O jornalismo de dados, também conhecido como jornalismo orientado a dados, é uma disciplina emergente que reúne conhecimentos de várias disciplinas, incluindo jornalismo, ciências sociais, ciência da informação, ciências da computação e dados, análise de dados, design da informação e narrativa.
O termo jornalismo de dados é um termo relativamente novo e tem uma história ainda mais curta na literatura acadêmica. Uma análise da literatura de jornalismo de dados sugere um aumento nas publicações de pesquisa sobre jornalismo de dados e áreas afins desde 2010.
Como encontrar histórias nos números
O termo é uma abreviação de ‘jornalismo de banco de dados’ ou ‘jornalismo orientado a dados’, onde os jornalistas encontram histórias, ou ângulos para histórias, em grandes volumes de dados.
Ele se sobrepõe ao jornalismo investigativo ao exigir muita pesquisa, às vezes contra a vontade das pessoas. Também pode se sobrepor à visualização de dados, pois requer uma colaboração estreita entre jornalistas e especialistas digitais para encontrar as melhores maneiras de apresentar dados.
Então, por que se envolver com planilhas e ferramentas de visualização? Em sua forma mais básica, adicionar dados pode dar uma nova dimensão factual a uma história. Mas investigar conjuntos de dados também pode revelar novas histórias, ou novos aspectos para eles, que podem não ter surgido de outra forma.
Às vezes, o jornalismo de dados também pode contar histórias complicadas com mais facilidade ou clareza do que contar apenas com palavras – por isso é particularmente útil para jornalistas científicos.
Em resumo