-2015) e David Landau, Ph.D. em Ciência Política (Harvard University) e professor da Florida State University College of Law. Entre os nomes de peso também está Flávio Martins, professor e pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela.

A programação é dividida em dois momentos distintos. Nos períodos da manhã e da noite serão ministradas as palestras que circundam o tema geral do CIDVN. Logo após cada uma delas, serão realizados debates conduzidos pelos próprios participantes. À tarde, serão apresentados os Resumos Expandidos, que têm o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições e o debate sobre temas afetos ao contexto do congresso. Os trabalhos aprovados serão publicados sob a forma de anais. Caso os autores tenham interesse, eles podem transformá-los em artigos, sob a forma de e-book.

Acadêmicos interessados poderão submeter os resumos até o dia 15 de outubro, às 23h59min, pelo portal do CONPEDI. A apresentação será realizada mediante inscrição, no valor de R$ 50,00, pelo Sympla.

Resultados

“Em 2020 contamos com mais de mil inscritos, entre profissionais e estudantes da área do Direito. A expectativa para este ano é bater a marca de 600 participantes por dia”, afirma o professor Raphael Maia, um dos coorganizadores do evento junto com a Liga Acadêmica de Direitos Fundamentais da Faminas-BH e Stricto Sensu Podcast.

O CIDVN já recebeu, em anos anteriores, o ministro Luiz Fux; o professor universitário americano David Carroll, conhecido por desafiar a Cambridge Analityc e atuar no Filme “Privacidade Hackeada” (Netflix); o professor da Universidade de Yale, Bruce Ackerman; o procurador Rogério Grecco e o Tenente Pedro Aihara. Para Maia, o congresso é uma oportunidade única para discutir importantes e urgentes formas de reorganização de Estado e Sociedade após a pandemia da COVID-19, além de promover o networking, fundamental para aprimorar o desenvolvimento acadêmico e profissional na área.

As inscrições, totalmente gratuitas, podem ser realizadas pelo Sympla. O congresso computa 40 horas complementares a acadêmicos de Direito. Só receberão certificado os participantes que se inscreverem no evento.

O Congresso Internacional de Direito do Vetor Norte

O CIDVN, que já foi realizado por três anos consecutivos na Faculdade FAMINAS, acontece, pela segunda vez, em formato totalmente on-line. A escolha da região, que deu origem ao nome, se deu pelo Vetor Norte de Belo Horizonte ter se consolidado como um pólo econômico em constante ascensão. “O Vetor Norte da capital merece atenção, pois, está em contínuo crescimento. Privilegiada, a região conecta-se a dezenas de municípios da região metropolitana de BH e possui localização favorecida em relação aos aeroportos da cidade, além de estar próxima à Cidade Administrativa, espaço que hospeda o Executivo Estadual Mineiro”, finaliza Maia.

Serviço

V Congresso do Vetor Norte

Data: 25, 26 e 27 de outubro

Informações e inscrições: https://bit.ly/3AiSDJ7

Informações pelo telefone: (31) 9 9629-0389

E-mail para contato: contato@congressodovetornorte.com.br

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.