Rede de agentes envolvidos em inovação une diversas competências e negócios

Redação 
Radar do Futuro

Fruto de uma rede de agentes envolvidos em inovação, unindo diversas competências e negócios, o TeN – Tech Experience Network será inaugurado em Campinas ainda este mês.

A Baita Aceleradora, CI&T, Icaro Tech e MATERA Systems, através do núcleo Softex Campinas, anunciam a criação do TeN – Tech Experience Network (ten.org.br). O objetivo é transformar em realidade projetos de Internet das Coisas (IoT) de forma massiva, unindo grandes corporações, startups, empresas de tecnologia, makers, pesquisadores, agências e profissionais de diversas áreas em um ambiente de experimentação, orientado a gerar transformação de negócios.

 “Essa rede vai unir áreas diversas como engenharias, marketing, química, biologia, dentre outras, gerando resultados inovadores. O espaço em Campinas,primeiro da rede, contará com toda a infraestrutura para o desenvolvimento de projetos, através de um modelo que reduz riscos de investimento e promove a aceleração do ciclo de inovação, explica Edvar Pera Junior, diretor do Núcleo Softex Campinas e um dos coordenadores da rede.

Localizado no polo tecnológico de Campinas, a participação de empresas no TeN se dará por três formas: Coordenadoras – investidoras e responsáveis por propor e gerenciar os desafios; Conectadas – são empresas, centros de P&D, startups ou universidades que tenham interesse em participar dos desafios lançados e que podem utilizar o espaço aberto para isso; Clientes – aquelas que têm um desafio que pode ser trabalhado na rede do TeN.

Haverá ainda a participação de empresas Parceiras, que serão fornecedoras de tecnologias, ferramentas e treinamentos que viabilizam o desenvolvimento de experimentos, ou disseminam conhecimento em IoT.

 “Toda a estrutura física, insumos, tecnologias e ferramentas também serão disponibilizados para startups, pequenas empresas e pessoas físicas como pesquisadores, alunos e experts para realizar atividades de aprendizado e aplicação de seus conhecimentos na busca de soluções para os desafios. O modelo em que o TeN foi criado deve potencializar a abertura de oportunidades de empregos, desenvolvimento de startups e negócios baseados no uso de IoT como um diferencial à solução de problemas ou desenvolvimento de produtos”, explica Junior.

Estão confirmadas como empresas conectadas ou parceiras do TeN, a Agência de Inovação Inova Unicamp, DEV Tecnologia, IMA – Informática de Municípios Associados, Liga Empreendedora da Unicamp, Embarcados, Solvian,  Sensedia, IBM e Telit. Outras 15 empresas deverão se juntar ao TeN em breve. Pelo site www.ten.org.br  é possível realizar o cadastro de empresas, profissionais, estudantes e pesquisadores para fazer parte da rede.

QUEM É QUEM

Sobre a  Baita

A partir do compartilhamento de conhecimento e experiências entre fundadores, gestores, especialistas, mentores e investidores, a Baita Aceleradora atua na criação de negócios inovadores, ajudando empresários e empresas a atingir um novo patamar em seus negócios. Com profissionais altamente experientes e uma extensa rede de relacionamentos, seu portfolio de startups aceleradas tem mostrado resultados relevantes, sobretudo  em áreas como IoT e Hard Sciences. Saiba mais em: www.baita.ac

Sobre a CI&T

A CI&T é a especialista global em soluções digitais escolhida por líderes como Coca-Cola, Netshoes, Motorola e Alelo para conduzir suas iniciativas mais inovadoras. Aliando domínio tecnológico, liderança em metodologias Lean e Agile, e expertise na sua indústria, resolvemos problemas de negócio, construindo o caminho entre o legado e o futuro. Fundada em 1995, com sede em Campinas e escritórios em locais estratégicos da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a CI&T foi escolhida parceira do ano para serviços em nuvem pelo Google e nominada “Cool Vendor” pelo Gartner. Saiba mais em: www.ciandt.com

Sobre a Icaro Tech

A Icaro Tech (icarotech.com) é especializada em soluções de gerência e analytics, oferecendo consultoria, integração de soluções e serviços gerenciados. Com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Miami, e projetos em 13 países, a empresa é parceira estratégica da IBM e BMC. Oferece também os produtos próprios Advanced Dashboards, para controle e otimização de operações e infraestruturas, Dash Analytics, para processamento e análise de grandes volumes de dados, e EverFlow, para descoberta automática de processos de negócios. A Icaro Tech atua em diversos setores, tais como telecomunicações, energia, serviços financeiros e varejo, com soluções implementadas em empresas como Bradesco, Brasilprev, British Telecom, Carrefour, Cielo, Claro, EDF, EuropAssistance, Magazine Luiza, Martins, NET, Nextel, Rede, Sky, Telefonica|Vivo, TIM e TSTT.

Sobre a MATERA Systems

A MATERA atua como fornecedora de soluções e serviços de TI e investe constantemente em inovação há quase 30 anos. É uma das principais fornecedoras de soluções bancárias do país, com mais de 100 clientes do mercado financeiro. Também se destaca pela suíte de sistemas ERP (Enterprise Resouce Planining), solução completa para Instituições de Pagamento e forte atuação no mercado de Cloud, Mobilidade e Canais Internet. Com escritório nos Estados Unidos desde 1999, tem a exportação como um dos principais pilares de crescimento. Desde 2008, comemora fazer parte do ranking das melhores empresas para trabalhar, segundo o Instituto Great Place to Work. Hoje, soma quase 400 colaboradores.

Sobre o Núcleo Softex Campinas

O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de base tecnológica de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.  Realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas nas áreas de melhoria da qualidade, internacionalização, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis), incubação e aceleração de empresas nascentes. O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas. É reconhecido pelo Governo Federal como OSCIP, sua incubadora é homologada pelo CATI do MCTI e é membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas.

 

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.